CARRO: CHEGOU O HB20, O POPULAR DA HYUNDAI‏

As montadoras brasileiras já podem tremer, pois é inegável afirmar que chegou um concorrente de peso no mercado dos populares. O HB20, da coreana Hyundai, que por sinal é fabricado no Brasil e possui 90% da sua lataria também feita por aqui. O cenário cosmopolita da propaganda oficial, com jovens, casais, luzes e jogos de fliperama, já deixa claro o público que a marca pretende atingir: os novos motoristas. Apesar do presidente ter afirmado  que se trata de um carro para todos.Vale salientar que os hatch populares, como Gol, Pálio e Celta, já estão no mercado há bastante tempo, sendo fiel as mesmas características que os consagraram há anos, talvez lhes faltem um pouco mais de inovação, tecnologia e design. E é justamente nestes pontos que Hyundai se destaca, com um design inovador, conforto e tecnologia ao preço mais acessível que exige este nicho de mercado.
Ao todo o carro chega nas lojas com nove versões, a mais barata, a Confort 1.0, 12V,  80 cavalos de potência a 6.200 rpm e 10,2 kgfm de torque aos 4.500 rpm, vêm com ar-condicionado, airbags duplos frontais, computador de bordo, direção hidráulica, banco de motorista com ajuste de altura, abertura interna da tampa de combustível, espelhos no para-sol, vidros verdes, entre outros. E sai por RS 31.995,00.
Confira todas as versões e preçosHB20 Comfort 1.0 – R$ 31.995
HB20 Comfort 1.0 Plus – R$ 33.995
HB20 Comfort 1.0 Style – R$ 37.995
HB20 Comfort 1.6 – R$ 36.995
HB20 Comfort 1.6 Plus – R$ 38.995
HB20 Comfort 1.6 Style – R$ 42.995
HB20 Comfort 1.6 Style automático – R$ 45.995
HB20 Premium 1.6 – R$ 44.995
HB20 Premium 1.6 automático – R$ 47.995

Os acréscimos ficam por conta da motorização, freios ABS, faróis de neblina, kit multimídia, rodas de 14 polegadas, fechamento automático das malas e outras linhas de conforto. A versão mais top, além de todos os opcionais, traz sensor de estacionamento, painel em duas tonalidades, volante com comando do som e rodas de alumínio de 15 polegadas. Porém nada tão importante, é possível obter um HB20 com motor 1.6 em uma versão mais em conta.

Ponto positivo para o design, que levou quase três anos para conceber o protótipo, conta com linhas harmônicas, lanternas agressivas e uma lateral incrível. Para o modelo 1.0, as rodas de 14 polegadas calçadas com pneus 175/70 enquanto as versões 1.6 já contam com rodas de 15 polegadas e pneus 185/60.

O designer responsável pela criação do HB20, Casey Hyun, reforçou que o hatch foi desenvolvido para provocar alguma emoção logo à primeira vista. Até mesmo a imagem de uma passista de escola samba foi utilizada como exemplo de inspiração, apontando que a maneira como a dançarina flutua de forma atraente e provocante influenciaram no desenho do carro. (Autoesporte)Por dentro, o carro também agrada, seguindo a linha moderna dos outros carros da marca. Até o “H” no centro do conjunto frontal está presente , contendo os comandos de climatização e sistema de áudio. O acabamento é interessante, as portas possuem revestimento de tecido e o porta malas possui um espaço razoável (m torno de 10% superior à observada no Gol.). O volante multifuncional em algumas versões e a chave canivete dão um charme a mais.

As vendas começam a partir do dia 10 de outubro e algumas concessionárias serão abertas para venda exclusiva do popular. Não temos dúvida que o HB20 chegou para impactar o mercado nacional tão carente de “algo melhor” com preços acessíveis. De qualquer forma, não podemos negar que estes coreanos são ousados e estão conseguindo vender seu peixe muito bem, tirando aquela sensação de está comprando algo “retrogrado” por ser popular. Mais do que vender carro, queremos vender emoção”, discursa o “pai” do HB20, Casey Hyun.
FONTES: Noticias automotivas, Autoesporte, Autonnews, Terra
Acompanhe a MENSCH no Twitter:
@RevMensch, curta nossa página no Face:
RevMensch e baixe no iPad, é grátis:
http://goo.gl/Ta1Qb