Ultimamente o treinamento funcional vem adquirindo vários adeptos, e a cada dia mais este vem se fortalecendo como a modalidade mais procurada nas academias. Porém devemos ter alguns cuidados quando falamos que um treinamento é funcional. Como por exemplo, algumas pessoas acham que treinamento funcional é quando se utiliza elásticos, plataformas de equilíbrio e bolas suíças; muita calma nessa hora, pois o verdadeiro treinamento funcional é muito mais que isso.

O treinamento funcional preconiza a analise e desenvolvimento do movimento humano, utilizando planos lineares e transversais, buscando sempre o aperfeiçoamento do movimento agregado a estímulos diversos como: equilíbrio, deslocamento, impulsão, força… O que estamos querendo dizer é o seguinte: Todo treinamento, se este foi feito exclusivamente para você, é funcional. Pois ele foi desenvolvido para aprimorar alguma capacidade funcional sua, seja ela força, potencia, propriocepção, flexibilidade…

Inicialmente este tipo de treinamento foi desenvolvido para melhoria e aperfeiçoamento de atletas, visando uma maior especificidade dos movimentos executados no desporto praticado, com o passar do tempo e grande influencia da mídia várias pessoas conheceram o treinamento funcional e viraram adeptas da modalidade. Com o surgimento dessa modalidade vieram também os equipamentos funcionais, que só enriqueceram mais a área nos dando mais recursos para o desenvolvimento dos movimentos.

ALGUNS EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS FUNCIONAIS

 

Agradecimento: Academia Hi – www.hiacademia.com.br

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