Tom Cruise estreou nas telas do cinema em 1983 com o filme Negócio Arriscado. Nele Tom era um adolescente que resolve fazer uma festinha em casa quando os seus pais viajam e a coisa acaba saindo do controle. Mas isso é só o enredo do filme, porque Tom Cruise se tornou um astro do cinema por ter o controle da sua carreira, soube arriscar, soube equilibrar filmes de grandes bilheterias com filmes onde pode mostrar a sua competência como ator além do ídolo teen dos anos 80 porque quem as garotas suspiravam logo após as estreia de Top Gun.

E, sobretudo Tom soube dar a volta por cima quando a mídia não perdoou alguns deslizes e atitudes controversas como a mais que comentada entrevista a mais famosa apresentadora de todos os tempos nos EUA Oprah Winfrey. Seus casamentos, suas preferências religiosas, alguns papéis. Tom Cruise já ficou no centro do furacão tendo sua vida pessoal e profissional questionada e desgastada, mas saiu, deu a volta por cima e não se pode negar a sua qualidade como artista e produtor.
O astro da série “Missão Impossível” nasceu em 03 e julho de 1962, é praticamente um “senhor”, mas ainda mantém a beleza, o charme o porte físico que o consagrou junto ao público feminino. Há quem diga que ele está ainda melhor agora com a maturidade. Considerado baixinho para os padrões de altura masculinos (ele tem 1,70m), Tom quando adolescente estudava em um seminário Franciscano e jamais alguém poderia imaginar que hoje ele figuraria entre os 100 maiores astros de cinema de todos os tempos.
Com uma espécie de vida nômade, pois seus pais se mudavam bastante, Tom, aos 18 anos, depois de sua mãe se casar pela segunda vez, desistiu da carreira de seminarista e fugiu para Nova York para tentar a vida de ator. Sua primeira participação no cinema foi no filme “Amor Sem Fim”. Em seguida vieram muitos outros como “A Cor do Dinheiro”, que contracenava com ninguém mais ninguém menos que Paul Newman. Em “Rain Man”, ao lado de Dustin Hoffman provou sua qualidade artística mas foi “Nascido em 04 de Julho” que Tom Cruise mostrou que não era somente um galã, mas um ator capaz de uma interpretação riquíssima.
Entre 1990 e 200 Tom Cruise chegou a receber 15 milhões de dólares por filme. Foi o tempo de grandes bilheterias como “Entrevista com o Vampiro”, “Minority Report”, “O Último Samurai”, “Colateral”, “Guerra dos Mundos” e “Jerry Maguire”, pelo qual recebeu indicação de melhor ator pelo Globo Award.
Na vida pessoal Tom traz na bagagem 03 casamento, sendo o primeiro com a atriz Mimi Rogers de quem se separou em meados dos anos 90 após se apaixonar por Nicole Kidman, com quem se casou, adotou 02 filhos e acabou se separando 10 anos depois. Neste tempo Tom chegou a recusar trabalhos por um ano para se dedicar aos filhos adotivos. Após o rompimento com Nicole, Tom se relacionou por 3 anos com Penélope Cruz. Em 2005 Cruise começou a namorar com a atriz Katie Holmes, 16 anos mais jovem, com quem se casou e tem uma filha chamada Suri.
HOMEM MODELO
Aliás, a paixão pela atual esposa é visível. Em suas entrevistas ele sempre evidencia o amor que sente por ela e o quanto é romântico. Mulheres bonitas e talentosas nunca faltaram na vida do astro, mas Tom nunca foi considerado na indústria do cinema uma espécie de “predador”, pelo contrário, sempre buscou relacionamentos longos e estáveis. Sua fama entre os colegas é de ser generoso, amável e gentil.
Na sua relação com a mídia Tom busca respeito e faz valer os seus direitos de cidadão se necessário. Em uma entrevista a revista Playboy americana Tom afirmou que fica por dentro de tudo o que falam a seu respeito e se achar que os limites foram extrapolados ele envia uma carta solicitando desculpas, caso elas não venham, ele entra com processo.
Católico desde a infância Tom conheceu a Cientologia, seita religiosa da qual faz parte e é um grande defensor e divulgador, levado por sua primeira esposa Mimi Rogers. Segundo Tom, foi a Cientologia que o curou da dislexia que sofria desde criança e que poderia ter impedido a sua carreira como ator.
O INDOMÁVEL ASTRO DO ROCK
Prestes há completar 50 anos, Tom é praticamente o mesmo indomável dos tempos de Top Gun, ativo, criativo e com gosto pelas aventuras, ele estreia em breve o longa “Rock of Age”. Adaptação do musical da Brodway de mesmo nome, o filme é mais uma mostra da versatilidade de Cruise, que agora encarna o papel do arrogante astro de rock Stacce Jaxx, uma missão impossível para muitos, mas não para o astro Tom Cruise.
Para participar de “Rock of Ages” o perfeccionista Tom levou três meses se preparando para o filme ao lado de seu treinador vocal para ir treinando o músculo de sua voz e deixando-o apto para cantar. “Eu ia até sua casa, onde ele já estava com o professor de voz, e aí eu o ensinava a cantar rock e as canções do filme. Achamos a voz que ele usa no filme juntos, tentamos de diversas formas. Eu dizia: ‘Isso que você fez, nunca mais faça; esse outro som, isso é ótimo’. Algumas vezes alguém tentando soar como Axl é a coisa mais irritante que existe. Queríamos que Tom soasse como Tom”, completou o produtor executivo musical do filme, Adam Shankman.
O resultado é a participação de Tom em sete músicas e o produtor musical do filme garante que Tom é excepcional. “A voz dele realmente é especial. Ela realmente alcança notas altas e faz coisas que normalmente as pessoas não conseguem. Então decidimos que iríamos não ficar somente no ‘passável’. Sentimos que poderíamos deixar o Tom soando como um rock star e conseguimos”, explicou ao Huffington Post o produtor executivo musical do filme, Adam Shankman.
O filme conta a história de 02 jovens sonhadores que se conhecem na casa de shows “Rock of Ages” e tentam fazer o romance sobreviver em meio aos seus anseios artísticos e tudo o que envolve o mundo da música e da fama. Dirigido por Adam Shankman (de “Hairspray – Em Busca da Fama”) e com roteiro de Chris D’Arienzo, baseado em seu musical, “Rock of Ages” é contado através das canções de Def Leppard, Joan Jett, Journey, Foreigner, Bon Jovi, Night Ranger, Reo Speedwagon, Pat Benatar, Twisted Sister, Poison, Whitesnake, entre outros.
“Rock of Ages” traz além de Tom Cruise um grande elenco de nomes estelares como Catherine Zeta-Jones, Alec Baldwin, Paul Giamatti e Russell Brand. O filme estreia dia 15 de junho nos EUA e 17 de agosto no Brasil (podendo haver alteração) e promete ser um grande sucesso.
Veja o trailer de “Rock of Ages”:
O ensaio que ilustra essa matéria foi feito pela revista americana W Magazine e clicado por Mario Sorrenti, Tom Cruise posou junto com duas belas modelos, Edita Vilkeviciute & Lee Kershaw Abbey. Site oficial da W Magazine: www.wmagazine.com
Para saber mais sobre o astro: http://www.tomcruise.com
Acompanhe a MENSCH no Twitter:
@RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é
grátis: http://goo.gl/Ta1Qb