CARRO: FORD BRONCO SPORT 2021 VEM AÍ PARA TERRA OU ASFALTO

Ele vem ai, o novo SUV médio da Ford vindo do México. O Ford Bronco Sport 2021 é montado com a plataforma modular C2, ou seja, a mesma dos novos Focus e Escape, ao invés de carroceria sobre chassi. A sexta geração do Bronco é feita com base na plataforma da pick-up Ranger. E, pela primeira vez na sua história, além da versão de duas portas conta com uma variante de carroçaria de quatro portas. Existem vários elementos estéticos alusivos ao passado do jipe, sobretudo ao modelo da primeira geração. O novo Bronco 2021 se espelha no modelo de primeira geração, que foi apelidado de G.O.A.T. (Goes Over Any Terrain, ou “Supera qualquer terreno”) para oferecer o máximo de desempenho 4×4 ­– veja aqui a linha do tempo. Além de vão livre do solo de 294 mm e capacidade de imersão de até 850 mm, ele incorpora tecnologias inovadoras de mapeamento e direção.

A proposta do Bronco é funcionar tão bem na terra quanto no asfalto. Para isso conta com um modo de seleção de terreno, que ajusta a suspensão de acordo com um dos sete modos: Normal, Eco, Sport, Slippery e Sand (escorregadio e areia), Mud/Ruts (lama) e Rock Crawl (pedra). Com suspensão independente nas quatro rodas. Por dentro, o Bronco recorre a materiais resistentes. Inclui um painel de instrumentos retro e sistema de infotainment Sync 4 com opção de ecrã de 8 ou 12 polegadas que possibilita o acesso a mais de mil mapas de trilhos fora de estrada. À disposição estão seis níveis de equipamento (Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, Wildtrak e Badlands) e mais de 200 acessórios.  Já seu motor conta com o 1.5 EcoBoost turbo de três cilindros e injeção direta, entregando 184 cv a 6.000 rpm e 26,3 kgfm a partir de 3.000 rpm, sempre com a transmissão automática de 8 marchas. Outra opção é o 2.0 EcoBoost, mais cara que a anterior, com turbo de quatro cilindros, também com injeção direta, que gera 248 cv a 5.500 rpm e um torque máximo de 38 kgfm a 3.000 rpm.

“Criamos a família Bronco para elevar todos os aspectos da aventura off-road, com o melhor chassi da categoria e tecnologias exclusivas que elevam o padrão no segmento 4×4”, diz Jim Farley, executivo chefe de operações da Ford. “Eles combinam a robustez de uma picape Série F e o espírito de performance do Mustang – embalados em um dos designs mais impressionantes e funcionais do off-road, fiel ao DNA original do Bronco.”

Disponível com duas ou quatro portas (que podem ser retiradas), o Ford Bronco é o resultado de longos anos de pesquisa, que levaram os técnicos da Ford a “navegar” por fóruns para descobrirem o que os potenciais clientes poderiam querer de um novo Bronco. Outro diferencial é o seu tamanho, o Bronco possui 4,38 metros de comprimento, 2,08 m de largura (contando com os espelhos), 1,78 m de altura e tem um entre-eixos de 2,67 m. Essas medidas o colocam na briga direta com modelos como Jeep Compass e Chevrolet Equinox. A altura varia de acordo com a versão, chegando a 1,89 m na variante Badlands com rack no teto.

Sua carroceria tem um projeto inteligente que inclui teto estilo safari, com o maior espaço para a cabeça e para carga. Ela permite também transportar duas mountain bikes e outros equipamentos esportivos, como caiaque ou asa delta. Além de cinco versões, o Bronco Sport conta com mais de 100 acessórios originais para personalização. No lançamento, a Ford oferece também a edição especial First Edition que traz vários itens diferenciados, como transmissão SelectShift e pneus de 29 polegadas. O Bronco começa a ser vendido nos EUA em 2021 por US$ 30 mil, deve chegar aqui no Brasil em torno de R$ 400 mil. Vamos aguardar.

Veja vídeo de apresentação: