Gestor ambiental por formação, foi logo cedo que o empresário pernambucano Rafael Vaisman, fundador da Ecohus Brazil, percebeu que veio a este mundo para produzir diferentes tarefas ligadas a novas formas de inovar em produtos e serviços. Todas elas, claro, ligadas à tríade cada vez mais presente e importante para o nosso dia a dia: sustentabilidade, design e inovação.

Após concluir a graduação e uma pós-graduação em gestão ambiental, Rafael logo viu que queria mais, e embarcou com destino à Europa para uma intensa jornada de conhecimento. Na Suécia, dedicou-se a dois mestrados: Inovação e Gestão do Conhecimento e, em um segundo momento, em Design e Sustentabilidade. Como pesquisador, teve a oportunidade de trabalhar na Universidade de Lund, o segundo centro de estudos mais antigo daquele país, inserida no ranking na posição 73º no mundo, segundo o site www.masterstudies.com.br.

Durante os sete anos em que fixou moradia no exterior, entre Canadá, México e Estados Unidos, o jovem empreendedor realizou consultoria para o Institute of Social Studies (ISS, na Holanda), vinculado ao Banco Mundial e à Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco. Hoje, empresário, é o grande idealizador e está à frente das empresas Ecohus, líder em eventos sustentáveis e ambientação ecológica no Estado de Pernambuco, e do Ecowork, espaço com estilo sustentável e criativo situado em uma das vias mais famosas de Recife, a Avenida Boa Viagem.

O Ecowork Recife, oferece day use a quem estiver interessado fazer reunião, estudar ou trabalhar em um ambiente colaborativo e ecológico, disponibiliza de um local de trabalho descontraído, ligando pessoas e negócios. O grande diferencial do trabalho de Rafael é o fato de que seus projetos são pensados e executados com madeira 100% reciclada e/ou de reflorestamento, colocando a conservação ambiental em primeiro lugar.

Com sua gama de serviços ofertados, Rafael assina inúmeros eventos na capital pernambucana e cidades vizinhas, fazendo ponto a ponto de cada evento. Aliás, para fechar 2017 com chave de ouro, o grande foco é o Réveillon de Carneiros, no litoral pernambucano, em que trabalha juntamente aos produtores da festa todo o layout do evento. A Ecohus, aliás, já teve seu nome inserido na programação de eventos nacionais de grande porte, como na 22° edição da Feicon Batimat, em São Paulo, onde montou uma praça sustentável de 140 m² em um estande. Em 2015, esteve presente no mesmo estado, em eventos como a Conferência Internacional da Green Building Council Brasil e a Expo Arquitetura Sustentável.

Outra grande paixão de Rafael é a luta para levar consciência socio-ambiental – sempre presente em suas iniciativas – às pessoas, por meio de workshops do Pallets Lab, projeto em que compartilha diversas possibilidades de reutilização de pallets, a fim de informar sobre a importância do processo de reciclagem, reutilização e upcycling, seja para negócios, conhecimento ou mera decoração. E o melhor de tudo, ensina os leitores de seu e-book* e participantes dos cursos a fazer experimentos em casa, no estilo Do It Yourself (Faça Você Mesmo, traduzindo). O objetivo é incitar a inovação em serviços, promover experiências e criar produtos com conceito e design ecológicos e funcionais.

“Além de possibilitar fazer o que gosto, a reutilização desse material, no caso madeira, contribui para a diminuição da exploração de recursos naturais e prolonga a vida útil dos resíduos. Para mim, é de extrema importância que as pessoas estejam atentas à relevância disso”, comenta o empresário, que atua há quatro anos na área e também é um dos nomes por trás do Fraseria, projeto no qual cria produtos artesanais com madeira de reflorestamento, utilizando mão de obra local, com frases positivas e de impacto social.

 

CONHEÇA MAIS:

ECOHUS: www.ecohus.com.br

PALLETS LAB (baixe gratuitamente o e-book): www.palletslab.com

ECOWORK RECIFE: www.ecoworkrecife.com

FRASERIA: www.instagram.com/fraseria