VAIDADE: Clube do Bolinha, salões de beleza só para homens‏ viraram moda

Vamos ser honestos, deve ser um tanto quanto chato para um homem freqüentar um salão de beleza feminino, não é? Visões de mulheres de bobs, fazendo chapinha e desencravando unha não é lá muito sensual ou prazeroso quando o cara precisa cortar o cabelo ou fazer a barba. Por conta disso, surgiu a brilhante idéia de um lugar só para os meninos! Um verdadeiro Clube do Bolinha para assuntos ligados a vaidade e cuidados masculinos.
Nestes centros de beleza, os serviços vão muito além das antigas e tradicionais barbearias que só cortam cabelo e fazem a barba. Há coloração, limpeza de pele, massagens, depilação, manicure e pedicure e outros serviços para renovar os moçoilos. E enquanto são atendidos nada de revistas de fofocas e novelas, mas Playboys, Vips, Alfa e em breve, quem sabe, essa revista aqui, hein?! A proposta dos salões de beleza masculinos é deixar o cliente à vontade e bem servido, muitos oferecem cerveja gelada, jogos de futebol na TV, games eletrônicos e tudo mais que for interesse do cliente. “Eles preferem ambiente exclusivo, sem mulheres”, revela gerente do J.J. Cabeleireiros, Augusto Castro, na capital paulista. Castro conta que o público masculino representa, atualmente, 40% da clientela do salão. Há quatro anos, informa, não era mais que 5%.
Segundo Lôua Unger, coordenadora técnica, da barber shop do W Spa, o perfil da clientela de centros de beleza exclusivamente masculinos são homens que se incomodam com a agitação de um salão unissex e preferem serviços personalizados, gostam de ser chamados pelo nome e perceber que os funcionários já sabem sobre seus gostos e preferências. “Eles apreciam um lugar mais calmo, com tratamento exclusivo e personalizado gostam de ser chamados pelo nome e de sabermos se a doze do seu whisky é com ou sem gelo, que seu café é um expresso encorpado ou um simples carioquinha, e claro, adora ser saudado quando seu time é vencedor!” diz Lôua. Dos serviços oferecidos, os mais procurados são respectivamente, corte, barba, manicure e podologia. Alguns clientes no início tem uma certa resistência, porém no final são só elogios à esse tipo de salão, “os elogios são constantes e sempre acompanhados da frase…”era o que estava faltando”…”
Fernanda Dib, sócia-proprietária da clínica Garagem Estética Masculina, de São Paulo, comenta que, antes era proprietária de uma clínica de beleza unissex, mas o público masculino só aparecia para fazer tratamento capilar. “A maioria dos homens sempre reclamava que deveríamos ter um local exclusivo para eles. Depois desse momento, comecei a acompanhar melhor o crescimento do mercado de cosméticos masculinos e, como observei que ele é promissor, resolvi apostar na idéia. “O perfil do homem que procura um lugar específico para o público masculino é composto por executivos entre 35 e 40 anos.” “No geral são homens bem sucedidos e estabilizados financeiramente, das classes A e B, até pelo custo de alguns serviços. Um outro ponto importante, é que eles são bem mais exigentes e comprometidos do que as mulheres na hora de realizar um tratamento.”
Mesmo em um espaço exclusivo onde só circulam homens, há ainda algumas barreiras a serem vencidas, a depilação é uma delas. Muitos homens ainda insistem em manter seus pelos como sinal de virilidade e masculinidade. Segundo Lôua “ainda existem homens que defendem seus pelos com unhas e dentes.” Já fizemos uma matéria sobre o assunto, para revê-la clique aqui. Depilados ou não, o mais bacana disso tudo é saber que os homens ganham cada vez mais espaço e importância quando o assunto é cuidado com higiene e beleza. A indústria de cosméticos já está atenta a isso e agora também os centros de beleza. A moda, que começou em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, está ficando cada vez mais popular e várias cidades começam a oferecer salões exclusivos para os homens.
MERCADO PROMISSOR O ramo de beleza está entre os segmentos que mais cresceram no Brasil em 2010, cerca de 16%, segundo a consultoria especializada Rizzo Franchise. Com um faturamento no ano passado de R$ 9,1 milhões (8,3% maior do que em 2009), o mercado de estética deve crescer 14,5% em 2011. “Hoje a sociedade tem cada vez menos preconceito contra homens que se cuidam, o que torna esse público altamente promissor”, afirma Alain Guetta, presidente da Associação Brasileira de Franchising no Rio de Janeiro (ABF-RJ).
Os bons resultados vão além do sucesso das clínicas de estética, atingindo também o mercado de produtos de beleza. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Abihpec), o setor no Brasil vem apresentando expansão da ordem de 10% ao ano, tendo faturado em 2009 aproximadamente R$ 21,7 bilhões na comercialização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. (Fonte: iG)
George Arliani, proprietário da franquia brasileira do salão Llongueras, rede com sede em Barcelona, Espanha, e que conta com 133 unidades entre próprias e franqueadas em países como Itália e Portugal, diz que atualmente 30% do faturamento de seu estabelecimento vêm dos clientes homens. Segundo ele, há três anos, o salão fazia, mensalmente, cerca de 1,2 mil atendimentos em serviços, cerca de 100 para homens. Atualmente, são executados cerca de 5 mil serviços ao mês, dos quais cerca de 1,5 mil, 30%, para homens.Arliani diz que depois do tradicional corte de cabelo, a maioria das solicitações é para manicure e depilação, principalmente de costas e sobrancelhas. “Os homens já têm consciência de que aparência é importante”, acredita. Ele conta ainda que quem procure os serviços de manicure busca principalmente retirar a cutícula, pele fina que se forma sobre a unha. Ele observa que, como os homens não querem nem ouvir falar em passar base (esmalte incolor) foi desenvolvida uma forma de polimento.
Confira alguns dos salões mais legais que em grandes capitais estão resgatando esse espaço totalmente viril com um serviço diferenciado:
W SPA Rio     Na barber shop do W Spa, meninas não entram! No local, uísque, vídeo game e TVs de plasma em canais de esportes fazem os homens reinarem absolutos. Além dos tradicionais serviços de corte de cabelo e barba – feitos por um barbeiro – os homens também têm à disposição tratamento luxuoso da Clarins. É o Facial for Men with Bison Grass, que tem como ingrediente Bison Grass, o mesmo da vodka, que tem ação antifadiga e calmante. De quebra, ainda reduz o estresse enquanto cuida pela irritada pelo barbear. “O tratamento ainda proporciona firmeza de tom e um brilho saudável à pele do homem”, diz Lôua Unger, responsável técnica pelo W Spa. A sessão sai por R$ 210,00.
Avenida das Américas, 7777, subsolo, 13, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, tel. (21) 3325.7240 – Site: www.wspa.com.br
Red Salon Homem
Entre os serviços mais procurados no Red Salon, que aceita reservas online, estão corte e lavagem (R$ 40,00), relaxamento (a partir de R$ 70,00), coloração (a partir de R$ 50,00), limpeza de pele (R$ 60,00) e barba (R$ 25,00), tudo com produtos exclusivos para homens. “No verão, às vezes tem executivo que vem no horário do almoço só para lavar o cabelo com xampu à base de menta. Refresca e ajuda a relaxar”, revela Borsato. Tem até Playboy para folhear entre um tratamento e outro. Mas o dono do salão garante que os meninos também podem frequentá-lo. “Atendemos muitos meninos que fazem hidratação (R$ 25,00). Geralmente eles fazem natação, o que deixa o cabelo bem ressecado”, explica o proprietário.

 

Avenida Rio Branco, 133, sobreloja 205, tel. 2222-1390. Filial Copacabana: Rua Francisco Sá, 51, loja 13, tel. 2287-8697. Filial Ipanema: Rua Visconde de Pirajá, 82, loja 111, tel. 2522-4939. Filial Largo do Machado: Rua Ministro Tavares de Lira, 72, loja E, tel. 2556-1172. Segunda a sexta, das 9h30 às 20h. Sábados das 9h às 19h. Site: www.redsalonrio.com

 

Barbearia Futebol Clube
Nas paredes, camisas históricas, cachecóis e flâmulas espalhadas por todos os lados. Pode até parecer um museu do futebol ou um pequeno acervo de um torcedor apaixonado por relíquias de futebol. Mas na verdade se trata de uma inusitada barbearia localizada na Asa Norte, Brasília. Enquanto o cliente corta o cabelo ou faz a barba, ele pode assistir à programação de esportes em canais disponíveis na TV por assinatura. Pois em cada um dos espelhos do estabelecimento existe uma televisão ligada na Sportv ou na ESPN. Além disso, o cliente pode optar por jogar partidas de videogame enquanto corta o cabelo.Tudo na Barbearia Futebol Clube remete ao esporte mais popular do mundo. “A gente sempre gostou de futebol. A Copa do Mundo nos motivou a desenvolver a idéia e estamos sempre tentando trazer coisas diferentes do mundo da bola”, afirma Lauro Viana, um dos donos da loja. Entre as principais relíquias utilizadas como decoração da loja estão uma camisa do Flamengo do fim dos anos 70, utilizada pelo craque Adílio, além de outra do ídolo vascaíno e hoje presidente do clube, Roberto Dinamite. Mas o futebol da cidade também tem espaço garantido nos adornos da barbearia: uma camisa da equipe do Brasília, de 1976, utilizada na final do Campeonato Brasiliense daquele ano. A camisa faz parte da história do Brasília. Foi com ela que veio a primeira conquista do time, fundado um ano antes.

Em busca de novidades e agitos, a principal promoção da barbearia é, na verdade, um desafio. O cliente que conseguir fazer 50 embaixadinhas em frente ao salão, ganha um desconto de 50% no corte ou na barba. Até o momento, apenas dois boleiros conseguiram completar a tarefa. “Um deles veio aqui e disse: ‘Só queria mostrar que sou bom’, pagou o valor integral do corte e foi embora”, conta Fernando. Coisas do mundo da bola.

Av. W3 Norte, Quadra 711, Bloco A, Loja 54 – Brasília – Tel: (61) 3447.6302 – Site: www.barbeariafutebolclube.com.br

Barbearia Clube
O conceito diferenciado da Barbearia Clube, voltado ao ‘macho clássico’, sem preconceito e com muito bom humor, tem agradado ao público masculino. A Barbearia Clube tenta resgatar a nostalgia das barbearias clássicas. A barba é feita com navalha e toalha quente. A decoração é estilo old school, com piso xadrez e a tradicional cadeira de barbeiro, proporcionando um ambiente onde os homens sentem-se à vontade e possam cortar o cabelo, fazer a barba ou até um tratamento como a limpeza de pele, sem constrangimento. Para completar o clima de “clube do bolinha”, os clientes tem à disposição uma seleção de petiscos de bar e uma geladeira de cervejas premium. Na tela de LCD, programas esportivos e, na bancada, uma grande variedade de revistas masculinas e jornais do dia. Tudo para que o “macho” se sinta em casa.
Na Barbearia Clube os clientes não precisam agendar horário e se tiverem que esperar, podem servir-se de cervejas, acompanhar canais de esporte, ler revistas e jornais, jogar dominó ou xadrez e ter o sapato engraxado. Mulheres que querem dar presente ao marido na Barbearia Clube Curitiba há o “Dia de Rei”, onde o cliente tem três opções (ouro, prata e bronze) de serviços que incluem desde, barba, cabelo, mão e pé, a hidratação facial, massagem e esfoliação corporal, um conjunto completo de cuidados para seu marido. Outro fator que chama atenção no Barbearia Clube é a comunicação feita por eles sempre com muito humor e bem direcionada para o público. Vale uma conferida no site.

 

Rua Jacarezinho, 21, Merces – Curitiba – Tel: (41) 3014.9413 – Site:

 

Garagem Estética Masculina
Em São Paulo o Garagem Estética Masculina, que atende exclusivamente homens, com um discreto ambiente retrô, oferece serviços como massagem, limpeza de pele, depilação e pedicure. Os métodos dos tratamentos de beleza oferecidos não diferem dos de outros centros de estética. O grande diferencial é a exclusividade do público, o que deixa os freqüentadores mais confortáveis. A Garagem Estética Masculina – que hoje fatura cerca de R$ 1,5 milhão por ano e entrará no segmento de franquias – já foi alvo de desconfiança no início. Hoje, boa parte dos novos clientes chega à clínica graças à propaganda boca-a-boca. Mas, apesar disso, o proprietário ainda observa uma certa reserva dos clientes em dias de grande movimento. “Quando a clínica está cheia é muito estranho porque fica todo mundo quieto. Muitos homens que fazem o dia do noivo são trazidos para cá pelas próprias noivas”, afirma.
Av. Agami 183 – Bairro Moema – São Paulo – (11) 5052-7511 – Site:

www.garagemestetica.com.br

Barber Shop Rio
Ampliando o conceito de uma barbearia tradicional, o salão inspirado nas tradicionais barbearias londrinas, com a modernidade do mundo contemporâneo: atendimento imediato, ágil, sem hora marcada, com funcionários altamente qualificados e produtos top de linha. Por estar localizado em um dos principais shoppings centers do Rio, a segurança, o conforto e a comodidade são grandes diferenciais é só chegar, escolher o tratamento, e sair com o visual renovado. Entre eles, corte (R$ 50,00 ou R$ 30 à máquina), barba (R$ 32,00 comum, R$ 18,00 à máquina e R$ 35,00 modelada), coloração (a partir de R$ 75,00), limpeza de pele (a partir de R$ 90,00), manicure (R$ 20,00), pedicure (R$ 24,00), podologia (R$ 63,00), massagem corporal (R$ 80,00) e depilação com cera (a partir de R$ 18,00). De segunda a quarta tem promoção: pagando em dinheiro, o cliente ganha 20% de desconto no corte e na barba.

 

Rua Lauro Müller, 116, piso G2, Shopping Rio Sul, Botafogo, tel. 2541-1484. Site: www.barbershoprio.com.br
Agradecimentos especiais: Lôua Unger, coordenadora técnica da barber shop do W Spa. E Vanessa Rodrigues da Sallum Comunicação.
Fonte: Terra, iG, Abril