Texto: Fernando Russo / Fotos: Fernando Russo e divulgação
A poucos quilômetros da costa da Venezuela, Curaçao tem uma combinação interessante de belas paisagens, cultura e vida noturna. A ilha de 60 km de comprimento guarda suas melhores praias no extremo oeste na região de Westpunt. O melhor jeito de descobrir o lado mais selvagem da ilha é alugando um carro. Nesse ponto da ilha além das praias vale uma visita ao parque nacional de Shete Boka onde se pode fazer algumas trilhas a beira mar curtindo o visual lunar da costa rochosa no contraste com o mar caribenho.
No caminho para Westpunt pare para conhecer alguns antigos casarões de fazenda no estilo Holandês. No fim de tarde vá à capital Willemstad que além de seus belos casarões do século XVIII tem ótimos restaurantes e é onde se concentra o agito noturno. Comece com um jantar no Bistrô Le Clochand que fica na muralha de um dos antigos fortes que protegem o canal de acesso a cidade. Além da comida excelente, o visual não poderia ser melhor na varanda. Experimente a lagosta Caribenha acompanhada de um bom vinho ou uma cerveja Polar gelada.

Se for fim de semana depois das dez siga para a boate Bermuda. Localizada em um casarão histórico a casa tem três pistas com ritmos diferentes e uma mistura interessante de locais e turistas. Você pode curtir um house no jardim ao ar livre cercado de gatas holandesas ou arriscar o Mambo na pista interna com as belas mulatas caribenhas. Ótimo lugar para treinar o Papiamento, idioma local que tem muitas palavras do português.

Curaçao esta fora da zona de furacões, mas vale programar sua viagem de Fevereiro a Outubro quando o sol reina e a chance de dias chuvosos é pequena. Evite ficar nos grandes resorts com sistema all inclusive como o Breezes. Apesar do preço convidativo com bebida e comida a vontade o lugar é o preferido da turma da terceira idade e o serviço é péssimo.

Existem outras boas opções na ilha como o novo Renaissance que apesar de não ficar na praia tem uma bela piscina com vista para o mar e você não corre risco de jantar ao som do Karaokê dos velinhos. Depois de curtir a noite de sexta na Bermuda, sábado na Mambo Beach e quarta no Cabana Beach cure sua ressaca no mercado antigo de Willemstad. O mercado é o lugar ideal para experimentar a culinária local que vai da sopa de Iguana ao ótimo cozido de cabrito. Ressaca curada aproveite para conhecer as ruas históricas da cidade que também tem boas lojas de roupas e eletrônicos a preços convidativos.
Para chegar a Curaçao viaje com a Avianca que tem vôos diários com conexão em Bogotá ou a GOL que voa para a Ilha de Brasília aos Sábados. Se o seu objetivo é mergulho e natureza vale guardar alguns dias para conhecer a vizinha Bonaire que é mais tranqüila e bem preservada.