MOTO: Suzuki Hayabusa 1300 – Nunca existiu uma moto com essa potência.

Carinhosamente chamada de “Busa” pelos seus proprietários, a Suzuki Hayabusa 1300, modelo 2011, vem celebrar uma década de sucesso da Suzuki. Quando a linha Hayabusa foi criada pela Suzuki, a inspiração surgiu de um falcão japonês que podia atingir uma velocidade incrível de 311 Km/h cujo nome é Hayabusa. Assim nascia a moto mais em série mais veloz do mundo. Com 178 cv de potência máxima a 9.800 rpm, a Hayabusa é uma máquina tão singular que lançou uma nova categoria esportiva, a Ultimate Sports.

Ao longo do desse tempo de existência, a Hayabusa sofreu poucas modificações, mantendo assim seu design inicial. Apenas alterações de cores e peças internas sofreram alterações. Porém uma disputa entre fabricantes japoneses e europeus pelo título de moto mais veloz do mundo, fez criar uma polêmica em torno da adoção de um limitador de velocidade no início dos anos 2000. Limitando assim a velocidade final em 300 km/h para todos os modelos, inclusive para a Kawasaki Ninja ZX-12R. Porém, a super velocidade transformou essa moto esportiva japonesa numa verdadeira lenda em duas rodas. “Nunca existiu uma moto com sua potência, capaz de lidar com as curvas de forma tão ágil e frear com tanta eficiência.”

Não é só o desempenho e a velocidade da Hayabusa que chamam atenção, o seu tamanho se destaca das demais motos. Com mais de 2,0 m de comprimento (2.180 mm) e quase 1,5 metro de distância entre-eixos, tem mais espaço e conforto para o piloto. E o novo modelo GSX 1300 da Hayabusa vem com motor de quatro cilindros e 1.299 cm³ de capacidade, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Com 1340cc, esta máquina está equipada com o sistema PAIR (Injeção de Ar na Saída de Escape).
Controlado pelo computador de gerenciamento do motor, este sistema injeta ar fresco da caixa do filtro de ar na saída do escape, permitindo a combustão dos hidrocarbonetos não queimados. Esse mecanismo, aliado ao catalisador e ao sensor de oxigênio instalados no sistema de exaustão, faz com que atenda ao rigoroso padrão Promot 3 sobre emissões de gases.
Com uma aceleração forte, aerodinâmica e um estilo inovador conquistou cada vez mais fãs ao redor do mundo. Características como a transmissão de seis marchas e o sistema de Válvula de Borboleta Dupla Suzuki (Suzuki Dual Throttle Valve), que proporciona diminuição do consumo de combustível, fazem da Hayabusa GSX 1300R um sonho de consumo. Sem falar da suspensão dianteira que é telescópica invertida de amortecimento hidráulico, com mola helicoidal com ajuste da pré-carga da mola, ajustes de forças de retorno e compressão. A balança traseira conta com balança articulada tipo link de mono amortecimento hidráulico e mola helicoidal com ajuste de pré-carga.

Com eficiência de frenagem garantida na dianteira por um duplo disco flutuante, ventilado, de 310 mm mordido por pinças de quatro pistões opostos de alumínio e montagem radial. Já o freio traseiro conta com disco ventilado de 260 mm e 5,5 mm de espessura, mordido por pinça deslizante de um pistão. Outro grande destaque é o painel de instrumentos, prático e muito completo com tacômetro, velocímetro, marcador de combustível e de temperatura do líquido de arrefecimento. Com luzes indicadoras de nível de combustível, superaquecimento do líquido de arrefecimento, setas, luz alta, pressão do óleo e funcionamento da injeção eletrônica. No centro do painel, uma tela em LCD mostra relógio, marcha engatada, modo de pilotagem selecionado, hodômetro total e dois hodômetros parciais.

Veja o vídeo abaixo e sinta a sensação de pilotar uma máquina dessa:

E essa máquina, que ostenta o título de mais veloz do mundo, no Brasil, é vendida em quatro opções de cores: laranja, azul, branca e preta, por um preço médio de R$ 60.000. É o preço desse falcão da velocidade.

Texto: André Porto
Consulta: Suzuki do Brasil
Fotos: Divulgação