Com 26 anos de profissão, sendo 10 em São Paulo e 16 no Rio de Janeiro. Silvio Cruz se sente privilegiado por trabalhar com o que ama fazer, e com o tempo aprendeu a ter um feeling especial para entender o que se passa na cabeça de cada cliente que chega idealizando seu vestido de noiva. “No atelier atendo todas pessoalmente com hora marcada, em uma conversa descontraída pergunto sobre onde e como será seu casamento e quais suas referências sobre o vestido. Gosto de ouvir primeiro a noiva e assim traçar um perfil inicial para que o vestido tenha também sua personalidade”, garante o estilista. Mas é claro que isso não significa que ele vai fazer tudo o que a noiva quiser! Silvio explica que existe uma análise técnica e adequada para cada biotipo, local do casamento, horário e o orçamento da noiva.

Silvio, pelo jeito a aptidão e o talento para a moda é algo que vem em você desde muito novo. É isso? Como surgiu? É isso mesmo! Sou autodidata na profissão, o que me causa muito orgulho! Sou grato por esse dom! Comecei muito jovem a fazer vestidos de noiva e fui aprimorando minha técnica ao longo dos anos!

Há 26 anos trabalhando como estilista e criando vestidos marcantes, quando percebeu que esse era o caminho? Algum divisor de águas na sua trajetória? Sempre soube que esse era o caminho; o meu caminho! O divisor de águas foi no momento em que percebi que poderia fazer isso por conta própria! Abri meu primeiro atelier, ainda em São Paulo e de lá para cá foi um longo caminho trilhado. Mas deu tudo certo! Sempre dá quando colocamos a amor ao trabalho em primeiro lugar!

O que a moda faz por você? Como ela te toca e te transforma? A moda está em permanente evolução! Isso me faz estar sempre atento a esses movimentos buscando, através do meu olhar me adequar a ela sem perder minha essência! Tenho sempre a mente aberta para entender o movimento da moda, entretanto, nunca deixo ouvir o desejo das minhas clientes! Seus desejos são tão importantes quanto às tendências mostradas nas passarelas pelo mundo.

Agora com um panorama melhor, como andam os projetos futuros? Temos vários projetos aguardando o momento certo de serem postos em prática. Apesar da pandemia, colocamos alguns importantes em andamento, como a grife de sapatos e a moda prêt-à-porter! Temos mais 2 muito grandes para serem colocados em prática. Mas, por enquanto é surpresa! (risos)

Ser um empreendedor nessa área requer o que além de talento? Como se manter e criar uma marca de sucesso num mercado tão competitivo? É um desafio constante, mas, não me vejo fazendo outra coisa. A certeza de que temos uma missão nos faz resistir às dificuldades e seguir em frente nesse mercado tão pulsante como o nosso.

Algum curso de especialização ou imersão já feito? Como foi sua formação ao longo dessa trajetória? Como disse, sou autodidata na profissão. 

Você ficou famoso também por vestir celebridades como Claudia Leitte por exemplo. Como essas clientes famosas foram te descobrindo? Acredito que a melhor divulgação seja o boca a boca, é uma vai indicada para outra. Esse trabalho para o The Voice foi um sucesso, a Claudia é muito querida e maravilhosa.

O que é mais difícil, liderar uma equipe ou criar o vestido ideal? O sucesso é a arte do equilíbrio. Com uma equipe bem estruturada, consigo me doar mais a criação, que é o que amo fazer. Não existe um bom resultado sem um bom time por trás!

Fotos Marcio Farias / Styling Samantha Szczerb