ENTREVISTA: Beto Simas, as realizações do capoeirista mais famoso do mundo

Mais do que profissão, algumas carreiras são a realização de sonhos e  paixões. Algumas pessoas conseguem atrelar à sua profissão uma vontade de fazer mais e melhor que resulta num trabalho admirável e sem limites. Pode ser como ator, cantor, chefe de cozinha… ou como capoeirista. É o caso do nosso entrevistado dessa semana, Beto Simas através da arte da capoeira ganhou o mundo e por tabela a fama de um homem centrado, com princípios morais admiráveis e um profissionalismo admirável. Perto de completar 50 anos e morando nos EUA a muitos anos, Beto continua o mesmo cara simples que os amigos conhecem. Pai exemplar de três garotos, que seguem com orgulho os passos do pai, Beto viajou o mundo com sua missão de modificar as pessoas através da capoeira. E foi com essa simplicidade e atenção que Beto Simas nos recebeu para esse ensaio exclusivo e essa ótima entrevista. Conheça um pouco do “Mestre Boneco” e siga seus passos.
Hoje você vive mais nos EUA do que no Brasil. Como foi essa abertura e a recepção de poder mostrar a arte da capoeira numa cultura diferente da nossa? Hoje vivo entre os EUA e o Brasil, e ainda tenho que viajar para quase todos os quatro cantos do mundo, pois tenho professores espalhados por diversos países. A Capoeira é uma arte única, onde ela encontra adeptos por sua forma ampla de ser. Se a pessoa gosta de luta ela tem essa parte de luta, se a pessoa gosta de dança ela tem a parte de dança, se gosta de música, ritmo, cultura, etc.
Você costuma dizer que quer melhorar o mundo com a capoeira. De que forma você acha que poderia contribuir dessa maneira através da capoeira? Espalhar a capoeira pelo mundo é uma missão? Quando falo que a capoeira é uma ferramenta de transformação é por que tenho vivenciado isso todo o tempo. Tenho vários exemplos aqui e nos EUA, além de ter um exemplo recente, onde tivemos a oportunidade de produzir um documentário de capoeira pelo mundo e em Israel colocamos os Árabes e os Judeus jogando , cantando, batendo palmas, sorrindo e se abraçando através da capoeira. Por isso é que tenho a convicção que essa arte é uma poderosa ferramenta de transformação, só precisa que as lideranças tenham essa consciência e mentalidade! E essa, agora é minha luta!
Quais os benefícios que a capoeira traz para o corpo e para a alma? A capoeira é uma atividade que trabalha, proporcionalmente com o seu corpo. Além de trabalhar sua mente e também coordenação, ritmo, musicalidade, lateralidade, explosão, flexibilidade, etc.
 
Como a capoeira ajudou a atriz Hally Barry na atuação de Mulher-Gato? Quando fui procurado pela produção do filme, o diretor queria que ela tivesse uma movimentação em relação à luta diferente. Aí fizemos um trabalho especifico e intenso para que ela pudesse realizar nas cenas uma plasticidade maior, uma desenvoltura mais “felina” nas cenas de luta…

Seu filho de coração, o Bruno, atua hoje na mesma novela que você já atuou, Malhação, dá orgulho? É sempre bom ver os filhos se encaminhando na vida, se descobrindo na profissão. Brunão é o meu filho mais velho costumo dizer que troquei mais fraldas dele do que dos outros e é verdade… Com certeza da muito orgulho, sei que ele vai prosperar muito como ator, espero que nunca perca a humildade e a consciência de que sempre estamos aprendendo.

Você costuma dizer que você é PAIdrasto de Bruno diante do carinho e amor que nutre por ele. Consegue explicar como nasceu esse sentimento? PAIdrasto tive que falar para vocês, mais me considero PAI, pois entrei na vida dele quando ele tinha apenas um ano e pouco… O sentimento é de amor incondicional que um pai sente por seu filho…

Que conselhos você daria a outros homens que estão começando a viver uma relação como essa de padrasto e enteado? Acho que a grande virtude é o amor, todos temos defeitos, todos nos cometemos erros, mas o amor tem que ser maior… A relação tem que ser aberta na conversa, talvez se eu tivesse que dar um conselho para quem esta entrando em uma relação como essa, falaria para sempre procurarem ser amigo, para poder ter uma cumplicidade maior com seus filhos…

O que a capoeira te ensinou e ainda ensina que você usa na educação dos seus filhos e no dia-a-dia da família? A capoeira é uma arte impar, é o meu centro, minha paixão eterna, me levou aos quatro cantos do planeta, me ensinou a ser humilde, verdadeiro, respeitador, forte, valente, sensível, romântico e lutar sempre pelos nossos sonhos… “O capoeirista é um artista, um atleta, um jogador e um poeta…” (Dias Gomes)

Por que Mestre Boneco?Por que na década de 70 não tinha muitos branquinhos com cabelos lisos jogando capoeira, então olharam pra mim e me falaram Boneco ai ficou…
A capoeira era uma luta que os negros disfarçaram de dança para poderem praticá-la sem gerar problemas com polícias e senhores de escravos. Hoje, como classificar a capoeira? Acho que a capoeira é a história de nosso país, passou por varias fases, onde teve que se adaptar, mas sobreviveu a todas, agora ela esta em um processo expansão e com uma missão muito importante, a de TRANSFORMAR…

 

Você sente falta da vida de ator? Largaria a capoeira pela carreira de ator? Sinto falta sim, mas jamais vou largar a capoeira, pois ela já faz parte de minha vida, mesmo que um dia eu venha a para, ela já está em minhas veias, em minhas entranhas, esse e um casamento que não tem separação!!! É eterno!!!

 

Perto dos 50 anos, totalmente em forma e ainda arrancando suspiros femininos nos quatros cantos do mundo… Isso te envaidece? Claro que é bom ouvir isso, quem não gosta de ouvir elogios, mas sempre fui pé no chão em relação a isso, nunca malhei para ficar com o corpo sarado, sempre treinei muita capoeira e era só isso que importava, o corpo veio do treinamento, acho que treinei tanto que ainda estou comum pouco de credito, (risos)…

 

 

Ou seja, a malhação e o cuidado com o corpo traz benefícios que vão da saúde ao bem-estar. Qual o segredo? Como é sua rotina de exercícios?Sempre fui uma pessoa de atividade física, sempre nadei muito, corria na praia, jogava futebol de praia, sempre gostei de me exercitar. Nunca tive nenhuma dieta, não sou a pessoa certa para falar de alimentação, como de tudo, não tenho restrições, lógico que, hoje em dia procuro não comer muita fritura, mas não e nada radical como também muita fruta, legume. Sou tranquilo em relação à alimentação, acho até que deveria ser mais disciplinado!

Você já pensou em algum uso medicinal para a capoeira? A capoeira não só transforma, mas como também cura… Tem um amigo meu que desenvolve um trabalho de capoeira para terceira idade muito bacana. Os “velhinhos” meio que nascem de novo… E uma loucura! Isso é só um pequeno aspecto de como ela pode atuar em varias frentes…

Como relação ao futuro, o que você espera dele e o que você esperar fazer nele? Quais seus planos? Pretendo voltar a ficar baseado aqui no Brasil e viajar para fora. Pois agora estou fazendo ao contrário estou baseado lá e venho bastante pra cá! Tenho vários projetos que estão em andamento tanto aqui quanto lá fora. Pretendo está tocando todos eles…
Assistente de fotografia: Miqueli Lima
Produção: MD PRODUÇÕES  www.mdprodcuoes.com
Co–produção: Grooming: Dan Marques
Local: Instituto Cultural Cravo Albin
Urca – Rio de Janeiro – Brasil