Ganhadora do Globo de Ouro a série Mad Men, lançada em 2007 vem dando o que falar. O cenário é a Nova York dos anos 60 e todas as revoluções que esta época traz tendo como personagens publicitários da fictícia agência Sterling Cooper. Além das histórias vividas pelos personagens, Mad Men chama a atenção pelo estilo do seu personagem principal, Don Harper, interpretado pelo ator Jon Hamm. A elegância do personagem levou seu figurino para além das telas.

A grife americana Banana Republic em parceria com a Mad Men Emmy ® Award-winning Costume Designer Janie Bryant, lançaram recentemente uma coleção para homens e mulheres inspirados na série com peças da moda nos anos 60. A grande conquista desta parceria se deve ao fato dos fãs da série levarem pra casa peças de roupa que são moda e não fantasia.
A parceria da marca com a equipe de produtores e figurinistas da séria foi fundamental para captar a essência das roupas e pelo sucesso de vendas em todas as lojas. “Trabalhar com Janie para obter uma compreensão verdadeira de olhar os ‘Mad Men’ e sentir foi uma delícia”, diz Banana Republic Creative Director Simon Kneen. “Janie foi fundamental para nos ajudar a alcançar a estética da série e nível de autenticidade com esta coleção cápsula, oferecendo desenhos, suas inspirações próprias e artefatos reais da produção no set para ajudar a inspirar os ‘Mad Men’ dentro de todos nós.”
Lançar moda através de filmes, novelas e sérias não é de hoje, o encanto dos espectadores por seus personagens preferidos os fazem buscar todo o tipo de associações possíveis e o estilo de se vestir é sem dúvida a via preferida e a indústria da moda já se deu conta disso. Quem não se recorda de Carrie Bradshaw, de “Sex & The City”?  Ou dos jovens riquíssimos de Gossip Girls? E Marisa de The O.C. A lista é grande, mas em sua maioria os olhos se voltam sempre para as personagens femininas.
O diferencial de Mad Men é o fato de o personagem masculino atrair tantos olhares e interesses. Mulheres sempre foram historicamente mais antenadas em moda e as que buscavam inspirações nos personagens femininos do cinema e televisão. Com Mad Men a coisa muda, porque os homens também mudaram. O personagem Don Draper atrai como há muito não acontecia os olhares de grandes grifes e editoriais de moda voltadas para o público masculino.
E se perguntarem se ele traz grandes novidades, a resposta é não. O que há é um resgate de elementos básicos e uma recriação de estilos clássicos do guarda-roupa masculino. Mas então por que tanto sucesso? Pelo que o personagem representa? Por seu charme com as mulheres? Pela sua ascensão profissional? Talvez seja porque há algo que provoque um diferencial no visual vintage do momento. Mas e que estilo é esse do personagem Don Draper que está fazendo a cabeça dos homens e encantando as mulheres?
Acompanhe a MENSCH também pelo Twitter:
@RevMensch e baixe gratuitamente pelo iPad na App
Store.