Dia dos Solteiros, comemorado no dia 15 de agosto, foi criado em contrapartida ao Dia dos Namorados, destinado a quem ainda não encontrou seu par ideal – ou até mesmo quem prefere estar sozinho. Afinal, não há nada de errado em gostar da própria companhia. Para celebrar a data, fizemos uma seleção de rótulos para os solteiros de plantão. Tem opção para se presentear, para degustar sozinho, para tomar após um longo dia de trabalho e aquela que pode ser guardada até seu match aparecer.

Freigeist Muskatnuss, Herr Müller Keut (Altbier) 330ml – Sabe aquele dia que você quer se dar um presente especial e apreciá-lo com toda vontade? Então, essa é a Freigeist Muskatnuss, Herr Müller Keut. Apenas dois lugares no mundo dão acesso a essa cerveja: no restaurante Am Ritter, na Alemanha e na Beer.com.br. Nem precisa dizer que é um rótulo muito especial, certo? A cerveja é uma verdadeira experiência gastronômica. Com muita especiaria. Portanto, escolha o momento certo para degustá-la.

Evil Twin I Love You With My Stout 355ml – A Evil Twin I Love You With My Stout é uma Imperial Stout com forte presença de malte torrado, notas de chocolate amargo, frutas passas escuras e uma deliciosa sensação de aquecimento e aconchego, proporcionada por seu elevado teor alcoólico, perfeita para degustar sozinho, sem perder – ou dividir – nenhum gole.

Kabinet Schatzi Dortmunder 500 ml – Essa já carrega um coração com um olhar 43 logo no rótulo! De coloração dourada e espuma de média formação, a Kabinet Schatzi Dortmund é o tipo de cerveja ideal para refrescar o corpo e a mente após um longo dia. Suas notas maltadas e de cereais se mesclam perfeitamente com os leves toques florais e herbais do lúpulo. Depois do primeiro gole é fácil perceber a leveza da cerveja, que tem suave dulçor e notas maltadas, com presença tímida, porém equilibrada, do amargor.

Mikkeller Spontan Cherry Malaga Wine Barrel Aged 375ml – Essa é a cereja do bolo, com o perdão do trocadilho. Já bastava saber que foi produzida pela cervejaria dinamarquesa Mikkeller, uma das mais cultuadas do mundo, cuja venda no Brasil é exclusiva da Beer.com.br, a cerveja passa por barris de vinho Málaga, um exemplar Espanhol da região de mesmo nome – conhecidos por serem vinhos com maior dulçor. O resultado? Aromas ricos de cereja, amêndoas, vinagre balsâmico, carvalho e vinho tinto, e no paladar apresenta sabor frutado de cereja, groselhas e leve amadeirado. E o melhor de tudo, pode ser guardada por alguns anos, então caso mude de ideia, ainda dá tempo de dividir com o futuro mozão.

SÃO TODAS CERVEJAS BRASILEIRAS!

Por Raphael Rodrigues

Já reparou que nos últimos anos uma invasão de cervejas artesanais tomou conta do seu cotidiano? E um detalhe, a maioria é produzida aqui mesmo no Brasil! Seja na televisão com propagandas, na padaria, nos bares e supermercados, é impossível não aceitar e participar desta mudança de hábito, que começa com a qualidade de um produto muito melhor, com mais sabor, aroma e vai até ao consumo mais adequado e responsável.

Você sabia que já existem mais de 600 cervejarias artesanais no Brasil? Este dado foi divulgado no ano passado, pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Neste levantamento, as cervejarias ciganas (aquelas que terceirizam suas produções), não aparecem, ou seja, o número é muito maior. Geograficamente, as cervejarias estão concentradas no Sul (42%) e no Sudeste (41%) do país. O menor índice está no Norte (3%). Entre os estados, o maior número está em São Paulo (122), seguido de Rio Grande do Sul (119) e Santa Catarina (72).

“O número de bares e restaurantes com cartas de cervejas e mais variedade de chopes, por exemplo, está crescendo diariamente. O consumidor, antes acostumado a beber apenas rótulos comerciais, está descobrindo que os sabores da bebida vão além disso. E investidores e apaixonados estão apostando nisso como um negócio rentável”, comentou Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Abracerva).

Conheça alguns rótulos de cervejarias artesanais que estão se destacando no cenário nacional: