CARREIRA: ÉTICA, LUCRO E GESTÃO NA MEDICINA

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Por Edi Souza

“Fazer o médico deixar de ser um negócio, para ter um negócio”. É com essa premissa que três grandes nomes da área da saúde se juntaram para oferecer um programa exclusivo de gestão, negócios e clube de networking, que amplia a visão profissional para os inúmeros benefícios da gestão empresarial.

Um trabalho criterioso de suporte, mentoria e treinamento que recebe o nome de Club Doctor Med. O projeto foi idealizado pelo odontólogo e empresário Manoel Alvino, fundador e presidente do conselho de gestão de uma das maiores redes de clínicas odontológicas no País, reconhecido 14 vezes em premiações nacionais voltadas para a área de gestão – a exemplo do prêmio Melhores Franquias do Brasil, pela Revista PEGN da Editora Globo, e de excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franquias (ABF).

“Dessa forma, criamos um método para a gestão de clínicas médicas, chamada de ‘group’, que faz parte do grupo Club Doctor Med, aplicado com ferramentas e um passo a passo de gestão já comprovado em centenas de clínicas”, adianta Alvino, explicando ainda que o método traz o pilar das gestões de vendas, de pessoas e de marketing, além de noções da receita recorrente. “Para que a clínica não viva de venda única, em que a receita entra unicamente naquele mês, naquele dia, naquela semana, não existindo a previsibilidade de receita, uma vez que não se tem um produto para se vender para o cliente, é mês a mês ou trimestralmente ou semestralmente”, questiona.

Segundo o especialista, programas de recorrência ajudam a ter essa previsibilidade, fluxo de caixa e sustentabilidade no negócio. Isso sem falar no treinamento de pessoas. “Para que o médico não seja o gargalo de tempo e, que ele só tenha agenda para daqui a três meses. Os profissionais acham bonito isso, mas na verdade não é. Mostra que ele tá algemado, que ele é um gargalo. Então, quando você monta a equipe e passa a ser o Diretor Clínico do negócio, você consegue desenvolver essa equipe e atender de forma multidisciplinar”, completa Alvino.

NOVA VISÃO

Com essa base, é possível que o médico administre seu faturamento sem depender unicamente das suas horas de atendimento. Uma leitura que também passa pelo pilar das pessoas, pensando na remuneração certa, no treinamento e lado emocional. Tudo isso interligado com os processos padronizados de gestão.

Ao lado de Manoel Alvino, está o médico Sávio Cardoso, que atua no Brasil e em Portugal na área de nutrologia, medicina funcional e integrativa, sendo um dos nomes mais reconhecidos na área. Tornou-se, inclusive, referência no campo empresarial quando fundou sua clínica médica em formato premium. Sua forte relação com o mercado europeu, trouxe uma visão ainda mais estruturada e internacional para a função de presidente do Club Doctor Med.

Ele adianta que os grupos mentorados podem ser diversos. Atende o recém-formado que está sendo direcionado para apenas atender, passando pelo profissional que já tem uma clínica e quer aumentar o faturamento e os casos de quem quer se envolver ainda mais com gestão e focar no empreendedorismo de alta performance.

“O médico delega muito as coisas, mesmo quando ele é a pessoa que pode fazer acontecer. Quando ele terceiriza essa gestão para uma equipe, ele não tem o know-how ou mesmo a vontade de estar ali junto para acompanhar os números”, reforça Cardoso. A falta de instrução nas universidades do País piora ainda mais essa realidade, segundo o especialista.

“Para você ter uma ideia, fui coordenador líder da primeira liga de gestão de carreira médica do Brasil, que foi aqui na Faculdade de Medicina de Olinda. Pegamos um grupo de estudantes que estava quase se formando e ensinamos o que é a carreira médica sobre direito médico, marketing, posicionamento e parte contábil. Então, não existe isso no Brasil, de você pegar uma turma de medicina e ter uma orientação em relação a isso”, completa.

MERCADO

Atualmente, o Dr. Sávio Cardoso mora em Portugal onde tem se relacionado com empresários de grandes grupos hospitalares interessados em colocar negócios para frente. Uma vivência que ainda inclui a experiência na sua clínica premium, conhecida pelo encantamento de clientes, em que esse diálogo também é indispensável para o mercado local, que não se restringe apenas ao Nordeste, mas para todo o Brasil.

Essa expertise no mercado de luxo, faz Cardoso vivenciar noções importantes na montagem de uma clínica de alto padrão, como logística, fluxo de paciente e jornada do cliente. Conteúdos que já estão sendo transmitidos por diferentes braços.

“Temos ainda aulas bônus, como o Decolando sua Clínica, em que você pode ser um profissional que está começando na carreira, formou-se agora e vai aprender mais. Temos o Acelerando sua Clínica, que é essa mentoria online, mas ao vivo, onde a gente treina os médicos e também suas equipes e, finalmente, temos  o Club Doctor Med, que é o nosso maior produto. Uma mentoria continuada de 18 meses, ofertando 20 reuniões individuais, 24 reuniões em grupo, análises de cases, direcionamentos, estratégias, acesso a Fundo de Investimento e rede de networking”, conclui.

NA PRÁTICA

A mentoria se completa com a experiência de mais de 20 anos de carreira do médico Alexandre Cunha vice-presidente do Club Doctor Med. Especialista em gestão empresarial, ele agrega um currículo sempre voltado para liderança em serviços e equipes médicas, seja como gestor clínico, diretor médico e de gestão de qualidade em hospitais privados de referência. É também co-fundador e CEO da empresa de telemedicina Tech + Saúde.

“Venho do mundo da gestão de grandes corporações de hospitais e operadoras de saúde, onde trabalhamos com muitas ferramentas de gestão, metas e indicadores. Caminhos para se conseguir vencer determinado desafio, que não é uma coisa comum na rotina do médico. Este se preocupa muito em ser médico e, muitas vezes, não entende que ele faz parte de uma grande engrenagem que é a indústria da saúde”, explica.

Entender o papel profissional dentro dessa grande indústria é um dos desafios. “Já que é uma grande engrenagem, em que o trabalho de um depende do outro, o que eu faço reverbera e se desdobra na área de alguém. Então, todos devem estar alinhados para que o resultado final seja o mais positivo possível”, reforça. Ainda segundo Cunha, a recepção das mentorias tem sido extraordinária. “É aquela tomada de consciência do que na verdade todo mundo já sabia, mas faltava alguma coisa. Seja pela correria da rotina ou pela falta de informação técnica mesmo”, diz ele, garantindo que as turmas são bem selecionadas, agregando médicos de diferentes especialidades.

Uma grande geração de consciência para que o profissional de saúde seja, de fato, dono do seu próprio destino e entenda que o médico pode ser reconhecido para além da habilidade clínica. “Antigamente era assim que acontecia, você se destacava como médico. E, aí, alguém acha que você, por ser bom médico, pode ser também bom gestor. O que é um grande equívoco, porque são coisas absolutamente diferentes, são talentos e habilidades que a gente tem que desenvolver”, afirma. Nesse contexto, para cada problema de gestão existe uma ferramenta e uma noção objetiva em relação a ela. Quanto maior o conhecimento na área, melhor será a tomada de decisões para o bom funcionamento do negócio. Uma premissa que faz parte da rotina dos três sócios e na grade de mentorias proposta pelo Club, com programação de seis módulos online, aulas bônus e uma rede de contatos pouco vista pelo Brasil.

Assista o podcast MENSCH com Manoel Alvino e Alexandre Cunha: