É numa generosa estrutura de quatro casas aglomeradas no bairro do Derby, na área central do Recife, que a Lucilo Maranhão Diagnósticos mantém sua credibilidade há 70 anos. O feito coloca o endereço entre os mais procurados por pacientes de todo o Estado e regiões vizinhas, quando o assunto é exame de imagem feito com segurança e atendimento humanizado.

Os serviços atendem diariamente homens e mulheres em momentos delicados de saúde e que só uma análise especializada é capaz de garantir tratamento adequado. Ainda mais por uma empresa cuja história se mistura com a da radiologia pernambucana com o surgimento do Polo Médico da Capital. Iniciou na década de 1940 como uma clínica radiológica convencional, pelas mãos dedicadas do médico Lucilo Maranhão – integrante da primeira turma da Faculdade de Medicina da então Universidade do Recife -, em 1946. Logo, tornou-se referência em sua especialidade. Com a chegada da segunda geração familiar, na década de 1980, seus filhos Ricardo e Norma Maranhão também enveredaram pela medicina e implantaram, respectivamente, a ultrassonografia e a mamografia.

“Isso aumentou muito o atendimento, principalmente pelo público feminino, que demanda por exames rotineiros”, aponta o Dr. Lucilo Maranhão Neto. Ele já integra a terceira geração da família de seis sócios que, em meados de 2010, inseriu mais um avanço nos trabalhos da clínica com a tomografia computadorizada multislice. “E, mais recentemente, em 2015, a chegada da ressonância magnética. Esse é o método que mais me realiza, pois é com ele que somos capazes de avaliar com mais precisão o que o paciente realmente tem”, completa ele, que gerencia essa última implantação e ainda atua na parte de ultrassonografia geral e biópsias percutâneas guiadas por ultrassom.

Os netos, que compõem a mais recente fase desse parque tecnológico, é ainda composta pelo Dr. Marcos Miranda Filho que, juntamente com o Dr. Ricardo Maranhão Filho, inauguraram os serviços de tomografia computadorizada e densitometria óssea, além de também atuarem nos setores de ultrassonografia e radiologia convencional. Também integra a Dra. Beatriz Maranhão, que segue os passos da mãe (Dra. Norma) na área de imagem mamária.

HOMEM TAMBÉM SE CUIDA

Embora as mulheres se preocupem mais com a saúde e se tornem pacientes frequentes, o público masculino também vai em busca de diagnósticos precisos, principalmente após os 50 anos, quando se sentem mais à vontade e desprendidos. “As patologias mais comuns são as da próstata. Mas as doenças dos testículos também são muito procuradas, bem como os temas de infertilidade. Nesse último ponto, alguns ainda resistem em assumir como uma questão do casal e tratam apenas como um problema da mulher para engravidar”, afirma o médico.

Homens também são mais resistentes em entrar no aparelho de ressonância magnética. Muitos até nem vêem motivo para estar ali. É quando entra o papel fundamental da equipe de preparar esse paciente, desde o preenchimento de uma ficha que identifica a existência de fobias, passando pela conversa direta para tirar todas as dúvidas até, no dia, tornar o momento mais agradável com música e acesso a cobertores confortáveis durante o exame.

FUTURO TECNOLÓGICO

Lucilo Maranhão Neto é categórico ao afirmar que, quem lida com imagem, precisa acompanhar todas as inovações. “É inevitável a troca de máquinas e a atualização do profissional. O médico nunca deixa de estudar”, resume. As novidades surgem para melhorar a precisão e rapidez nos diagnósticos. Hoje, a lista de exames abrange ainda as análises laboratoriais feitas com clínicas parceiras, além de colposcopia, citologia oncótica, endoscopia e outros.

Ainda segundo a diretoria, a intenção para o futuro é continuar a expandir, mesmo em meio às turbulências do Centro do Recife e da concorrência massiva. Desafios que a empresa tira de letra, ao comemorar a média de 12 mil exames por mês e a solidez na equipe de médicos, com profissionais desde a década de 1990. “Tudo o que pulveriza tende a perder em qualidade. Aqui, conseguimos reunir tudo no mesmo local, com a presença frequente dos sócios”, destaca Lucilo Maranhão Neto.

assista entrevista com Lucilo Maranhão para a MENSCH: