Autoras do livro “Sucesso o que elas Pensam”, Eduarda e Camila Haeckel, duas primas que se juntaram para fazer a diferença. E que são acima de tudo empreendedoras. Um belo exemplo de mulheres atuais e atuantes que conseguem mostrar o poder transformador da mulher na sociedade sem necessariamente ter que levantar bandeiras ou competir com os homens por seu lugar ao sol. Eduarda é formada em Publicidade, com MBA em marketing e vendas, tendo trabalhado na área, em agência de publicidade. Quanto a Camila, ela tem formação em Administração de Empresas e em Gestão de Varejo. Começou a empreender quando montou seu primeiro negócio, uma loja de roupas femininas.  As autoras, de forma bastante inspiradora, apresentaram nesse livro mulheres pernambucanas que falaram de suas experiências de sucesso, mas também de trajetórias de vida feitas de muita resiliência, dedicação, trabalho duro e abdicação, de uma forma que a ideia de sucesso pode ter as mais diversas definições, dependendo da trajetória de cada um.

Qual a formação de vocês e com que trabalham? Nós temos formações bem distintas. Sou formada em Publicidade, com MBA em marketing e vendas.  Trabalhei por um tempo na área, em agência de publicidade, mas grande parte da minha experiência profissional ocorreu na indústria Pernambucana “Cheiro de Bebê”, mais especificamente na área comercial e de marketing. Fui responsável por implementar a ação de responsabilidade social na empresa ao reinserir ex- presidiários no mercado de trabalho, iniciativa reconhecida e premiada pelo Governo do estado de Pernambuco.

Já Camila, tem formação em Administração de empresas e começou a empreender quando montou seu primeiro negócio, uma loja de roupas femininas que, rapidamente se expandiu para três unidades. Fundou a Mar & Arte em 2005, projeto social e sustentável premiado pelo Sebrae Top 100 em 2005. Formada também em Gestão de Varejo com especialização em Gestão de Carteiras de Investimentos, fez carreira em grandes multinacionais.

Somos profissionais que se complementam, com propósitos em comum. Camila, palestrante do TEDX, defende a sororidade e destaca as características das lideranças femininas nas mais diversas áreas, enquanto eu, admiro e me inspiro na riqueza do capital humano de Pernambuco e acredito no potencial ilimitado e na capacidade das mulheres de implementar as mudanças que queremos ver no mundo.

Como surgiu a ideia de lançar o livro sobre sucesso? Esse projeto começou há 14 anos com Felipe Haeckel. O livro Sucesso: o que eles PEnsam foi lançado em 2004 e contou com a participação de nomes como Ariano Suassuna, Francisco Brennand, João Carlos Paes Mendonça, Arlete Sales, Conceição Moura, entre outros, que responderam às perguntas sobre sucesso, compartilhando suas experiências de forma inédita. Foram 119 personalidades entre empresários, artistas, atletas e outros. Felipe conseguiu reunir uma vasta gama de profissionais, dos mais diversos segmentos para compartilhar e debater acerca do tema sucesso.
Em 2016, ele reeditou o livro focando apenas em líderes, surgindo assim a segunda edição chamada Sucesso: o que os líderes PEnsam. Ambas as edições estão esgotadas. Ao perceber a desproporção, entre entrevistados homens e mulheres nos dois livros, Felipe junta-se a nós e surge a ideia de escrever uma nova versão do livro, intitulada Sucesso: o que Elas PEnsam, desta vez exclusiva com mulheres das mais variadas áreas de atuação, não apenas para celebrar suas trajetórias, mas também retratar o protagonismo da mulher Pernambucana em todos os segmentos. Uma justa homenagem para entender o que “ELAS Pensam”.

O longo dessa ação de entrevistar 150 mulheres sobre o tema sucesso, que resumo fazem de tudo isso? O que ficou de lição? Foi uma experiência transformadora! O mais marcante foi ver a entrega de cada uma das entrevistadas, abrindo seu coração, revisitando sua história de vida, relembrando lições aprendidas ao longo da trajetória de cada uma delas. Compartilhando não apenas as vitórias, mas também os percalços, não apenas experiências profissionais, mas também pessoais e familiares. Foram entrevistas muito impactantes e emocionantes. O resultado foi a construção de uma obra da qual temos muito orgulho.

Podemos destacar uma característica muito predominante entre as mulheres que é gratidão. Gratidão a todas as pessoas que de alguma forma, ajudaram essas mulheres a chegar ao sucesso. A vontade de compartilhar esse sucesso, fazendo diferença na vida das pessoas ao seu redor e da sociedade, de uma forma geral, também é uma grande lição que aprendemos com essas grandes mulheres.

A definição de sucesso para as mulheres é diferente de sucesso para os homens, hoje em dia? As edições anteriores foram compostas predominantemente por homens. Na edição voltada para mulheres, fomos contempladas com toda generosidade feminina que nos agraciou não apenas com experiências de sucesso, mas também com uma trajetória de vida composta de muita resiliência, dedicação, trabalho duro e abdicação. Elas falam abertamente sobre as dificuldades enfrentadas no decorrer de suas caminhadas. As mulheres não têm medo de falar de fracasso, muito pelo contrário, encaram isso com naturalidade, como uma parte importante de sua história que não deve ser ignorada. Essa é uma grande diferença entre esta edição e as anteriores, resultando em um conteúdo muito diversificado que transita entre sucesso e todas as suas vertentes.

Conversando com tantas mulheres o que mais perceberam ser uma mudança de padrão e de objetivo? Percebemos que o sucesso é uma palavra muito mais particular e abrangente do que podemos imaginar e está intimamente relacionada a nossos valores. Cada pessoa tem seu conceito pessoal e diferente acerca da palavra sucesso. Esta percepção foi tão transformadora para nós, que inserimos a Rosa dos Ventos na nossa capa, desenho que serve de instrumento para a navegação geográfica e foi escolhido para representar as diferentes direções que a vida pode tomar e a ideia de que o sucesso, pode ser encontrado em diversos caminhos.

Ainda é mais difícil para a mulher, se manter no topo, hoje em dia? Esse questionamento nos faz refletir novamente sobre a pergunta acima, afinal, o “topo” é um lugar diferente para cada uma de nós, já que temos uma definição diversa sobre o que é o sucesso. O ventre feminino é o começo de tudo, o marco zero da humanidade. Somos a maioria em universidades e cursos de qualificação. Somos responsáveis economicamente por mais de 40% dos lares brasileiros. Com certeza, essa evolução ocorre de maneira mais lenta do que o desejado. Estamos conquistando espaços e diminuindo a diferença entre salários e rendimentos em comparação aos homens. A busca por diminuir essa diferença é continua e envolve também o fortalecimento entre homens e mulheres, que são complementares, e devem ser enxergados como indivíduos, independentemente do gênero.

O que homens e mulheres podem aprender em conjunto para se conquistar o desejado sucesso? Podem aprender, literalmente, a trabalhar em conjunto, respeitando as diferenças, encontrando-se nas semelhanças e complementando-se uns aos outros. O objetivo do nosso trabalho nunca foi propor uma queda de braços entre gêneros, e sim, valorizar as características femininas e o protagonismo das mulheres nas mais diversas áreas, celebrando a trajetória de cada uma delas.

Vocês são mulheres ativas, mães e com carreira profissional. Ser uma boa mãe e esposa ainda é visto como sucesso, hoje em dia? Essa pergunta nos leva novamente à definição tão particular de sucesso para cada indivíduo. A definição de uma pessoa de sucesso não é uma ciência exata, e sim, um conceito completamente pessoal e intransferível. Assim como a percepção de sucesso de cada um.

O quanto o sucesso das mulheres hoje em dia, atinge os homens? Isso faz eles se sentirem mais parceiros ou os aflige? Durante o processo criativo, realização das entrevistas e finalização do livro, tivemos uma bela surpresa ao receber tanto apoio e incentivo dos homens, não só para o projeto, mas para cada uma de nós envolvidas no processo, ou seja, autoras, entrevistadas, jornalistas, entre outros profissionais.

Durante as entrevistas, questionamos as mulheres sobre as pessoas que elas admiravam e inúmeros homens foram citados. No lançamento do livro, tivemos uma participação bastante expressiva da ala masculina, que compareceu em peso para aplaudir de pé a iniciativa e a trajetória de cada entrevistada. Ainda não temos o cenário perfeito, ainda há muito para evoluir, mas já percebemos uma parceria e admiração mutua e enriquecedora entre os gêneros.

Afinal, o que é sucesso para vocês? O sucesso só se tem valor quando compartilhado, essa é uma premissa que norteia todos os nossos projetos. Então, ter a possibilidade de compartilhar as lições aprendidas com essas grandes mulheres, assim como suas trajetórias e seus valores para que, dessa forma, outras pessoas possam se inspirar e aprender pelo exemplo. É muito gratificante!!! Um verdadeiro sucesso!

FOTOS: @ccajueiro / PRODUÇÃO @naacastro

AGRADECIMENTO: @StudiumMaison (beleza), @amaisonrecife (roupas) e @amaisonhome (locação)