Qual o tipo de óculo ideal para seu tipo de rosto? Essa é a dúvida mais frequente quando se vai comprar um novo modelo. Resumidamente a escolha do óculos de sol deve ser de acordo com o formato de rosto de cada um para que fique harmonioso, afinal nem todos os modelos combinam com todo tipo de rosto. Muitas vezes o que é visto na vitrine ou na foto pelo celular não combina com seu rosto. Seja pelo formato das lentes, pelo tamanho do óculos em relação a seu rosto. E nem sempre o que fica bom no rosto do seu amigo quer dizer que irá ficar bem para você. Portanto é importante antes de comprar seus óculos de sol, fazer uma pesquisa em óticas de confiança e experimentar modelos que melhor se encaixem no seu tipo de rosto. Pensando nisso tudo, separamos algumas dicas e regrinhas para você acertar na escolha do óculos ideal para você.

FORMATO DO ROSTO

Rosto Redondo – Pessoas com esse perfil têm queixo e testa bem marcantes. Em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais. Esqueça as armações redondas! Invista em tipos retangulares, quadradas, com hastes grossas e cores claras.

Rosto oval – Esse tipo de rosto costuma ter formato equilibrado, por isso combina com mais tipos de armações que outros perfis.

Rosto triangular – O rosto triangular é achatado ou comprido com testa larga e queixo fino. As armações estreitas equilibram as formas do rosto, especialmente o maxilar inferior estreito.

Rosto quadrado – Testa larga e maxilar saliente são marcantes neste tipo de rosto. O ideal é usar armações ovaladas em material claro que ampliam a área dos olhos. Esse modelo suaviza o rosto.

E para todos os tipos, uma atenção especial: o Nariz. Para quem tem nariz largo é apropriado que a ponte (parte da armação que une as duas lentes) seja alta e estreita. Para quem tem nariz grande, a ponte deve ser clara ou um pouco mais baixa que a linha superior da armação. O nariz pequeno combina melhor com pontes altas e arredondadas.

FISIONOMIA E ESTILOS

Barba, Bigode e Cavanhaque – O ideal é escolher os modelos menos chamativos.

Careca – Tem a vantagem de não ter a cor do cabelo para interferir na escolha, mas também tem um elemento a menos para delimitar o fim da testa, por isso, óculos grandes com formatos marcantes e bem centralizados, ajudam a complementar e equilibrar o seu rosto.

Olhos – Se for muito próximo, o ideal são armações pequenas com cores claras, que ajudam a alargar o rosto. Se for muito afastado, o ideal são armações com ponte escura.

Sobrancelha – Se sua sobrancelha encosta na outra evite ponte com detalhes para não chamar mais atenção.

Corredores e Surfistas – Opte pelas hastes hidrofílicas, que não deixam os óculos escorregarem com água nem em rostos pingando de suor.

Esportistas – Opte pelas lentes de policarbonato, elas são mais resistentes que as de plástico e vidro.

DE ACORDO COM O BIOTIPO

Altos – Se seu rosto não for muito fino, abuse das armações maiores, esse tipo físico permite hastes maiores com detalhes nas hastes.

Baixos – Dê preferência por modelos menores, pois eles deixam o rosto mais livre e equilibrado.

Gordos – Evite armações chamativas com aros grossos, elas evidenciam as papinhas e as bolsas embaixo dos olhos.

Magros – Se você além de magro tiver traços mais delicados (rosto fininho), opte por modelos leves sem muitos detalhes ou use apenas os modelos lisos.

Loiros – Lentes escuras ou claras, armação leves e douradas.

Morenos – Lentes e armações mais escuras, com tons amarronzados.

Negros – Lentes com tons de âmbar e armações de metal ou envelhecidas.

Ruivos – Lentes e armações com tons de preto, vinho e vermelho.

Depois dessas dicas, escolha o seu óculos de sol vá para a rua sem medo do sol e com muito mais estilo. E lembre-se, muitas vezes a ocasião faz a escolha do modelo ideal, assim como a roupa.