
MONTAGEM TEM APRESENTAÇÕES NOS DIAS 31 DE JULHO, 1, 2 E 3 DE AGOSTO, EM RECIFE NO TEATRO LUIZ MENDONÇA, EM BOA VIAGEM
A peça A Baleia, do dramaturgo norte-americano Samuel D. Hunter, protagonizada por José de Abreu, aborda temas como isolamento e reconexão, ganhou ainda mais notoriedade com sua adaptação para o cinema em 2022. O filme, dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Brendan Fraser, rendeu ao ator o Oscar de Melhor Ator em 2023, por sua emocionante interpretação. A complexidade emocional do protagonista também se revela em sua trajetória íntima: homossexual, ele viveu um relacionamento amoroso marcado por perdas profundas, que influenciaram diretamente seu estado de saú de e isolamento. Essa camada da narrativa — tratada com sensibilidade e profundidade pelo texto de Samuel D. Hunter — confere à peç a um olhar atento sobre temas como afeto, intolerância religiosa , sexual e acessíveis, ampliando o alcance da montagem e estabelecendo um di á logo potente com o público LGBTQIA+.
Com tradução e direção de Luís Artur Nunes, com quem Zé de Abreu já trabalhou em outras montagens, como no monólogo ‘Fala, Zé!’ (2006) e na montagem ‘A Mulher Sem Pecado’ (2000), de Nelson Rodrigues, a versão teatral brasileira promete trazer ao palco a mesma intensidade dramática que consagrou a história no teatro e no cinema. “Foi um verdadeiro presente receber esse texto”, afirma o diretor. “Eu já havia gostado muito do filme, mas me apaixonei pelo texto teatral de Samuel D. Hunter. A dramaturgia é de excelência, construída no modo realista, mas com uma estrutura de grande modernidade. ‘A Baleia’ não segue uma linha narrativa tradicional — é uma espécie de narrativa em mosaico, cujos fragmentos se articulam num todo surpreendentemente coerente”.

Luís Artur ressalta ainda os temas abordados: “A peça nos fala de intolerância religiosa, homofobia, culpa, reconexão e empatia, sempre a partir de personagens humanos, complexos e cheios de contradições. É um material encharcado de emoção, e foi impossível não encarar esse desafio. Felizmente, estive cercado de um elenco extraordinário e de uma equipe artística e técnica da mais alta qualidade”.
Para viver o personagem de quase 300 quilos, Zé terá uma caracterização complexa. O ator usará, além de prótese facial, um figurino com enchimento e climatizado. O figurinista Carlos Alberto Nunes e a visagista Mona Magalhães, ambos da Unirio, comandam os trabalhos.
O elenco também conta com Luisa Thiré, Gabriela Freire, Eduardo Speroni e a participação especial de Alice Borges. A produção traz cenários assinados por Bia Junqueira, figurinos de Carlos Alberto Nunes, iluminação de Maneco Quinderé e trilha sonora de Federico Puppi.

ISOLAMENTO, REDENÇÃO E FRAGILIDADE HUMANA
O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e tem o patrocínio da CAIXA Residencial, seguradora que oferece soluções de seguros de moradias. Com o propósito de ampliar o acesso à cultura, a CAIXA Residencial tem valorizado a realização de projetos que destacam o impacto social, conectando experiências teatrais a diversos brasileiros, em diferentes regiões do país.
Samuel D. Hunter é um dramaturgo norte-americano conhecido por suas obras que exploram temas de isolamento, redenção e fragilidade humana, muitas vezes ambientadas em pequenas cidades dos Estados Unidos. “A Baleia” (The Whale), uma de suas peças mais aclamadas, estreou em 2012 e recebeu elogios pela sensibilidade com que aborda a história de um professor de inglês recluso e com obesidade severa que tenta se reconectar com sua filha adolescente.
José de Abreu acabou de interpretar o personagem Rodolfo Barros, na novela das 19h, “Volta por cima”. Ele poderá ser visto ainda na novela do Globoplay “Guerreiros do Sol”, de George Moura e Sergio Goldenberg. Ele interpretará um dos antagonistas, coronel Elói, que começará a trama casado com Rosa, papel de Isadora Cruz.
ESTREIA EM RECIFE
A peça “A Baleia”, do dramaturgo norte-americano Samuel D. Hunter, protagonizada por José de Abreu, chega ao Recife para quatro apresentações, entre os dias 31 de julho e 1 de agosto, no Teatro Luiz Mendonça, dentro do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Recife. O espetáculo marca o retorno de José de Abreu ao teatro após um hiato de mais de dez anos. Sua última aparição nos palcos foi em 2013, no espetáculo “Bonifácio Bilhões”, de João Bethencourt.
A complexidade emocional do protagonista também se revela em sua trajetória íntima: homossexual, ele viveu um relacionamento amoroso marcado por perdas profundas, que influenciaram diretamente seu estado de saúde e isolamento. Essa camada da narrativa — tratada com sensibilidade e profundidade pelo texto de Samuel D. Hunter — confere à peça um olhar atento sobre temas como afeto, intolerância religiosa, sexual e aceitação, ampliando o alcance da montagem e estabelecendo um diálogo potente com o público LGBTQIA+.

SERVIÇO:
A BALEIA, COM JOSÉ DE ABREU
Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, Boa Viagem.
Indicação etária: 14 anos
Duração: 1h40
De 31 de julho a 03 de agosto. Quinta e sexta, às 20h; sábado e domingo, às 18h.
Ingressos: de R$ 25 a R$ 180.
Desconto Caixa Residencial: clientes Caixa Residencial têm 50% de desconto na compra de até dois (2) ingressos. Confira seu e-mail para acessar o código ou ligue para Central de Atendimento pelo 0800 722 492 6.
Desconto Vivo Valoriza: ingressos com 40% de desconto.
Bilheteria: abre duas horas antes dos espetáculos.
Vendas on line: https://teatroluizmendonca.byinti.com/#/evente/a-baleia
Capacidade: 586 lugares
@teatroluizmendonca
Assessoria de Imprensa local: Bruno Albertim _ 55 21 98978-8493


