Por Dulce Rodrigues / Fotos Divulgação

A trajetória do chef gaúcho Geo Bassani, radicado em Londres desde 2008, é inspiradora. Essa trajetória empreendedora de Geo começou quando ele desistiu da carreira profissional no futebol, onde jogou em alguns times do Rio Grande do Sul, e resolveu encarar de frente o sonho de se tornar um chef de cozinha internacional. Aos 19 anos ele saiu de Porto Alegre com passagem só de ida para Londres e seguiu determinado a se realizar no que ama fazer em meio a uma nova cultura. Passado o 1º ano de adaptação à realidade inglesa, o que se seguiu foi uma batalha diária de conquistas. Com cinco dias no país ele começou a trabalhar em uma fishchips shop, o tradicional peixe com batata-frita, das 9h da manhã às 5h da tarde, e das 6h da tarde às 2h da manhã num restaurante brasileiro. Carga horária pesada já no primeiro ano. Em março de 2014 veio a sua grande virada quando foi trabalhar como Chef principal no The Hampton Pub, um pub localizado no Oeste de Londres conhecido como “um dos piores no Sudeste da Inglaterra”.

“Foi um desafio monstruoso. Eu tinha me dado 3 anos para fazer uma mudança. Saber assentar as coisas, ter um controle financeiro, ter conhecimento de uma clientela fiel. Daí pensei pior do que está não pode ficar. Então foi uma motivação que eu tive. Vamos colocar a cara a tapa e tentar fazer”, comentou Geo. Que no início sofreu muito bulling dos clientes que estavam lá e não aceitavam a transformação, que era mais um bar do que um restaurante. “Eu sabia que a transformação viria mais da comida do que na bebida. Seria então um restaurante pub, e não um pub restaurante. Então eu sofri até ameaça de morte, agressão física, pressão psicológica… por conta disso”. Mas Geo não se abateu e seguiu em frente determinado a atingir sua meta. “É por isso que eu digo, gente siga em frente, acredite no seu taco, confie no talento de vocês por que vai surgir muitos obstáculos pela frente. Mas você tem que ir atrás. Faça por você mesmo, por que ninguém vai fazer”, finaliza Geo.

Passado o período de mudanças e adaptação, a crítica londrina se rendeu ao talento do Geo, outorgando-lhe em 2015 o prestigioso prêmio da Good Food Award entre mais de 490 mil restaurantes. Sendo eleito nos últimos três anos (2015 a 2017) com o Good FoodAwards como um dos 50 melhores chefs de cozinha do Reino Unido sendo um dos 20 chefs com menos de 30 anos de idade. Em 2017 recebeu a honraria máxima, o prêmio Gold, sendo o único gastopub de Londres a receber este título. Hoje o ‘The Hampton’, do qual virou dono, é considerado um dos melhores do Reino Unido.

Agora, após 10 anos na Inglaterra, Geo Bassani voltou ao Brasil trazendo a sua culinária de fusão e o desejo de abrir seu próprio restaurante em sua cidade-natal. O Bassani Fusion Cuisine foi inaugurado em setembro de 2017 com a proposta de oferecer aos seus clientes uma experiência gastronômica única em um dos bairros mais tradicionais de Porto Alegre. Com capacidade para 74 pessoas, e um conceito contemporâneo de luxo confortável, além de um andar superior para eventos de até 450 convidados. Todo projeto foi carinhosamente pensado, desde a confecção de louças de cerâmica artesanal, talheres de altíssimo padrão e taças de cristal, até a elaboração de uma carta de vinhos enxuta, dinâmica e muito bem selecionada.

A característica marcante no cardápio do Bassani Fusion Cuisine é a presença de diferentes culturas em um mesmo prato, como por exemplo a combinação de vieiras Canadenses com morcilla e a picanha de cordeiro com purê de baunilha e castanha do Pará. O restaurante, ele está localizado na Travessa Sul, 102 no bairro Higienópolis em Porto Alegre.