Por Rodrigo Dantas

Estamos vivendo tempos onde a tecnologia tem alcançado níveis cada vez mais altos. Um exemplo disso é que a Volvo e a Uber confirmaram a produção de automóveis autônomos, sem motorista, sendo o XC90 o primeiro veículo a receber o programa da Uber. As empresas firmaram um acordo de parceria de engenharia em 2016 e, desde então, desenvolveram vários protótipos destinados a impulsionar o desenvolvimento de carros 100% autônomos.

O SUV sueco é equipado com os principais recursos de segurança da Volvo que permitem que o Uber instale facilmente seu próprio sistema direção autônoma, tornando possível a implantação futura desses carros na frota de veículos da empresa.

A mudança do modelo “XC90 autonomo” em relação ao modelo atual será de uma barra no teto com sensores no topo e embutidos no veiculo, que são projetados para que o sistema de direção autônoma da Uber opere com segurança.

“Trabalhar em cooperação com empresas como a Volvo é um ingrediente-chave para a construção efetiva de uma frota segura, em escala e autônoma”, disse o CEO da Uber Advanced Technologies Group, Eric Meyhofer. “A Volvo é conhecida há muito tempo por seu compromisso com a segurança, que é a condição fundamental de seu mais novo veículo autônomo pronto para produção. Quando combinado com nossa tecnologia autônoma, este veículo será um ingrediente-chave no processo de produção autônoma de produtos da Uber.”