O novo AUDI A8 chegou, e cheio de gracinhas. Não é a toa que em sua campanha publicitária, da um belo de um “boa noite” na sua concorrente Mercedes Bens e a tudo àquilo que considera quinquilharia do passado. Na verdade, a idéia do vídeo foi desejar um adeus para o “luxo antigo”, fazendo uma referencia ao clássico livro infantil “Goodnight Moon” escrito em 1947 por Margaret Wise Brown.

Em 15 de janeiro de 2011, o “Goodnight” invadiu os canais de TV americanos, fazendo o maior sucesso e trazendo um sentimento de nostalgia nos potenciais clientes da marca. No conto original, um coelhinho antes de dormir deseja “Boa Noite” a todos os objetos que gosta, já no comercial da AUDI, o telespectador é convidado a dar um “Boa Noite” ao luxo exagerado, e acordar para o simples luxo do novo Audi A8, e dizer “Bom dia” para a inspiração sem igual.

O comercial foi desenvolvido pela empresa Venables Bell & Partners, com a direção de Daniel Kleinman e produção da empresa Epoch Films em parceria com a Rattling Stick, já a direção de fotografia é de Alwin Kuchler e a trilha da Elias Arts.

O CARRO

O novo AUDI A8 LW 12 QUATTRO foi apresentado ao mundo em Pekin, durante o Auto China 2010. O carro veio para estabelecer o novo padrão do luxo no mercado, e dispensa maiores descrições quanto aos itens da categoria, pois são inúmeros seus itens diferenciais. A máquina vem com um potente motor de 12 cilindros com disposição para 500 cavalos e uma carroceria feita de alumínio, que faz com que ele fique 40% mais leve que o modelo similar a aço, tornando o passeio mais silencioso e seguro.  
O modelo cresceu em altura, largura e também na distância entre os eixos. A AUDI, também inovou nos faróis, que vem com funções de LEDs. No modelo, há detalhes cromados por toda parte, como se pode perceber nas grades, espelhos externos e no escape.
O motor W12 utilizado desde a versão de 2001, foi modificado para receber injeção direta da gasolina, desta forma, aumentando a força, chegando a potencia de 368 Kw, podendo acelerar do 0 a 100km/h em 4,9 segundos. O consumo médio do combustível, contudo, não é dos maiores: 8,3 km/l de gasolina.
O sistema de direção Servotronic age com altíssima eficácia. A suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado é equipamento de série e é integrado ao sistema dinâmico Audi drive. Assim, o condutor poderá escolher entre quatro diferentes configurações de funcionamento do motor, a transmissão de oito velocidades tiptronic, a direção assistida Servotronic e o diferencial tipo esporte.

O sistema de navegação de última tecnologia trabalha junto com o sistema de segurança, que registra a topografia da estrada antecipadamente e deixa esses dados disponíveis para as unidades de controle, a transmissão automática, faróis e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop e Go. Com este sistema de inteligência avançada, pode-se identificar o cenário do percurso, que oferece no painel de controle todo o suporte de driver de forma prévia.
É amigo, mais não para por aí, o painel conta com um assistente de visão noturna, que usa uma câmera de imagem térmica para verificar à distancia, pessoas ou animais na estrada. Se for identificada uma situação de potencial risco, o sistema de freios é acionado automaticamente, além disso, a imagem é mostrada na tela em vermelho e aciona-se um sinal sonoro de alerta.

O interior do carro é espantoso, há espaço de sobra para o conforto, os assentos são reclináveis, podendo o passageiro desfrutar de uma massagem. Além disso, há também descanso para os pés, mesa dobrável, tela de 10,2 polegadas para todos e um mini-bar. Para o motorista, duas telas de monitores de grande porte, uma no painel de instrumentos e uma no console central, que funcionam como centros de controle e exibem as informações com alta resolução de gráficos em 3D.

Quanto ao som, trata-se de um Bang & Olufsen, de avançado sistema, com uma potência de mais de 1.400 watts e 19 alto-falantes, com opção de controle para os passageiros de trás. Falando em entretenimento, basta acionar qualquer tela disponível a bordo para navegar em qualquer função. 

INTERIOR DO CARRO

Já pensou em estender seu escritório para o carro?
Como se não bastasse todo o conforto desse “lounge”, o carro ainda vem com um sistema de internet wireless de fábrica. Através do sistema de navegação MIMI, desenvolvida em parceria com o Google, que foi recentemente premiado pela Telematics Award 2010, com o prêmio “Best Embedded Telematics Navigation Product”. A tecnologia funciona através de uma antena instalada no teto do carro, possibilitando localizar no Google o próximo destino; basta escrever na tela “touch screen” o nome do local, ou se preferir fazer uma chamada do telefone do próprio carro.
A velocidade da internet chega a 7.2 Mbit/s, e para se conectar basta inserir um chip no telefone do carro ou via Bluetooth, através do sistema de criptografia WPA2, que é a rede wireless mais segura existente. A conexão suporta até oito aparelhos ao mesmo tempo, sendo ipads, netbooks ou laptops. Já imaginou, em plena segunda-feira pós balada, você poderá dormir mais um pouco e aproveitar para adiantar o trabalho no trânsito.

E você, ficou com vontade de desejar um “Bom dia” para o novo Audi A8? Então, já deve imaginar que tanto conforto tem um preço. O modelo nos Estados Unidos custa U$$ 119.000,00, e infelizmente chega ao Brasil por cerca de R$ 500.000,00. Conclusão, bem que poderíamos dar um “Boa Noite” para a taxa tributária.

Texto: André Lima
Fotos: Divulgação AUDI

FONTE:
http://danmoldovan.blogspot.com/2010/07/2011-audi-a8-l-w12-quattro.html