SÃO PAULO EIXO Z

Por Augusto Lins Soares

Desde 2017, o empreendedor subversivo Facundo Guerra fotografa a cidade de São Paulo em ângulos inusitados com a ajuda de seu drone e posta nas redes sociais. Isso chamou a atenção de Matteo Gavazzi, idealizador do projeto Prédios de São Paulo, e da GAPS Editora que convidaram o fotógrafo voador para produzir um livro com o seu olhar contemporâneo sobre a cidade, por meio de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding), no site do Catarse (www.catarse.me/eixoz). Essa ação começou no dia 8 de novembro e, em apenas seis dias no ar, a campanha bateu a meta necessária para a produção do livro São Paulo Eixo Z, que tem registros e diálogos das contraposições e contradições da paisagem paulistana. A publicação tem formato 22 x 21 cm, aproximadamente 110 páginas, imagens sensacionais e capa dura, sem começo nem fim. Parte da verba do financiamento será doada ao abrigo Casa 1, que cuida de jovens LGBT expulsos de casa por suas famílias. Você já pode garantir seu exemplar pelo site da editora (www.gaps.online).

PARA LER EM QUALQUER LUGAR

Por Mônica Silveira

A NOITE DA ESPERA – Milton Hatoum.

Da série: “O lugar mais sombrio” tem como cenário Brasília, retratando toda uma formação política, cultural, ideológica e sentimental de uma juventude nos anos 60 e 70 na capital do Brasil.

O CONTO DA AIA – Margaret Atwood.

Após ter inspirado série homônima que sucesso nos EUA na era Trump, entrou no topo dos mais comentados e vendidos já no mundo. Trata-se de uma ficção futurista ambientada num estado totalitário e teocrático, onde as mulheres passam a ser propriedade do Governo sofrendo várias formas de opressões consentidas. O livro já é polêmico devido a atual situação das mulheres alarmante em muitos   Países e nos estados em guerra.

OS CAMINHOS PARA A LIBERDADE –  Colson Whitehead

Do escritor vencedor do prêmio “Best Sellers New York times”, o livro que fala sobre o tema “escravidão”, também levou o prêmio Pulitzer de 2018, estourou em vários países e deve virar filme. A história da personagem central, Cora, uma jovem escrava de uma plantação de algodão, tem uma ótica inovadora e preocupante sobre o tema.

ROLETA RUSSA – Jason Matthews

Da editora arqueiro. Com o pano de fundo do Ballet Bolshoi a história de uma bailarina que entra para serviço secreto russo de espionagem no longa interpretada por Jeniffer Lawrence.

JOGADOR NÚMERO 1 – Ernest Cline

Uma trama de ficção científica que se passa em 2044 e conta a trajetória de Wade Wats que fica preso em “Oásis” – um universo virtual, e será dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg.

SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS – Becky Albertalli

Da Editora intrínseca, livro e o filme tratam da questão da sexualidade não assumida, contando a história de um rapaz que esconde dos pais e amigos que mesmo no armário se vê chantageado por alguém que viola e descobre suas trocas de e-mails. O elenco traz estrelas como Jeniffer Garner e deve chamar muita atenção do público jovem.

CADÊ VOCÊ, BERNADETTE? – Maria Semple

Da Editora Cia das Letras, esse best seller conta a história de Bee uma adolescente de 15 anos que está à procura da mãe desaparecida, e trata do amor incondicional de filha por sua mãe imperfeita. A premiada atriz Kate Blanchett interpreta Bernadete a mãe de Bee e os roteiristas são os mesmos de “500 dias com ela”.