Eleito como a grande novidade da montadora Porsche para o ano de 2012, o novo Porsche Panamera promete revolucionar o mercado de carros de luxo com quatro portas. O Panamera foi apresentado mundialmente no salão de Xangai de 2009, e logo se destacou por conta da sua combinação exclusiva de desempenho, eficiência e conforto. Ser um Porsche de quatro portas gerou muita discussão entre os fãs da marca alemã, pois muitos achavam que estilo não combinaria com os modelos da montadora. O Porsche Panamera foi o primeiro cupê de quatro portas da Porsche e só chegou ao Brasil em 2010.

Com um projeto arrojado que passou por um longo processo de avaliação até sair do papel e ganhar as ruas superando expectativas. Dotado de incríveis recursos como motores de injeção direta, suspensão a ar, acabamento interior em couro e compartimento de carga com acesso hatchback que o levam a concorrer diretamente com outros incríveis carros como o Bugatti Galibier e o Aston Martin Rapide.

O modelo 2012 dessa super máquina se destaca principalmente pelo seu desempenho graças à melhora dos turbo compressores com rodas de titânio e à modificação do gerenciamento de controle do motor. A liga de titânio reduz visivelmente o peso da turbina e do rotor compressor, resultando em menor inércia e aceleração mais rápida. O que tem proporcionado muito orgulho para a montadora, que mais uma vez inova no conceito de carros de luxo. Além de uma combinação perfeita entre eficiência, dinâmica de condução e conforto. O motor twin-turbo V8 oferece 550 hp (410 kW), um aumento de dez por cento ou 50 cv (37 kW) mais do que o Panamera Turbo. Torque também aumenta 700-750 Nm e no “Sport” e “Sport Plus” modo de o padrão do pacote Sport Chrono Turbo, e durante o kick-down no modo normal, o motor de oito cilindros oferece 800 Nm de cortesia do impulso sobre-função.

VERSÕES PANAMERA
O incrível cupê ainda está disponível nas versões Panamera, Panamera 4 (essas duas primeiras com trazem propulsor 3.6, 6 cilindros, de 300 cv), Panamera S, Panarema 4S, Panamera Turbo e Panamera Turbo S, as demais equipadas com motor 4.8, 8 cilindros. Porém, enquanto nos modelos S e 4S a potência é de 400 cv a 6.500 rpm, no Turbo e no Turbo S ela é de 6.000 cv. Na maioria dos modelos, a transmissão é automática de sete velocidades com embreagem dupla, exceto na configuração Panamera, que usa câmbio manual. 
 
DESIGN ARROJADO
Porém o destaque do modelo 2012 não fica só no seu desempenho, mas também no exterior. Com jantes 20-inch de liga leve Turbo II com largura de faixa do eixo traseiro aumentada, saias laterais da gama Porsche Exclusive e o alargamento adaptativo de quatro vias spoiler traseiro coordenado com a cor exterior equipado de série chamam atenção para uma aparência adequadamente para o seu desempenho. Transmitindo uma idéia de exclusividade e esportividade no interior possui um estofamento em couro padrão de duas cores. Duas novas combinações de opcionais de creme preto / cinza e ágata / creme são oferecidos exclusivamente para o novo Panamera Turbo S e estará disponível em breve.
 

EQUIPAMENTOS
Em suas versões mais luxuosas, o Panamera conta com o PASM (Porsche Active Suspension Management), que altera o comportamento da suspensão de acordo com a preferência do motorista. A configuração do Turbo ainda possui um aerofólio que se ergue automaticamente em altas velocidades para garantir a estabilidade. Já o Sport Chrono Package Turbo, ajusta as configurações de suspensão e controles do motor, tornando o carro ainda mais esportivo, quanto pressionado o botão “Sport Plus”. Ao usar a função Launch Control, é atingida uma velocidade de 0-62 mph (0-100 km / h) em 3,8 segundos, com uma velocidade máxima de 191 mph (306 km / h). No entanto, apesar do maior desempenho, consumo de combustível do Panamera Porsche na versão Turbo S 2012 se mantém no nível moderado da linha Panamera.

Instalado em cada Panamera Turbo S 2012 o Sistema de Rastreamento de Veículos Porsche (VTS) faz parte de um sofisticado pacote de segurança do veículo. Que conta ainda com um curso gratuito no Centro Experience Porsche, Silverstone onde os clientes também serão capazes de explorar o potencial de seu novo carro. O Panamera possui capacidade para quatro passageiros, e pode transportar 445 litros de bagagem ou 432 litros nos modelos Turbo e Turbo S. Com os assentos rebatidos, esses números sobem para 1.263 litros (1.250 litros no Turbo e Turbo S). O Porsche Panamera Turbo S 2012 estará à venda em junho e tem preço a partir de £ 122,623 na Europa. 

Fonte: Revista Quatro Rodas, G1, Carro dos Sonhos

Siga a MENSCH no
Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face:
Revista Mensch e baixe no iPad, é grátis:
http://goo.gl/Ta1Qb