Certas bebidas são verdadeiras obras de arte, seja pela embalagem ou pelo seu conteúdo.  Não foi à toa que o brasileiro Vik Muniz foi o artista escolhido deste ano pela Maison Ruinart (do grupo de luxo LVMH) para apresentar sua visão do terroir e do savoir-faire da Maison de Champagne. Durante sua residência artística, que aconteceu na vindima (outubro de 2018), Vik Muniz passou um longo período nos vinhedos da Maison, em Reims, lado a lado de Frédéric Panaïotis, Chef de Cave de Ruinart.

Durante o processo de vivência nas propriedades de Ruinart, o artista criou a Limited Edition Jeroboam by Vik Muniz, uma imponente obra de arte. Composta de uma caixa de madeira com a imagem que o artista projetou como parte de suas obras para a Maison – de pedaços de madeira enegrecida e carvão – é acompanhada da garrafa Jeroboam (3 litros) do champagne Ruinart Blanc de Blancs. Cada uma das 30 exemplares numerados tem a assinatura do artista, tornando-a um exclusivo objeto de design e decoração.  A obra Limited Edition Jeroboam by Vik Muniz estará disponível para venda na França a partir de 1º de maio (preço sob consulta).

O PROJETO RUINART X VIK MUNIZ

A cada ano, a Ruinart – primeira Maison de Champagne reconhecidamente estabelecida – convida alguns dos melhores artistas e designers contemporâneos do mundo, dando-lhes carta branca para criação de obras exclusivas ligadas a sua história. Em suas 7 obras de arte, Vik Muniz capturou as relações entre viticultores e vinhedos e entre Ruinart e o terroir de Champagne. Ao usar elementos orgânicos, como pedaços de madeira enegrecida, carvão e folhas de videiras Chardonnay, suas fotografias enaltecem a percepção de escala e brincam com os sentidos, além de evidenciar os cuvées, a herança e as impressionantes adegas subterrâneas de Ruinart, listadas como Patrimônio Mundial da Unesco.