A tradição relojoeira da Montblanc Villeret começou em 1858, quando Charles-Yvan Robert fundou uma oficina de fabricação de relógios no vale de Saint-Imier. Menos de três décadas depois, Minerva ganhava reconhecimento internacional pela precisão dos seus cronômetros e pela inovação dos seus relógios de bolso dourados, que podiam receber a corda manual sem o auxílio de uma chave em separado.

De lá para cá, Minerva se tornou uma especialista líder na fabricação de relógios e cronômetros profissionais, de altíssima precisão, tornando-se uma das primeiras manufaturas a produzir um movimento de alta frequência, capaz de medir 1/100º de segundo. Esses desenvolvimentos simbolizam o nível de domínio e inovação obtidos pela Minerva desde 1858, e consolidam seu prestígio na fabricação de relógios de bolso e cronógrafos.

Atualmente, Montblanc continua a jornada de 160 anos do legado da Minerva, com foco em três coleções de relojoaria finas e exclusivas. Apresentadas no SIHH 2018, as novas coleções vinculam o passado e o presente através do design, estilo e inovação técnica, com previsão de lançamento mundial a partir de junho.

SPIRIT OF MOUNTAIN EXPLORATION – MONTBLANC 1858

Inspirado nos lendários relógios profissionais Minerva dos anos 1920 e 30, destinados a uso militar, o Montblanc 1858 presta homenagem aos 160 anos do legado desta manufatura. Altamente precisos, com excelente legibilidade e robustos, os relógios desta coleção apresentam estética vintage, complicações inovadoras, exploram a mistura de materiais e podem ser escolhidos em diferentes tamanhos de caixa. A logomarca original Montblanc de 1930, com sua fonte histórica e o emblema do Montblanc, completam o design. Eles capturam o espírito do passado de uma maneira moderna, expressando a tendência de voltar para a natureza e o crescente interesse pela aventura.

SPIRIT OF CLASSICAL WATCHMAKING – STAR LEGACY

Comemorando o excepcional patrimônio da Minerva, Montblanc revisita a sua icônica linha de relógios Star, lançada há mais 20 anos. Nesta reinterpretação, a Maison melhora o nível de acabamento clássico, trazendo uma sofisticação adicional ao design, porém mantendo os elementos-chave da identidade da coleção. A Maison traz sua experiência de fabricação em novas complicações in-house exclusivas, que expandem os limites da relojoaria fina. Inspirado nos históricos relógios de bolso da Minerva feitos entre o final do século 19 e início do século 20 – como o Gold Hunter Caliber 19 de 1927 -, os relógios Montblanc Star Legacy apresentam caixas redondas com acabamentos curvos e elegantes, que dão um refinado efeito de pedrisco. No espírito da relojoaria clássica, as coroas destacam-se com sua reconhecível forma de cebola, adornada com o emblema Montblanc.

SPIRIT OF RACING – TIMEWALKER

A Montblanc TimeWalker Collection presta homenagem ao legado de 160 anos da Minverva, retornando ao início do século 20 e aos dias de glória das corridas de carros com relógios dedicados à performance. Essa paixão pela corrida começou no início do século 20, quando novos motores e carros mais leves permitiram velocidades mais rápidas. Como os vencedores das corridas eram escolhidos entre os que apresentavam os menores tempos, a necessidade de dispositivos que pudessem medir mesmo os menores intervalos foi mais aguda do que nunca. Na época, Minerva era uma dos principais especialistas na fabricação de instrumentos de alta qualidade para medir breves intervalos de tempo com notável precisão. Cronometristas, como o cronômetro 1/100º de segundo e os famosos “Rally Timers”, que foram feitos especialmente para corridas de carros, são apenas alguns exemplos que compõem esse rico patrimônio histórico. Minerva moldou a história da performance de tempo com seus cronômetros presentes nos lendários eventos esportivos ao redor do mundo.

A TimeWalker Collection retorna à linha de relógios profissionais da Minerva com modelos contemporâneos que combinam um estilo temático com performance, inovação, grande legibilidade e robustez- homenageando assim os 160 anos de história relojoeira da Minerva.

160 ANOS – DUAS MANUFATURAS, UMA PAIXÃO

Com mais de 160 anos de herança relojoeira suíça ininterrupta, a relojoaria fina Montblanc é construída em uma configuração única, que traz dois fabricantes juntos para criar os melhores relógios e os calibres mais inovadores que o mais alto nível de relojoaria suiça pode oferecer. Séculos de conhecimento e centenas de horas de trabalho dedicado se encontram em todos os relógios Montblanc, criados por relojoeiros que colocaram todo seu orgulho, paixão e habilidade artesanal na criação de cada relógio Montblanc.

A Manufatura em Villeret, onde funciona o Centro de Inovação e Excelência em Movimentos Montblanc, está localizada no mesmo edifício em que a lendária Minerva foi fundada, em 1858, e se concentra no desenvolvimento, prototipagem e montagem de todos os movimentos manufaturados encontrados nas inovadoras e revolucionárias complicações, de alta complexidade até às pequenas funcionalidades. A Manufatura Montblanc em Villeret faz parte de um grupo muito seleto de fabricantes em todo o mundo que possui o know-how para produzir o seu próprio equilíbrio. Ele é feito na sua totalidade, de acordo com a tradição e com a máxima precisão.

Na Manufatura em Le Locle funciona o Centro de Excelência e Qualidade Relojoeira da Montblanc, onde a relojoaria tradicional é emparelhada com tecnologia de ponta. É ali onde a relojoaria tradicional se funde com as mais recentes tecnologias. Do design estético à construção, prototipagem e montagem final, todos os conhecimentos necessários para criar um relógio icônico estão ali concentrados.

A Manufatura em Le Locle possui o Montblanc Laboratory Test 500 – um teste para máxima precisão e perfeição absoluta. Por 500 horas, os relógios são submetidos a uma variedade de condições extremas: desgaste da vida diária, numerosas configurações e ajustes, diferentes condições climáticas, bem como a verificação de todas as suas funções específicas. Um procedimento exigente e difícil, que garante a funcionalidade impecável até de características tecnicamente mais complexas, como, por exemplo, as incluídas na linha Montblanc 1858.

Manifestando um nível superior de artesanato e códigos de design atemporalmente elegantes, o conhecimento horológico das Manufaturas Montblanc está profundamente incorporado em todos os relógios da Maison, transmitindo a paixão pela relojoaria fina desde relógios de grandes complicações até refinados modelos de três ponteiros.