O que faz de algumas pessoas ícone? Poderíamos responder que acima de tudo, muita personalidade. Personalidade para assumir um estilo próprio e se destacar dos demais ao ponto de virar uma referência que pode ser de moda, elegância, postura ou tudo isso junto, em se tratando do tema proposto no livro Fashionisto: A Century of Style Icons, da autora Simone Werle. Lançado esse mês, e vendido pelo Amazon (compre aqui), a autora reuniu 50 personalidades que viraram uma referência ao ponto de influenciar a forma dos homens se vestirem até hoje.

 

Podemos encontrar estilos clássicos como James Dean, Marlon Brando e Cary Grant até ícones atuais como Johnny Depp, Kurt Cobain e David Beckham. Esses exemplos citados possuem um estilo próprio e marcante, tanto que vários estilistas usam elementos característicos de seus estilos para criar a moda atual masculina. Homens em geral ao redor do mundo escolhem exemplos como esses para se basear na escolha de uma determinada peça de roupa. Como a clássica t-shirt branca de Marlon Brando, ou os óculos arredondados e chapéu de Johnny Depp ou até mesmo o corte de cabelo de Beckham.

As 50 personalidades do século passado reunidas nesse livro são famosas e em determinado ponto de suas carreiras surpreenderam o mundo ao imprimir sua marca. Com elegância, ousadia ou simplesmente um terno bem cortado, atores, designers, cantores e lendas estão presentes nesse livro classificados por títulos como “The Dandies”, “The Rebels”, “The Gentlemen”, “The Rock Stars”, “The Classics”, “The Fashion Designers”, “The Bands” e “The Extraterrestrials”, cada um aparece em páginas duplas coloridas e apresentam seu estilo marcante sob as observações de Simone Werle.

Fred Astaire e Bryan Ferry, Truman Capote e Che Guevara, George Clooney e Boy George, todos encontram um lugar nessa divertida e fascinante coletânea do que faz um homem um ícone. Do gosto sofisticado de Oscar Wilde para o veludo ao estilo de Don Johnson em Miami, o distanciamento frio de Johnny Depp e Kurt Cobain, ou os personagens de Ziggy Stardust e James Bond, todos são apresentados com uma visão histórica do mundo fashion no universo masculino. Tão divertido quanto é informativo, este livro, brilhante inteligente vai atrair qualquer pessoa interessada em como a roupa pode fazer o homem.