Mês passado aconteceu em Las Vegas mais uma edição da CES, feira de tecnologia internacional (ver vídeo no fim da matéria). Com mais de quatro décadas de sucesso, a International CES atinge os mercados globais, se conecta a indústria e permite inovações para crescer e prosperar. A feira internacional, CES, é produzida pela Consumer Electronics Association (CEA), um associação de promoção do comércio da indústria tecnológica, cada vez mais crescente no mundo. A CEA representa mais de 2000 membros corporativos envolvidos no projeto que vão de fabricantes, distribuidores até desenvolvedores de produtos eletrônicos. O evento também tem uma função social, já que todos os lucros da CES são reinvestidos em treinamento técnico e educacional, proteção legal, promoções das indústrias, desenvolvimento de padrões de engenharia e pesquisa de mercado, visando um melhor aproveitamento técnico e melhora da mão de obra.

Esse ano um dos grandes destaques foi a tecnologia 3D que cada vez se torna mais popular dentre os produtos eletrônicos. As TVs tomaram proporções maiores e câmeras e filmadoras com efeito 3D foram lançadas. Nem todos os produtos já estão no mercado, alguns servem apenas para criar uma expectativa sobre o que vem por aí. Grande fabricantes demonstraram seus produtos de última geração. Como a Sony lidera nas câmeras em 3D, e lançou sua filmadora de bolso com suporte 3D, a Bloggie 3D.
A Bloggie 3D filma em 1080p em três dimensões com dois sensores, e conta com uma tela de LCD de 2,4” que dispensa os óculos, assim você pode conferir na hora se a filmagem ficou boa. Ou seja, você só precisa dos desconfortáveis óculos 3D vendo filmes, e não quando estiver filmando por aí. O modelo tem também a companhia da Bloggie Duo, que basicamente adiciona uma segunda tela de LCD na frente da câmera. O preço médio de lançamento é em torno de US$ 200 e será lançada no mercado americano em abril desse ano. Porém os outros modelos de câmeras Sony podem chegar até US$ 1.500, dependendo do modelo.

As TVs em 3D foram outro grande destaque da CES esse ano. A LG mostrou sua linha de TVs 3D e alguns modelos (sem previsão de ser lançada no Brasil ainda) sem a necessidade de óculos. Mas um dos modelos de destaque da LG, já disponível no Brasil, é a  nova LG LX9500 que possui um design Slim impressionante. Capaz de reproduzir conteúdos em 3D, Trumotion de 480 Hz, é a primeira TV com a exclusiva tecnologia Full LED do Brasil, que garante uma incrível experiência com imagens perfeitas. A linha LX9500 possui uma conectividade impressionante, dando acesso ao melhor do conteúdo da internet na sua TV. Além disso tudo, nada de fios aparentes, deixando a casa através da função Wireless AV link. Preço médio entre R$ 7.000 e R$ 15.000.

Falando em TV 3D, a Samsung lançou ano passado a sua linha 3D da série 8000. Com conexão HDMI 1.4 da nova TV Samsung traz também um canal de retorno de áudio digital chamado de ARC (Audio Return Channel-enabled). Isso significa que aquele cabo digital óptico ou coaxial usado para interligar a TV (com sintonizador digital embutido) a um receiver ou HTB poderá ser dispensado, ao ser adotado um único cabo HDMI 1.4 ARC. Com design Slim Premium (2,6 cm se espessura) proporciona a experiência de visualização em 3D mais realista do mundo. Além disso, qualquer imagem convencional pode ser convertida em 3D com um clique do controle remoto. Inspirado nos elementos místicos encontrados na Terra, o design inovador da TV LED combina o exclusivo acabamento Touch Of ColorMystic Earth” com moldura metálica. Além de ser a maior, até então, TV do mercado. Preço médio em torno de R$ 15.000

A maior parte das telas 3D que não exigem óculos usam uma tecnologia baseada no efeito conhecido como Parallax. A grosso modo, essas telas  são divididas em finas colunas verticais, e cada coluna direciona sua imagem para um olho, alternadamente. É esse revezamento de direção  entre as colunas que gera o efeito 3D. Nesse ano outra tendência para TVs 3D foram os óculos mais leves e estilosos. Porém já é uma tendência em algumas empresas para eliminar os óculos como no casa da Toshiba que futuramente lançará um modelo sem a necessidade de óculos, assim como a Sony e LG, que apresentaram seus protótipos.

Pensando nisso a Panasonic lançou seus óculos 3D EW3D10 que são pura tecnologia a serviço do conforto dos consumidores. Além de apresentarem um design moderno, permitem que o consumidor assista a conteúdos em 3D na TV independente do ângulo de visão, ideal para quem prefere curtir um filme deitado no sofá. Os acessórios que acompanham os óculos são o apoio para nariz e elástico, que também possibilitam que qualquer pessoa os utilize de maneira prática e confortável. Podendo ser usados inclusive por quem usa óculos de grau, pois o modelo 3D da Panasonic tem um encaixe próprio. Além da durabilidade da bateria descartável de 75 horas ininterruptas. Preço médio de R$ 399,00

Depois de muita esperar, especulação e boatos, finalmente a Nintendo apresentou ao mundo o mais novo membro da família de consoles portáteis: o Nintendo 3DS. O pequeno console foi um dos grandes destaques do evento, chamando a atenção de todos com sua tela capaz de reproduzir efeitos 3D sem que o usuário tenha de utilizar óculos especiais para visualizar o recurso tridimensional. Além Porém, algo que surpreendeu muita gente durante a conferência da Nintendo foi a existência de um modo de configurar esse recurso. O portátil possui um pequeno controlador que ajusta a profundidade das imagens, podendo até mesmo desligar o efeito. Com o Nintendo 3DS é possível assistir a filmes que utilizem esse recurso sem a utilização de qualquer acessório extra, graças a uma parceria da Big N com empresas como Dreamworks, Warner e Disney. Contudo, ao contrário dos games, não será possível ajustar o nível de profundidade nas cenas. O Nintendo 3DS será lançado no dia 27 de março e custará US$ 250.

A tecnologia 3D agora chega aos celulares, no caso pelas mãos dos coreanos da LG que estão lançando o Optimus 3D, que inclusive, dispensará o uso dos óculos, possuirá também, duas câmeras que poderão capturar imagens e filmar em 3D, além disso, recursos  de conectividade como HDMI e DLNA. A LG não divulgou ainda maiores detalhes sobre sua mais recente novidade, só será apresentada daqui a algumas semanas no Mobile World Congress 2011, na Espanha. Com esse lançamento, o mercado terá que se adaptar a esta tecnologia, já podemos esperar dentre as novidades do aparelho os milhares de games que irão surgir só para o Optimus 3D. Alias, como existe pouco conteúdo para este aparelho, a LG incluiu alguns recursos no Optimus 3D, para que os usuários criem o seu próprio conteúdo em três dimensões.
As empresas tem uma previsão de crescimento nas vendas de TVs 3D que tendem a crescer seis vezes em  relação a 2010, atingindo a marca de 6 milhões de aparelhos este ano  em todo o mundo. Apostando nessa tendência, a empresa coreana incluirá tecnologia 3D em 60% dos modelos a serem lançados este ano. Outro assunto discutido na CES 2011 foi o fato da queda dos preços na maioria dos produtos avançados que irá ajudar esse crescimento nas vendas. Outra boa surpresa é a queda de preços dos aparelhos Blu-Ray, graças à economia de escala e à oferta de um número cada dia maior de títulos, em especial de filmes de Hollywood, shows e concertos no formato. As vendas de Blu-Ray praticamente dobraram nos últimos 12 meses, mesmo estando a economia americana em crise.

Fonte: