Por Nadezhda Bezerra / Fotos Carol Beiriz

O cara meio que chegou de mansinho pelas águas do Araguaia, na novela global das 18h que acabou meses atrás, e conquistou a mulherada (dentro e fora das telas). Mas e quem é esse cara? Quem é esse tal de Raphael Viana? Para saber um pouco mais sobre esse ator da novíssima aldeia global fomos conhecer um pouco dele. E para nossa surpresa, o “estreante” ator tem um vasto currículo com muitas passagens pelo teatro, muita dedicação nos estudos e total determinação do que quer alcançar. Seu profissionalismo tem se sobressaído em relação ao seu tipo físico que faz sucesso com as mulheres. Para alguns Raphael pode já ter chegado lá, mas ele quer (e pode!) muito mais. Conheça um pouco desse cara simples e muito realizado com a profissão. E quem sabe, sua dedicação o leve a ser o grande vencedor do quadro “Dança dos Famosos” do Faustão! Garra o cara tem!!

Raphael, você tem vários cursos e workshops em artes cênicas, o estudo é o caminho para se tornar um bom ator, para se firmar? O estudo é a base de qualquer profissão. A estrada do ator é construída não só pelo estudo mais pela prática do oficio, é uma profissão muito disputada e muitas vezes o mercado não abre espaço para mostrar o seu trabalho, o trabalho em companhia (faço parte da Companhia de Teatro íntimo), me deu a pratica constante e mais experiência.

Pra você o que um ator precisa ter para ser considerado um grande ator? Quem são seus referenciais? Trabalho, trabalho e mais trabalho. Acompanho a carreira de alguns atores: Wagner Moura, Selton Melo, Ricardo Blat entre outros.

Você tem 27 anos, um currículo teatral que não é pra qualquer um, duas novelas (mais a participação especial em Passione), entrando pra terceira e é considerado um dos novos galãs da TV…está quase lá onde você sonhou ou ainda é só o começo de tudo? Tenho muita coisa para fazer ainda, sei exatamente ao quero chegar com a minha profissão e o número de pessoas que quero atingir com o meu trabalho, ainda tem muito suor pela frente.

Com a fama vem o assédio… Te incomodaria uma mulher querer sexo só por conta da sua fama? Por que? Como lida com isso? É frustrante pensar que o interesse esteja vinculado a “fama”, ao mesmo tempo sei que a “fama” se tornou um grande afrodisíaco. Se o interesse estiver somente aí, eu estou fora.

Nem todo mundo está preparando pra lidar com a fama, seus ônus e bônus, como você encara? Após 10 anos de trabalho no teatro, você enxerga de outra maneira o real oficio do ator, a grande exposição dos veículos de massa é ótimo para o alcance do seu trabalho e para futuras parcerias. O mundo que querem te vender a partir da sua “fama” é fragil e não é verdadeiro, o erro é acreditar que você é um ser especial por ocupar “esse lugar”. As suas escolhas vão determinar o seu caminho.

Em recente entrevista você falou que gosta de mulher que te deixa nervoso. Por que? O que te atrai numa mulher assim? Gosto de mulher que me tira do eixo, que me coloca em suspensão. Quando volto a ser o menino tímido buscando palavras é sinal que saí da zona de conforto e estou conectado ao meu estado bruto.

O que é mais difícil de lidar em uma mulher e o que é mais admirável?
Alterações de humor e fragilidade emocional são duas armas perigosas para uma relação. É admirável a capacidade de doação, carregar um bebe na barriga não é pra qualquer uma.

Recentemente você encenou a peça “Usufruto – Um dueto ou duelo?” ao lado da atriz Lúcia Veríssimo, na qual um homem mais jovem se envolve com uma mulher mais velha. Você encararia um relacionamento assim? Diferença de idade importa até que ponto num relacionamento? Encararia, não vejo problema nenhum na idade. Um sentimento verdadeiro supera essa e outras barreiras.

Qual a diferença entre uma mulher que toma atitude e a que se oferece? Qual afugenta um homem?
A oferecida entrega na bandeja, a de atitude te mostra caminhos. A oferecida acaba com o encanto da conquista.

Você já fez novela na Record e vai para a sua segunda na Globo (Morde & Assopra), emissora líder no segmento reconhecida em todo o mundo, isso te assusta, envaidece ou te faz ter certeza do caminho que  você escolheu? O mais importante é exercer o seu oficio, se ele é feito pra mil pessoas muito bom se é para milhões, melhor ainda. A qualidade artística da rede Globo é fora do comum. Poder exercer o seu trabalho lá é ótimo, pois você tem uma série de ferramentas técnicas a seu favor.

E falando em “Morde & Assopra”, como será seu personagem na novela? Faço Dr. Tadeu um oncologista que vai cuidar do tratamento do Rafa (Henry Fiuka), filho do Ícaro (Mateus Solano).

Como você está encarando a “Dança dos Famosos”, diversão ou desafio? Um grande desafio, nunca fiz dança e essa possibilidade está sendo uma delicia, dançar faz um bem absurdo pro corpo e transforma o seu astral na hora.

Você curte esportes como longboard e escalada. O que mais curte  praticar para manter a forma? Alguma dica?Muay thai, corrida na areia e musculação duas vezes na semana.

Você que iniciou sua carreira como modelo deve ser um pouco ligado em moda. Concorda? Qual seu estilo? É vaidoso? Iniciei na carreira de ator e caminhei pela moda e publicidade. Gosto de moda, mas não sigo tendências, nem sei falar sobre isso. Sigo meu olhar, o que me agrada eu uso. Sou básico e despojado. Não sou vaidoso.

Quais as qualidades que um homem deve preservar e buscar? Caráter, generosidade e a busca constante pelo autoconhecimento.

Qual a importância da família e amizades verdadeiras pra você? A rede de proteção para os tombos da vida e a mola propulsora para saltos cada vez mais altos.

Agradecimento: Vanessa e Natasha Stein – MR Montenegro e Raman
Agradecimento especial a Raphael Viana