No início desse mês Steve Jobs reuniu a imprensa mundial para apresentar o que já seria a evolução de um produto revolucionário que é o iPad. Com meses após o lançamento, a Apple já joga para o mercado a nova geração de iPads. Uma estratégia de marketing ou não, a verdade é que o novo modelo atraiu olhares no mundo inteiro. E o resultado foi melhor que o esperado, foi vendido perto de 1 milhão de computadores tablet iPad 2 no final de semana inicial de vendas, o que supera o desempenho do primeiro iPad, que chegou ao mercado em abril do ano passado, segundo estimativas de analistas.

O novo iPad chegou ao mercado americano no dia 11 de março. Num mercado que sinaliza que o futuro é dos iPads, a versão original do tablet superou a marca do milhão de unidades vendidas 28 dias após o lançamento. “Não nos surpreenderia que a Apple tenha vendido cerca de 1 milhão de iPads 2 no final de semana inicial“, disse o analista Scott Sutherland, da Wedbush Securities. Em algumas lojas, os tablets e seus acessórios chegaram a esgotar em apenas 10 minutos nas prateleiras. Segundo o analista Trip Chowdhry, da Global Equities Research, estima que a Apple pode ter vendido três vezes mais iPads 2 que iPads, nos dois primeiros dias de vendas.

E qual a razão para tanto sucesso além de uma ótima estratégia de vendas e um público ávido por novas ferramentas tecnológicas embutidas no novo aparelho? A nova versão do iPad será disponibilizado na cor branca, terá dez horas de bateria e será 33% mais fino que o iPhone 4. Para além disso, o novo gadget traz uma característica muito importante: o iPad 2 será nove vezes mais rápido que o seu antecessor e terá uma saída HDMI out com suporte a 1080p e será compatível com todas as aplicações, precisamente algumas das falhas que vinham sendo apontadas ao seu antecessor.

O iPad 2 vem mais fino, leve e com superfície anti-reflexo. Vem equipado com duas câmaras – uma frontal e uma traseira -, fato que permite utilizar a tecnologia FaceTime (videochamada sobre WiFi) da Apple, entre iPad, iPhone, Mac e iPod compatíveis. O iPad 2 possui um processador A5 dual-core, um CPU duas vezes mais rápido e gráficos nove vezes mais rápidos. Steve Jobs também revelou que o preço do iPad 2 será ao preço dos atuais iPads já existentes no mercado. Uma boa notícia para quem está a pensar adquirir um. Aqui no Brasil a tendência é o preço do iPad (primeira versão) cai um pouco. Porém, ainda não se tem uma data para o lançamento por aqui.

Mas esse panorama pode mudar em breve, pois o mega empresário Eike Batista já sinalizou seu interesse em montar uma fábrica da Apple aqui no Brasil. Eike já iniciou conversas com dois grupos que fazem na Ásia a montagem de aparelhos da empresa de tecnologia americana. A idéia é que a montadora seja instalada no complexo do Porto do Açu, da LLX, empresa de logística da holding, em São João da Barra, no litoral norte do Rio. Porém, como esperado, o projeto requer aceitação do projeto por parte da Apple. “Sim, sim, a gente quer trazer. Por que a gente (no Brasil) tem de pagar duas vezes e meia o preço de um iPad?“, afirmou Eike em entrevista ao Estadão.

Estou abordando as empresas que fazem essa montagem na Ásia. Não é a Apple, a Apple tem de aprovar depois. Você fala com as empresas que montam esses aparelhos para a Apple. Então, a conversa é com dois grupos. Estamos procedendo nessas conversas.” Caso venha a acontecer, será a oportunidade de um mercado até então restrito por conta do preço dos iPads no Brasil. O sucesso inicial do iPad 2 serve como alerta quanto a uma potencial bolha mundial no segmento de tablets, com a procura superando a oferta em até 36 por cento, de acordo com o analista Mark Moskowitz, do JP Morgan.

Recente pesquisas da Reynolds Journalism Institute que entrevistou 1600 usuários de iPads, foi constatado que 76% desse público indicaria o iPad a um amigo. E grande parte do público (70%) que hoje é usuário do iPad, se diz satisfeito com a nova ferramenta. Diante disso tudo a Apple também confirmou que o iOS 4.3 chegará no dia 11 de Março para o iPad, iPhone e para a terceira e quarta geração dos iPod Touch. E próximo dia 25, o iPad 2 será lançado em 26 países. O mundo se curva diante de seu mais novo gadget do momento.

Texto: André Porto

Fonte: Estadão, G1, Info Exame, Reuters
Fotos: Divulgação
Tabela comparativa: Reuters