Por Márcio Garcês / Foto Lucas Lima

No auge de uma bem sucedida carreira de executivo, o paulistano Marcelo Assakawa resolveu mudar radicalmente de profissão. Trocou as planilhas e o status de gerenciar uma multinacional, pelas panelas, temperos e a vontade de criar novos pratos e sabores. Em 2013, Marcelo havia acabado de receber uma proposta da empresa em que atuava para mudar-se com toda a família para o exterior, mas no meio de caminho, decidiu que, apesar de um bom salário, uma vida nova, não era aquilo que ele realmente queria. Foi então, que surgiu a ideia de investir em uma paixão antiga: a de cozinhar.

“Sempre gostei de cozinhar como forma de terapia e hobby, seguindo as receitas da minha avô paterna ou inventando novas receitas. Jamais como forma de ganhar dinheiro.  Após perder o emprego, fiquei um tempo preparando almoços em casa e me interessando cada vez mais pela gastronomia. Com apoio de todos e incentivo de minha esposa resolvi ingressar em um curso na área. Com isso, minha paixão se aflorou e me deparei, apesar dos meus 40 anos bem vividos, que a verdadeira vocação de minha vida profissional era a gastronomia, diz. Mesmo sabendo que poderia ser uma opção de risco, o futuro chef seguiu em frente. Após o curso, participou da sua primeira inclusão em uma feira gastronômica. E o que era para ser apenas um teste acabou dando certo. Os pratos criados por Marcelo fizeram sucesso no evento.  Foi o que deu força para almejar novos caminhos e criar um negócio neste seguimento aproveitando toda a sua expertise conquistada durante anos no mundo corporativo.

Assim nasceu o Athelier do Sabor uma empresa no ramo de gastronomia responsável pelo cardápio de casamentos, festas infantis, chá de cozinha, chá de panela, entre outros eventos tradicionais como lançamento de revistas e festas de famosos. “O Athelier do Sabor tem um diferencial muito grande dos buffet atuais, pois em todas as degustações, orçamentos e eventos, faço questão de estar presente, demonstrando nosso compromisso com os clientes a todo momento. Meus pratos são todos apresentados conforme serão servidos, independente da culinária escolhida, tendo em vista, que sou muito eclético quanto a gastronomia”, comenta Marcelo.

Hoje negócio atende toda Grande SP, interior e litoral e dependendo da ocasião ou evento outros estados, como em dois casamentos ano passado um no Rio de Janeiro e outro em Florianópolis. O cardápio para cada ocasião, segue uma linha traçada com base no que o cliente quer. “Geralmente não faço pesquisas para criação do meu cardápio, utilizo muitas releituras de receitas renomadas, bem como experimentos diversos para chegar a excelência de sabor. Por diversas vezes, acordo com ideias para preparação de pratos; combinando ingredientes dos mais variados tipos, na maioria é necessário testar por diversas vezes para se chegar ao prato perfeito, que agrade a maioria dos paladares”, destaca.

A história de empreendedorismo de Ossakwa pode servir de exemplo para muitas pessoas. Segue uma forma de pensamento que vem sendo muito aplicada nos dias atuais, principalmente neste momento em vivemos de pura de instabilidade econômica do Brasil. Ou seja, nunca devemos ter medo de se reinventar. “Hoje não me vejo atuando em outra área. Sou extremamente apaixonada pelo que faço, tento melhorar todos os dias, mais e mais, aprender tudo que posso com cursos e até mesmo com outros Chefs. Sou Bacharel em Direito, pós graduado em, Direito Tributário, fui bancário, gerente de vendas por muitos anos em multinacionais, mas nada me mantém mais focado e encantado como a gastronomia. Nasci para isso com certeza”, finaliza Marcelo.