Texto: André Lima / Fotos: Divulgação
Na minha opinião toda criança nasce com um sonho de ser astronauta, conhecer de perto as estrelas, os planetas, andar pela lua e ainda ser reconhecido como herói. E você também irá concordar que essa vontade só aumenta; pois somos bombardeados com filmes e desenhos animados para bulir com nosso imaginário.
Se você não se contenta em só ficar vendo “Star Wars”, existe uma maneira bem mais concreta de se imaginar no espaço. Porém primeiro é necessário você fazer uma viagem, mas é de avião mesmo, para França. E pra quem pensa que na França só tem historia e tradição está muito enganado. Pois em Toulouse, no sul dos Pirineus, iremos encontrar um dos maiores centros mundiais da indústria espacial. Lá, em 1997, foi inaugurada a cidade-espaço, com o objetivo de fazer com que as pessoas sintam as mesmas experiências de um astronauta no meio do espaço.
A cidade de Toulose é uma cidade Medieval, também chamada de “cidade rosa”, pela cor que se obtém com o reflexo do tijolo aparente de quase todas as construções nos rios, que convive com essa carga de tecnologia. Vale a pena conhecer um pouco do seu histórico, pois existe arte por toda parte, sendo reduto de grandes pintores e artistas. Então ao começar o passeio pelos prédios históricos, inicie pela Praça Place du Capitole, que é o centro das principais ruas e avenidas de Toulouse.

Como o destino é focado na astrologia, siga para o parque temático da Cité de l’Espace, que é um lugar não apenas para se divertir, mas também para aprender e experimentar. Possui também um planetário, um centro de meteorologia, um museu com objetos espaciais, jogos e muito mais.

Uma das maiores atrações da cidade espacial é a Ariane 5, mas calma, não é nenhuma hostess gostosa; é o foguete mais moderno da Europa, chegando a medir 55 metros, que por sinal foi pela primeira vez ao espaço em 1970, e já chegou a passar 14 meses longe da terra.
Você também poderá realizar alguns treinamentos que só são feitos pelos astronautas. Outra grande atração do local, é um protótipo idêntico da estação espacial russa, MIR, que é um local onde vários astronautas passam por treinamentos, antes de encarar uma estação espacial de verdade. Funciona como o único lugar do mundo onde os visitantes podem realmente entrar em uma estação espacial. Mostra como é seu cotidiano, como os astronautas se movimentam, onde dormem (em pé por sinal, porem admirando as estrelas) e até como funciona a ida ao banheiro.
Sem dúvida, o mais interessante, é ter a sensação de como seria andar na lua, com a reprodução de um cenário lunar onde a força da gravidade é muito menor que na Terra, logo, através de um aparelho, seus passos começam a ficam em câmera lenta, você perde a sensação do peso do corpo e começa a flutuar, pois a gravidade deixa tudo 6 vezes mais leve.
Também muito interessante, é o Terradome, que é uma construção em forma de meia esfera que apresenta a história do espaço, quando ocorreu o Big-bang, e também do sistema solar. Inclui um novo planetário de 280 lugares, equipado com uma tela hemisférica de 600 m ², um cinema IMAX apresentando a estação espacial em 3D, com um filmes feito a bordo da estação espacial internacional.
O Cité de l’Espace também está equipado com inúmeras exposições, muitas vezes interativas, como por exemplo, com uma sala de controle próxima a do modelo do Ariane 5, que torna possível preparar o lançamento de um foguete, ajudar com seu vôo e, em seguida, colocar um satélite em órbita. Vale a pena conhecer a cidade, principalmente pelas experiências da cidade-espaço, por lá já passaram mais de quatro milhões de visitantes.

Enquanto isso, visite o site oficial: www.cite-espace.com
Fonte: www.abelard.org/france/cite_espace.php
http://br.franceguide.com/viagem-tematica/turismo-na-cidade/descubra-as-cidades/toulouse/home.html?NodeID=241