São muitas as influências que compõe o estilo desta Colombiana que ganhou o mundo. Dentro de sua essência roqueira, Shakira mistura um pouco de musica latina, espanhola, libanesa, americana e porque não brasileira? Sangue latino, uma voz linda e uma dança que hipnotiza qualquer mortal do planeta terra, fizeram de Shakira umas das artistas mais completa da atualidade, quebrando as barreiras geográficas impostas pelo mercado norte americano, chegando a vender mais de 60 milhões de cópias.

Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em Barranquilla, na Colombia, aos quatro anos de idade começou a praticar dança árabe e aos oito escreveu sua primeira música. Com toda estas vocações precoces, Shakira gravou seu primeiro CD aos 15 anos. Mas foi com o seu terceiro álbum, chamado “Pies descalzos”, que ela foi reconhecida internacionalmente, começando uma turnê por toda América Látina e Estados Unidos.

Este seu ultimo CD, foi um sucesso também aqui no Brasil, principalmente, por causa das faixas “Estoy aqui” e “Donde estas corazon” (ver) esta última, por sinal, foi tema da novela “Salsa e Merengue”, da rede Globo. Este disco chegou a vender 800 mil cópias só no Brasil, com isto, a contora sentiu-se tão próxima do país que regravou três dos seus sucessos em português: “Estou Aqui” (ver), “Um Pouco de Amor” e “Pés descalços”.

Em 1998, ela lançou o disco “Dónde Están Los Ladrones?” (ver) e entrou de vês para o mundo pop, recebendo discos de platina nos Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Chile, América Central, México e Espanha. Ela ainda foi premiada com um Grammy e dois Grammy´s Latinos.

Em 2000 ela lançou o projeto MTV Unplugged, que recebeu o Grammy de melhor disco do ano e vendeu um milhão e meio de cópias. Em 2001, mostrou sua versatilidade cantando no seu primeiro CD com todas as faixas em inglês, chamado “Laundry Service”, que foi um sucesso, contando com musicas mais melódicas como “The one”, o tango de “Objection” e o pop-rock-latino que fez este álbum vender 13 milhões de cópias “Whenever Wherever” (ver), que inclusive também foi tema de uma novela Global, “O Clone”.

A partir daí, os números só aumentam, Shakira vendeu 25 milhões de cópias e ganhou mais um Grammy, em 2005, com o seu projeto “La tortura” (ver), contando com a parceria de Alejandro Sanz. Na copa do mundo de 2006, Shakira também se juntou ao rapper haitiano Wyclef Jean e gravou a canção Bamboo, tema oficial da Copa do Mundo daquele ano. Não podíamos também deixar de comentar da última copa, com a música “Waka Waka” (ver), ela conseguiu colocar a África em sintonia com o Mundo, além disso, vale lembrar que a cantora declarou-se torcedora fervorosa pela seleção Brasileira.

Shakira ao longo de sua carreira não se contentou só com estas parcerias, das mais conhecidas, podemos relembrar; a que fez com  Cher, Whitney Houston, Celine Dion, Mary J. Blige, Anastacia, para o projeto “Divas Live Las Vegas”; com Carlos Santana, no single “Illegal” (ver); novamente com o happer Wyclef, com o sucesso “Hips Don’t Lie”; com a estrela Beyonce, na música “Beautifull Liar” e Lil Wayne, em “Give It Up To Me” (ver).

Em seu terceiro álbum em inglês, Shakira lançou She Wolf, uma musica composta em parceria com o John Hill e Sam Endicott, inclusive com uma versão em espanhol, intitulada “Loba”. Este single atingiu o top 5 mundial, sendo umas das músicas mais baixadas do mundo. Recentemente, Shakira lançou “Loca” (ver), e não muito diferente dos seus outros singles, já está bombando, inclusive está em primeiro lugar em algumas das principais capitais mundiais.

São inúmeros sucessos, apresentações, vídeos, participações, concertos em prol da paz mundial, entrevistas, videoclips, prêmios, indicações, capas de revista, elogios, em fim, quando se fala em Shakira associa-se a grandiosidade do seu sucesso, e olhe que passaríamos horas tentando encontrar todos os vestígios que este furacão deixa por onde passa.
Ela tem um contrato milionário (cerca de cem milhões de dólares) com a gravadora Live Nation, que abrange turnês, gravações e propagandas. O presidente global da empresa, Jason Garner, anunciou recentemente que: “Shakira é uma das poucas artistas verdadeiramente globais, ela pode vender música e bilhetes em quase todos os cantos do globo”.  Inclusive a revista Forbes, recentemente a nomeou como a quarta artista mais bem paga no mundo da música. De “loca” ela não tem nada né,  haja “waka waka”.

http://www.shakirabrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2435&catid=18

Clique aquie veja o seu novo single, “Sale El Sol”.

Então, depois de relembrar boa parte da careira da maior estrela latina da atualidade, confira a agenda dela pelo Brasil e estenda sua folia só mais um pouquinho, afinal você merece.

 

Texto: André Lima
Fotos: Divulgação
Fonte: Revista Rolling Stones e www.shakira.com (site oficial)
Maiores informações: www.shakirabrasil.com.br