Hoje, quando resolvemos consumir informações, buscamos máxima objetividade, por isso, a visualização de conteúdos por meio de imagens, se tornou prática comum, principalmente no meio de tanta tecnologia. Acreditava-se por muito tempo, que o uso de imagens para o entendimento, estava associado ao nível de capacidade intelectual, não é a toa que surgiu aquela expressão; “Entendeu ou quer que eu desenhe?”.

Porém, as regras do jogo mudaram, muitas vezes o que precisamos é entender a mensagem com velocidade, e não é que as coisas acabaram até mais interessante. É neste contexto, que resolvemos compartilhar as ilustrações do artista Fábio Rex, que de maneira genial mostrou como se prepara alguns drinks apreciados por todo mundo.
Então, vamos aos poucos conhecer algumas dessas bebidas, pois com toda certeza será uma experiência que agradará a visão e o paladar.
MARGARITA
Diz a lenda, que a bebida surgiu por volta de 1950, quando uma estudante mexicana chamada Margarita Sames, que era anfitriã de amigos como Lana Turner, Fred MacMurray, John Wayne e Nick Hilton (dos hotéis Hilton), foi desafiada a criar um coquetel. Ela misturou Cointreau, tequila e suco de limão, como se tomava muita tequila com sal, acrescentou uma rodela de limão e sal na borda do copo. O sucesso da bebida foi tão grande, que a mistura se espalhou por todo o México.
A Margarita, quanto aos números; 60% de tequila, 30% de Cointreau, 10% de suco de limão e dois cubos de gelo.

MOJITO

O Mojito surgiu a mais de 100 anos em Cuba, utilizando ingredientes típicos do Caribe, que são, Run, Açucar, hortelã, limão e club soda. A origem desta bebida era contada nos botequins cubanos, em especial no “La Bodeguita del Medio”, pelo escritor americano Ernest Hemingway. Ele afirmava que o navegador e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, que teria misturado hortelã com boas doses de rum, este costume virou tradição entre os navegadores, que espalhava por onde passavam.
Para o Mojito, usa-se 1 dose de rum branco, 1 limão espremido, 1 dose de club soda e folhas de hortelã.

TEQUILA SUNRISE

A Tequila Sunrise, foi criado por Gene Sulit, em 1930, no Arizona Biltmore Hotel e recebeu este nome pelas gradações de cor que imitam o nascer do sol. O International Bartender Association considerou a Tequila Sunrise como um drink da Oficial IBA Cocktail (Associação Internacional dos Bartenders).
Para fazê-la junte 10% de xarope de grenadine, 50% de suco de laranja e 40% de tequila.
MANHATTAN
Segundo a lenda, a bebida surgiu em Nova York, no Club Manhattan, por volta de 1870. Foi inventada para ser servida em um banquete oferecido por Jennie Jerome, para o candidato a presidência da república da época. O boato de que o banquete tinha sido o mais imponente já visto, fez o drink ficar conhecido, se tornando a bebida mais disputada da época.
Para fazê-lo é preciso 3 gotas de angostura (é um concentrado feito de álcool, raiz de genciana, e extratos vegetais aromatizantes), 40% de vermute doce e 60% de wisk.
CAIPIRINHA
A caipirinha é nossa, e é conhecida no mundo todo. Há quem diga que a bebida surgiu nas praias brasileiras, já outros, afirmam que a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo nasceu no interior do estado de São Paulo, porque foi considerada um excelente remédio contra a gripe.

Hoje são comuns inúmeras variações desta bebida, em qualquer lugar do mundo, a bebida vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais diferentes. Aos poucos, a cachaça cedeu espaço para a vodca, malibu ou saquê. Pode-se também, trocar o clássico limão por frutas como o morango, maracujá ou a laranja.  Alguns barmens recentemente criaram umas variações interessantes, como saquê com lichia ou de carambola com manjericão. Ganhou espaço também, misturar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo, como a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa.

obs.: Clique nas imagens para aumentar.

Para conferir mais drinks e conhecer o trabalho do ilustrador Fábio Rex, basta acessar o seu Flick: http://www.flickr.com/photos/fabiorex/sets/72157625636900017/
Texto: André Lima
Ilustrações: Fábio Rex