Por Fábio de Sanctis

Tivemos a grata surpresa de visitar o mais novo restaurante Sal (a 1ª filial) comandado pelos irmãos Henrique e Guilherme Fogaça, localizado no shopping Cidade Jardim em São Paulo. Logo na chegada é impossível não notar e incrível vista do skyline da cidade incluindo a ponte Estaiada. A casa se divide em dois salões, bar, jardim e terraço. A decoração impressiona. Detalhes em madeira e couro, com destaque para um balcão feito com pedra Onix vinda especialmente do Paquistão.

Com a cozinha aberta, o público pode ver o chef em ação e é claro que nos sentamos na boqueta, aonde podíamos ver toda a interação entre salão e cozinha. Pudemos acompanhar todo o processo de elaboração dos pratos e a sincronia com que cada membro da equipe de Fogaça trabalhava. O chef chegou logo em seguida e fez questão de cumprimentar cada um. Após ter certeza de que tudo estava bem encaminhado, saiu da cozinha e se apresentou no salão visitando as mesas e interagindo com os clientes. Fogaça é extremamente simpático e faz questão de tirar fotos e conversar com grande parte dos frequentadores de sua casa.

A carta de vinhos conta com cerca de 150 rótulos e os preços são muito honestos. O cardápio segue a linha brasileira contemporânea, com algumas criações exclusivas. Pra começar, pedimos o stake tartare e a polenta ao pesto de manjericão. Em seguida, o Tentáculo de polvo com arroz sete grãos e creme de azedinha e o Lombo de cordeiro ao purê de dois queijos. Tanto as entradas quanto os principais estavam incríveis. Muito bem temperados e saborosos.

Para encerrar, Rabanada com creme inglês, bourbon e abacaxi acompanhado do café expresso servido elegantemente em taças de licor. O Sal é uma experiência gastronômica completa e por isso é recomendável reservar com antecedência uma vez que suas mesas são bastante concorridas.

SAL GASTRONOMIA – CIDADE JARDIM

Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12.000 – 3º piso

Tel: (11) 3198-9505 – @salgastronomia – www.salgastromia.com.br