FOTOGRAFIA: JASON PETERSON TRAZ “COLOR BLIND” A SÃO PAULO

Jason M. Peterson já tinha uma carreira de sucesso quando viu sua popularidade explodir depois de o Instagram se encantar por suas fotos em preto e branco e repostar algumas de suas imagens em sua conta oficial. A chancela da rede social o fez chegar aos seus atuais 1,1 milhão de seguidores e o tornou um especialista em mídia social (o que é raro para um CCO).

Por muitos anos, Jason foi chief creative officer da Havas North America, braço norte-americano de uma das principais agências de publicidade do mundo, de onde se desligou recentemente para fundar a The Times, agência de criativos que tem revolucionado o mercado da propaganda nos EUA, e que também faz videoclipes para artistas e músicos. Ele é amigo de muitos rappers famosos, incluindo Kanye West, Chance The Rapper e ASAP Rocky.

Seu caminho para essa fama inadvertida da mídia social foi inspirado por seu desenvolvimento profissional. Jason considera seu trabalho pessoal como fotógrafo um investimento em seu trabalho profissional como publicitário, porque lhe garante experiência de criação de conteúdo, bem como legitimidade com clientes em potencial (ele já fez campanhas para Yeezy/Adidas, NBA, Coke USA/Japan, Heineken, Ford, GM, McDonald’s, entre outras grandes marcas). “Sou um adepto tardio da fotografia digital. Comecei na mesma época do boom da mídia social e tentei desenvolver um estilo de foto que é tanto gráfico quanto fotográfico”, diz ele.

O trabalho de Jason na publicidade certamente impactou sua fotografia, especialmente a sua capacidade de contar uma história e evocar emoções através de imagens monocromáticas – uma paixão que começou aos 13 anos e que ajudou a empurrá-lo para o mundo visual da publicidade. Embora ele tenha sido um fotógrafo durante a maior parte de sua vida, foi apenas nos últimos cinco anos que ele compartilhou suas deslumbrantes e sedutoras fotos em preto e branco com uma ampla audiência.

Influenciado por fotógrafos icônicos do passado, Jason cria composições suaves e poderosas que criam uma fantasia gráfica sombria e misteriosa. Inspirando-se na paisagem urbana e na condição humana dentro dela, ele consegue capturar momentos que são nítidos em clareza e atraentes em contraste. O espaço negativo é usado sem esforço e os sujeitos sem rosto fluem perfeitamente nas fotos clicadas com os modelos SL, Q e M10 da Leica. “Amo imagens simples, fortes e escuras que fazem você sentir alguma coisa. Imagens atemporais que contam uma história humana. E o preto e branco se concentra apenas na pureza das emoções”.

SERVIÇO

O que: Exposição Color Blind, de Jason Peterson

Onde: GWS Gallery, Rua Lourenço de Almeida, 167, Vila Nova Conceição, São Paulo

Quando: De 23 de maio até 23 de junho

Horário: Segunda a sexta das 10h às 18h. Aos sábados das 11h às 17h.

Quanto: Entrada gratuita

Infra: Acesso a pessoa com deficiência; ar-condicionado; wi-fi