Por Márcia Dornelles

O jovem ator Marcelo Rodrigues Filho, 20 anos, está naquela fase de estreia na TV e novas descobertas com seu primeiro trabalho para o grande público. Interpretando Rafael na novela “Topíssima” na Record, Marcelo tem colocado em prática o que aprendeu em cursos e workshops, e acima de tudo testar sua capacidade de ser vários. “Não teria uma técnica em si, mas sim um estudo e um entendimento do personagem, a partir dali trazer o seu dia a dia e sua rotina pra perto de mim”, comenta ele durante a entrevista para a MENSCH. Com garra e talento ele mostra que sua trajetória promete dentro e fora da TV.

Marcelo onde você nasceu, e quando foi que percebeu que queria ser ator? Nasci em Petrópolis e percebi que queria ser ator aos 14 anos.

Você fez vários cursos, de interpretação, oficinas, workshops, em toda sua formação quais foram os conhecimentos técnicos que mais influenciaram em sua formação e estilo de atuar? Estudei no Tablado, Wolf Maya, Cal e cursos/workshops. Todos tiveram a sua importância na minha formação e contribuiu de alguma forma! Costumo dizer que o mais importante que eu busco na minha atuação é estar presente e consequentemente passar a verdade. Não teria uma técnica em si, mas sim um estudo e um entendimento do personagem, a partir dali trazer o seu dia a dia e sua rotina pra perto de mim.

 

“Topíssima” é sua estreia na TV? Como está sendo viver o Rafael? Não poderia estar estreando em uma novela melhor! Estou vivendo um sonho incrível rodeado por pessoas maravilhosas. Rafael é um personagem que eu tenho uma admiração gigante, com seus ideais muito próximos dos meus e que sem dúvida alguma estou aprendendo muito com ele e com a forma que enxerga a vida.

A expectativa da imprensa em relação a esta novela está sendo muito boa por ser considerada uma novela contemporânea e sai do universo bíblico, o que você está achando da trama? A trama é magnifica! O público pode esperar uma novela com muita ação, romance, drama. Tudo que é preciso pra atrair e prender o telespectador. Tenho certeza que essa novela será uma abertura para outras novelas contemporâneas na Record TV.

Como está sendo contracenar com Cassia Linhares e Floriano Peixoto como seus pais? Cara, sem palavras. Já conhecia os dois como atores e os admirava muito! Então como ator já esperava o melhor possível e também uma responsabilidade gigante! Mas a grande surpresa, por não conhecer os dois, foi a amizade e companheirismo que criamos fora das gravações. Tenho um carinho gigante por ambos e sou muito grato por ter os dois como parceiros de cena e de vida.

Como vai se desdobrar seu namoro com a Gabriela vivida por Rafaela Sampaio? Vai ser conturbado no começo. O Paulo Roberto (Floriano Peixoto), não vai aceitar o nosso relacionamento por ela ser pobre e morar no Vidigal. Mas o Rafael não vai dar o braço a torcer e vai fazer de tudo pra conquista-la e mostrar que é diferente do seu pai.

Onde você buscou inspiração para compor Rafael, como se preparou para o papel? Rafael é muito parecido comigo. É um menino humilde, simples, sagaz e que valoriza muito seus amigos e quem ele ama! Luta pela integridade de sua família e essas são características muito presentes em mim. A preparação, além da ajuda da nossa preparadora de elenco Vera Freitas, eu busquei trazer a bondade pro meu dia a dia. Entender muito a relação dele com os seus pais e a partir daí pensar como Rafael nos estudos em casa.

Como é sua relação com a família? Você tem irmãos? É uma relação de muita união, parceria e luta para uma evolução constante. Tenho duas irmãs, uma de 32 anos e 10 anos.

Teatro, conte sua experiência, o que marcou até aqui? Eu nunca consegui trabalhar com o Teatro, viver dele. Mas por isso não foi menos importante. O que mais me marcou foi meu falecido professor do Tablado, Cico Caseira. Com ele fazia muito teatro pelas ruas, buscando nossa liberdade de expressão, o lugar do ator de teatro no mundo! Com ele que comecei minha vida artística e graças a ele foi o um amor a primeira vista entre a arte e eu.

Quais são seus projetos para este ano além da novela? Eu deixo as coisas acontecerem. Estou focado na novela agora e deixando o depois com o meu empresário.

Algum sonho de consumo? Viver do meu trabalho. Sem dúvida alguma seria uma realização gigantesca.


Personagem de desejo? Acho que isso é muito do momento. O Marcelo de hoje não vai ser o Marcelo de alguns meses depois e assim vai. Eu agora tô feliz com o Rafael. Mas gostaria de fazer um vilão.

O que te conquista? Olha, eu entendo que cada um tem seu jeito de ser e consequentemente sua beleza, carisma e uma forma de ver o mundo. Mas as pessoas que passaram na minha vida e ficaram, são animadas, carismáticas, que se importam com o próximo. Não existe uma formula secreta pra me conquistar. Basta eu sentir que é de verdade.

O que curte nas horas vagas? Na correria das gravações o que estou conseguindo manter é a academia. Mas amo jogar futebol, tênis, fazer trilhas e viajar.

Sonho de consumo… No momento ir pra Disney com minha família.

Fotos Marcos Nadur

Produção Marcia Dornelles

Pós Produção Erika Borges

Beleza Caty Pires

Locação IED RIO

 

Marcelo veste: Look 1: Costume Azul Mazzini, T-Shirt Von Der Volke, tênis acervo, Look 2: Blazer azul Raffer, calça acervo; Look 3: Docthos e T-Shirt Von Der Volke; Look suspensórios: Mazzini e calça Docthos, tênis acervo.