Na edição passada, tivemos a receita do brigadeiro que me rendeu o avental do Masterchef e demos aquela “jacada”, que sabemos que de vez em quando nos faz tão bem, e nos mantém saudáveis sem neuras. Agora vamos retomar nossa alimentação saudável, mas sem perder o tão importante prazer em comer. Pensando nesse calorzão do verão brasileiro, desenvolvi essa receita super prática que vai bem como entrada ou principal. Não precisa sequer de fogão e em quinze minutos temos um prato delicioso.

INGREDIENTES:

400g de atum fresco

1/4 cebola roxa

1 xícara de dill (endro)

1/2 limão

Azeite extravirgem (quanto baste)

Pimenta do reino

1 avocado

Sal
Corte o atum em cubos de aproximadamente meio centímetro. Reserve. Fatie a cebola roxa em laminas do modo mais fino que conseguir. Em seguida corte as laminas ao meio, deixando-as com cerca de 2 a 3 cm de comprimento. Reserve. Em um recipiente junte o dill e suco de meio limão e bata com um mixer até formar uma pasta homogênea. Continue batendo e vá acrescentando lenta e constantemente o azeite. O azeite deve ser adicionado de modo constante formando um fio. O ponto ideal é uma textura similar à de um molho de mostarda. Junte uma colher de sopa da emulsão de dill com o atum e a cebola. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Corte o avocado ao meio. Com auxílio de uma colher de sopa retire a polpa da casca tentado deixar a superfície da polpa o mais lisa possível. Fatie em laminas.

SUGESTÃO DE MONTAGEM DO PRATO:

Utilizando um aro, monte o atum no tradicional formato de tartar. Disponha as laminas de avocado ao redor do atum. Para quem gosta de um toque mais agridoce e apimentado, corte lâminas de manga, polvilhe um pouco de pimenta caiena por cima delas e as posicione ao lado do tartar, fica uma delícia. Voilá, simples, saudável e saboroso!

Rende 2 porções