Nesta semana, o festival Rock Brasil 40 Anos continua a apresentar os maiores nomes do rock brasileiro no Memorial da América Latina, em São Paulo. No domingo, 17 de abril, Paulo Ricardo, Blitz e Humberto Gessinger sobem ao palco para cantar suas grandes músicas que marcaram a cena musical brasileira da década de 80. CeLEEbration, nova banda de Beto Lee, filho da cantora Rita Lee, também se apresenta com um repertório em homenagem à rainha do rock. No feriado de Tiradentes, quinta-feira, 21 abril, o festival se despede da cidade com apresentações icônicas de Frejat, Nando Reis, Arnaldo Antunes e Marina Lima. Ainda há ingressos disponíveis para os dois dias no site Ingresso Certo, com valores a partir de R$ 110. Clientes do Banco do Brasil com cartão Ourocard têm 50% de desconto. Clientes Premmia, programa de fidelidade dos Postos Petrobras, têm vantagens na compra de ingressos para as datas de acordo com suas pontuações (mais informações no site do Premmia.) Totens com QR Codes que redirecionam para a página da compra de ingressos foram colocados em Postos BR na cidade (confira os endereços abaixo).

Os estandes Vibra e Ourocard também são opções de diversão para quem estiver no Memorial da América Latina neste domingo. O espaço da Vibra oferece diferentes opções de videogames musicais, como Guitar Hero, para quem quiser sentir a energia e protagonizar um show de rock. O segundo espaço traz um pouco da programação do evento que está no CCBB por meio de fotos e exibição de filmes em cartaz, a diferença é que o vídeo está sem som, buscando uma experiência contemplativa.

O festival Rock Brasil 40 Anos é a maior homenagem de todos os tempos ao rock nacional dos anos 80 e já teve etapas históricas no Rio de Janeiro em outubro de 2021 e em Belo Horizonte em janeiro e fevereiro. Até o dia 21 de abril, o evento vai reunir no Memorial da América Latina artistas e bandas que marcaram a cena musical na década de 80. Após a etapa em São Paulo, o festival retorna ao Rio de Janeiro, para cinco dias de shows na Marina da Glória no final de abril, e segue para Brasília, a “Capital do Rock”, com apresentações em maio e junho.

Em São Paulo, o festival ocupa três espaços. Além dos shows para 10 mil pessoas no palco principal (de 34 x 12 metros) montado na parte externa do Memorial da América Latina numa área de 6.400 metros quadrados com praça de alimentação, postos médicos e uma pop up store Osklen Music, a programação se estende ao CCBB SP (com palestras do jornalista e crítico Nelson Motta, mostra de cinema e espetáculos musicais) e ao Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo), onde acontecem duas exposições com entrada franca. Todos os protocolos sanitários exigidos pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, serão seguidos à risca para garantir a segurança do público.

A carioca Blitz, uma das mais consagradas bandas de pop-rock no Brasil, é tema do filme “Blitz – O Filme”, de Paulo Fontenelle, que será exibido no CCBB SP no dia 16/04. A programação do espaço também conta com o espetáculo “Cássia Eller – O Musical”, nos dias 14 e 15/04, e uma palestra com Nelson Motta, no dia 16/04.

MOSTRA DE CINEMA – Com entrada franca, a mostra de cinema no CCBB vem recheada de títulos, entre documentários e filmes de ficção. São eles: o documentário “Os Quatro Paralamas” (2020), com direção de Roberto Berliner e Paschoal Samora, que fala sobre a banda, desde seu início em 1983, passando pela relação entre os três integrantes e, também, o empresário José Forte; “Cazuza – O Tempo não Para” (2004), com direção de Sandra Werneck e Walter Carvalho; “Blitz – O Filme” (2020), de Paulo Fontenele, que conta a trajetória da primeira band de pop-rock a se consagrar no Brasil; “Somos Tão Jovens” (2013), uma cinebiografia de Renato Russo, vocalista do Legião Urbana, com direção de Antonio Carlos da Fontoura; “Barão Vermelho – Por que a gente é assim?” (2007), documentário com direção de Mini Kert; e “Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa” (2009), documentário dirigido por Oscar Rodrigues Alves e Branco Mello.

ESPETÁCULOS MUSICAIS – Para garantir ao público uma experiência completa, o Rock Brasil 40 Anos programou também no CCBB uma série de espetáculos consagrados, além da montagem inédita da ópera-rock ”Cazas de Cazuza”, dirigida por Rodrigo Pitta, com os maiores sucessos da carreira do cantor.  A programação traz ainda a apresentação de espetáculos musicais consagrados: “Cássia Eller – O Musical”, “Renato Russo – O Musical” e “Cabeça, Um Documentário Cênico”.

EXPOSIÇÕES – No Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo), na Avenida Paulista, acontecem duas exposições gratuitas. A primeira traz uma seleção de cerca de 60 fotos de artistas e personalidades que representam o Rock Brasil, clicadas ao longo das últimas décadas por Cristina Granato, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. A segunda é uma exposição de arte com obras de Luiz Stein e Zé Carratu, artistas plásticos que surgiram junto com o rock brasileiro dos anos 80.

LOJA OFICIAL – A loja será o ponto de venda exclusivo de uma edição limitada de t-shirts da Osklen Rock Brasil 40 Anos, com cinco modelos que celebram o gênero musical com estampas únicas criadas pelos designers da marca. Quem comprar uma camiseta vai ganhar um gift único: uma palheta de guitarra da Osklen.