Raul Gazolla é um grande lutador e vencedor. Sua jornada de vida já proporcionou ao ator momentos extremos tanto no lado pessoal como profissional. Com 40 anos de carreira, que começou nos palcos, Gazolla teve momentos inesquecíveis na sua profissão e também soube superar a dor da perda. Aos 63 ele se sente mais disposto e com garra do que nunca. Ativo nos esportes ou como um grande paizão que é, Raul é um exemplo. Sua melhor herança? Suas três filhas que cuida e aprende diariamente. “Tenho 3 filhas, uma de 15 anos, a Rani, uma de 20 anos, a Milla e uma de 22 anos, a Luna. As duas mais velhas são do casamento da minha mulher, mas como estamos juntos há 15 anos, são minhas também. Elas são a razão da minha vida e da minha felicidade”, comenta ele. Raul é um exemplo de força e superação que nos faz ver nele um grande MENSCH.

Raul, contando o início no teatro e sua estreia na TV em 1986 até hoje já vão quase 40 anos de carreira. Que avaliação faz dessa trajetória? São 40 anos de carreira, comecei no teatro como ator. Sempre que você faz aquilo que gosta, na maioria das vezes não podemos chamar isto de trabalho! Minha avaliação é que esta profissão me proporcionou momentos únicos na vida. Tive a oportunidade de conhecer diversas profissões sem ter de passar pela faculdade ou curso superior, pra entender a seriedade de cada uma delas e me doar para aquele personagem tão rico e tão diferente da minha vida pessoal. Acho isto maravilhoso.

Quais os momentos mais significativos para você como ator e como pessoa? Como ator, todo e qualquer personagem que recebo é bem interessante e significativo. O universo de um personagem é infinito, com muitas nuanças e descobertas fantásticas. Como pessoa, todos os momentos que estou com minha família são significativos. Minhas filhas e mulher, são o sentido da minha vida!

Ser ator te preenche e te realiza de que forma? De onde vem a gratificação? Ser ator me preenche de todas as formas mas também tenho outros amores nesta vida, que são os esportes. A gratidão vem de acordar todos os dias, abrir os olhos e saber que estou respirando, andando e feliz com minha vida!

Ano passado você voltou à Globo na novela “A Força do Querer”, de Glória Perez, depois de um período afastado da TV. O que representou esse retorno para você? Como foi a experiência? Voltar em uma novela de sucesso não tem preço. É sempre bom estar fazendo aquilo que ama e ainda por cima ser reconhecido pelo seu trabalho. Mas vamos ao que se refere estar afastado da TV, fique sem fazer TV por 2 anos e, antes disso estava contratado da Record por 9 anos, mas isso não me impedia de trabalhar como ator. Viajei por 7 anos com minha peça “Pressão Alta crônica de um ator” por todo território nacional e ainda faço produções de vídeos. Não só pra mim mas para outras pessoas também e hoje, trabalho como palestrante também!

A ligação entre você e Glória só se fortaleceu ao longo do tempo. Como você vê essa ligação sendo você um cara espiritualizado? Gloria é uma pessoa muito espiritualizada também. Sempre aprendo muito com ela. Nossa ligação é de amizade eterna.

Qual sua fé? Em que você acredita e pratica? Sou espiritualista. Acredito que fazer o bem, pensar positivo, querer o bem do outro, isso só pode te fazer bem. Sempre faço um mantra para abrir meus caminhos, antes de dormir e depois que acordo.

Que lições tem aprendido ao longo da vida que deseja deixar e herança para suas filhas? Para que nunca deixem que a opinião alheia atrapalhe seu caminho. Faça aquilo que acredita, ame aquilo que faz e seu caminho estará traçado para o sucesso. Sempre, claro, agindo com o outro como você gostaria que agissem com você.

O que te deixa mais indignado hoje em dia, impunidade ou corrupção? O que é mais nocivo para a sociedade? Corrupção é muito nocivo mas quando ela ainda vem com a impunidade, é melhor pedir demissão. Nem sei o que dizer diante de tamanho absurdo!

Falando em impunidade, algo mudou no Brasil desde o crime de Daniela? Muita coisa mudou mas muita coisa tem de continuar mudando.

Você é um cara positivo? Como trabalha isso? Sim, sou um cara positivo. Trabalho acreditando sempre no meu semelhante até que ele prove ao contrário. Se assim o fizer, o problema estará com ele, não mais comigo.

Há alguns anos atrás você sofreu um pré-infarto. O que isso fez mudar na prática em sua vida? Tudo. Meus hábitos alimentares e minha rotina de exercícios. Hoje produzo um sistema de rotina de malhação e entrevista com especialistas em alimentação que pode ajudar a qualquer pessoa que queira a começar a malhar ou, retomar sua rotina de exercícios! Irei lançar este programa em outubro deste ano. Acompanhem meus passos pelo instagram e vocês verão dicas de saúde toda semana. @rgazolla

Aos 63 anos você continua em forma e sempre ativo. Como cuida do corpo e qual sua rotina e dieta? Sempre gostei de esportes. Hoje pratico meu Jiu-Jitsu que sou faixa preta, estou começando a fazer CrossFit e como lazer faço Kite surf. Como dieta procuro evitar doces, gordura e frituras, também evito farinha e carboidrato após as 18h.

Você se considera um homem vaidoso? Até que ponto? Sim, sou vaidoso mas até a página 2. Estou ficando careca mas isso não me incomoda, faz parte. Minha grande vaidade é estar bem comigo mesmo. Quero viver até onde Deus permitir mas me trocando sozinho, tomando banho sozinho, fazendo minha higiene sozinho e andando sozinho, sem ajuda de ninguém. Até aí vai minha vaidade.

O que nós homens precisamos aprender com as mulheres? Devemos aprender tudo com as mulheres. Veja, ser mãe, dona de casa e trabalhar fora, só uma mulher consegue fazer isso. Talvez um homem consiga também mas ele terá de se esforçar. A mulher não, ela vem com essa disposição no DNA, (risos). É “fod#”.

Quando quer paz onde procura? No Kite e nos esportes! No kite porque é um esporte que traz muita paz e em outros esportes porque são momentos que você precisa estar concentrado para não errar nada o que faz com que você se desligue do cotidiano.

O que você almeja mais? Almejo o sucesso das minhas filhas em qualquer profissão que elas escolham. A minha vida é uma bênção, agradeço todos os dia à Deus por tudo que tenho, que tive e que ainda terei!

 

FOTOS MÁRCIO FARIAS

BELEZA GEH SANTOS

ASST. DE BELEZA FERNANDA BUARQUE

STYLIST THIAGO MURUCI

ASST. DE FOTOGRAFIA RICARDO NOGUEIRA

VÍDEO ROSSINI MORAES