Garanto que uma das coisas mais comuns de acontecer é receber um convite que indica determinado traje e nos pegamos em dúvida do que seria mais indicado. Daí liga-se para um amigo que entende mais do assunto, pede-se dica a um vendedor de loja conhecido ou vai à caça em sites e revistas à procura do traje ideal. É, homem também sofre de inseguranças às vezes (eu disse às vezes) na hora de se vestir. O chamado “Dress Code“, que se trata de um código de referência de como se vestir em cada ocasião tem variado um pouco. Até pouco tempo, eram usados apenas os termos: passeio, passeio completo e black-tie. Hoje os convites estão vindo com vários códigos que chegam a confundir, mas na realidade acabam sugerindo as formas clássicas de vestir. Ao mesmo tempo que fornece mais opções de combinações, no final você termina confuso e indeciso. Bem, vamos à “decodificação” do famoso “dress code” para tirar as dúvidas de uma vez.

TRAJE ESPORTE

Talvez o mais fácil de acertar por conta do nome que já diz tudo. O traje esporte é aquele ideal para programações informais, como almoços com os amigos, batizados, aniversários ou mesmo exposições que pedem um certo toque mais arrumado. Cuidado, é bem diferente de um churrasco com os amigos na beira da piscina. O clima é informal e simples, propício para roupas básicas e confortáveis. Para eventos mais formais, uma camisa manga longas, calças de brim (ou gabardine) cor cáqui, calças jeans mais arrumada, calças de sarja em cores variadas. Vai depender da combinação. Os sapatos devem ser esportivos, como mocassim, sapatênis e claro, um bom tênis (menos em ocasiões mais formais, como batizados). Se for inverno, jaquetas ou parcas de couro ou camurça, e calçados abotinados de camurça. Nunca usar: Se o convite diz “traje esporte”, isso não quer dizer a combinação de churrasco na piscina, ou seja, bermudão + camiseta do time + chinelo.

TRAJE PASSEIO / ESPORTE FINO / PASSEIO INFORMAL OU TENUE DE VILLE

Já aqui o traje é um pouco mais refinado, merece uma atenção maior do que no traje esporte. Esse tipo de traje é mais recomendado para eventos mais sociais, tipo almoços de negócios, vernissages, conferências, e programas culturais como teatro e concertos. E dependendo do clima, até de um jantarzinho íntimo para impressionar a gata. As peças indicadas são próximas das indicadas para traje esporte. Importante observar o horário do evento, caso seja antes das 18hs, o indicado é uma combinação de camisa + calça esportiva, e blazer. Se for usar um terno, com ou sem gravata, cor clara; ou a combinação de um blazer escuro com calça. Detalhe importante de observar, se no convite vier com “tenue de ville”, é importante usar gravata independente da hora, seja com blazer ou jaqueta. À noite o indicado é terno com gravata, se for verão cabe um em tom claro. Os sapatos, sempre sociais ou mocassins pretos ou marrons são o ideal. Nunca usar: jeans

TRAJE SOCIAL / PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL
Como o próprio nome já diz, se trata de um evento social, tais como casamentos, coquetel, formaturas, comemorações oficiais, óperas e grandes eventos (que podem envolver trabalho, clientes, fornecedores…). A roupa requer uma formalidade total, ou seja, terno completo com paletó, calça, camisa social e gravata. Não tem o que pensar muito. Apenas claro, nas combinações de cores. Se o evento for de dia, cores mais claras (esqueça o branco), se for à noite, cores escuras. Os sapatos mais indicados são os pretos que combinam com tudo em qualquer ocasião. Nunca usar: Não tente fugir do terno e gravata. Marrom também não é indicado, está fora do guarda-roupa masculino a muito tempo.

TRAJE BLACK-TIE, TENUE DE SOIRÉE OU RIGOR

Esse é o topo da elegância e por razões óbvias é indicado para eventos muito específicos como casamentos à noite, festas de debutante, premiações e ocasiões muito especiais. Afinal é uma noite de gala. O black-tie resume-se a um smoking (nunca deve ser usado antes das 18hs, a não ser que você esteja na entrega do Oscar): camisa branca, gravata borboleta preta, faixa preta e sapatos pretos. O colete substitui a faixa e é indicado para os mais gordinhos ou no inverno. Que pode ter um estilo mais tradicional ou uma variação mais moderna, como alguns homens fazem trocando a camisa branca por uma preta ou até mesmo dispensar a gravata borboleta. Antes das 18h usá-se o summer, que é o paletó branco, Summer (paletó branco): que é um traje a rigor só em alto verão e ao ar livre. Os sapatos mais uma vez devem ser pretos, de couro e de amarrar. Cuidado para mantê-los sempre lustrados para não ser pego na hora de usá-los. Nunca usar: um terno escuro.

 

 

Texto: André Porto
Consultoria: Patrícia Porto
Blog: PATRICIA PORTO-moda e estilo
Fotos: Divulgação
Fontes: Livro Glória Kalil, Guia VIP de Estilo