Nesta edição trago uma receita muito especial, mostrando como a couve-flor pode ser um trunfo no preparo de refeições saudáveis. Recentemente, desenvolvi esse prato para um programa de TV, e ficou tão gostoso e fez tanto sucesso que não podia deixar de divulgá-la para os queridos leitores da MENSCH. Quando alguém prova o arroz de couve-flor, dificilmente diz que que toda a textura e sabor é apenas couve-flor, e muito menos que possuem valores nutricionais tão saudáveis que cabem em qualquer plano alimentar ou dieta. Essa receita de camarões acompanhado por arroz de couve-flor com manga é super leve e para quem gosta de sabores mais agridoces, é um prato cheio. E como não podia deixar de ser, é facílima de preparar e impressiona muita gente.

INGREDIENTES:

6 camarões grandes

1 couve-flor grande

1/2 cebola picada

2 dentes de alho espremido

1 cenoura cortada em fatias grossas

1/3 talo de salsão cortado em pedaços grandes

Salsinha e cebolinha picadas

200ml de leite de coco

1 manga palmer em cubos pequenos

2 colheres de sopa de manteiga

4 fatias de presunto parma

Fio de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

ARROZ DE COUVE-FLOR

Triture grosseiramente a couve-flor num processador de modo que fiquem pedaços parecidos com arroz. Reserve. Numa frigideira grande derreta uma colher de manteiga e refogue a cebola e o alho, junto com a cenoura e o salsão. Em seguida, junte a couve-flor, a salsinha e a cebolinha e, aos poucos, acrescente o leite de coco mexendo sempre. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e retire, descarte as cenouras e o salsão. Adicione mais uma colher de manteiga e a manga, deixando cozinhar por mais 2 minutos. Coloque sal e pimenta do reino a gosto.

FAROFA DE PRESUNTO PARMA

Enquanto o arroz estiver cozinhando, espalhe as fatias de presunto Parma bem esticadas numa frigideira em fogo alto até que fiquem crocantes. Retire do fogo e pique com uma faca até que vire uma farofa.

CAMARÕES

Coloque os camarões em uma frigideira untada com um fio de azeite e sal até que fiquem dourados, cerca de 1 a 2 minutos de cada lado.

MONTAGEM DO PRATO 

Coloque uma colher grande do arroz no meio do prato, dispondo um pouco da farofa ao lado. Por fim, posicione 3 camarões em cima do arroz e voilá! Mais um prato simples, saudável e saboroso.

Rende 2 porções

Tempo de preparo: 30 minutos