DESTINO: DA FONTE PARA O BEM ESTAR ABSOLUTO

Last updated:

Diante das águas cristalinas do Lago de Genebra e a pureza dos Alpes, onde a preciosa fonte de água mineral natural é a Evian. O Evian Resort oferece vistas de tirar o fôlego e um cenário ideal para reconectar com o que é mais essencial – você e a natureza.

Por Dani Maia

Situado no coração do parque do Evian Resort, o Hotel Royal mergulha seus hóspedes em um ambiente natural, intocado, para que seus hospedes vivam plenamente a magia de uma estada num completo bem-estar. Uma combinação perfeita do charme da Belle Époque e a elegância do design moderno, esse Palácio se reinventou, mas permaneceu um lugar autêntico.

A história do Hotel Royal está intrinsecamente ligada à fonte dessa famosa água mineral natural – Evian e ao setor de SPA, que tem atraído uma clientela para a região de Evian desde o inicio do século XX. Construído em homenagem ao Rei Eduardo VII da Inglaterra, o Hotel Royal foi inaugurado em 1909. O monarca, que deveria ter sido um de seus primeiros hóspedes, morreu em 1910 sem poder honrar sua promessa de visitar o hotel.

Ao longo de sua história, o Hotel Royal recebeu muitas celebridades, desde a Rainha da Inglaterra à poeta e romancista Anna de Noailles, sem esquecer Igor Stravinsky, Mstislav Rostropovitch, Sacha Guitry, Georges Brassens, Greta Garbo, mas também Ray Charles, Barbara Hendricks, Phil Collins, Kylie Minogue, Jacques Dutronc, Hugh Grant, Isabelle Adjani e Claudia Cardinale, além de vários  chefes de Estado, príncipes da Europa e do Oriente, embaixadores… Convidados ilustres já se hospedaram nesse mítico Palácio, a quintessência do luxo francês, uma joia arquitetônica e um retiro único. 

Em 2015, o hotel foi totalmente reformado por François Chatillon, arquiteto-chefe de monumentos históricos, e François Champsaur, designer de interiores. Eles fizeram um trabalho notável, respeitando as características do patrimônio, como os afrescos listados de Gustave Jaulmes e Adrien Karbowsky, ao mesmo tempo em que acrescentaram toques contemporâneos sublimes. As estantes de livros nos apartamentos e no Grand Salon são decoradas com objetos de arte exclusivos e edições limitadas de artistas e designers talentosos, como Olivier Gagnère, Pierre Colin e Cécile Charroy. 

Um monumento contemporâneo também foi encomendado ao artista italiano Marco del Rei para adornar o teto do restaurante La Véranda. No átrio ou nos restaurantes, no Spa ou no bar, nos 150 quartos e suítes, a arte de viver à francesa é omnipresente. A beleza do lugar está também nos pormenores – afrescos com motivos florais encantadores, mobiliário em madeira preciosa e materiais nobres. Tecidos requintados, a coleção de arte moderna e contemporânea e os arranjos florais dos floristas do Palácio.

No nível do jardim, um terraço e um imenso jardim com vista para o maravilhoso Lago Léman, o maior lago da Europa Ocidental. O Hotel Royal possui 118 quartos e 32 suítes e estão decorados num estilo acolhedor e contemporâneo. Espaços íntimos com iluminação suave, silêncio e conforto absoluto, com banheiros iluminados com a pura luz natural. O sexto andar, composto por sete suítes luxuosas com vistas espetaculares sobre o lago e os Alpes, é uma expressão única da elegância do local. 

Os hóspedes do hotel também são convidados a viverem plenamente a paixão pela música, pela arte ou pelo golfe, e também desfrutar de uma gastronomia de puro prazer. No Hotel Royal, um estabelecimento de extremo requinte, a mesa desempenha um papel importante. Em 2018, o guia Michelin atribuiu uma estrela ao restaurante gastronômico Les Fresques. Essa distinção foi renovada, em reconhecimento ao talento do Chefe Patrice Vander, que também dirige os outros dois restaurantes do Hotel Royal, La Véranda e L’Oliveraie. 

Patrice Vander é um chef em total harmonia com a natureza. Membro da Toques Blanches Lyonnaises e do Collège Culinaire de France, Patrice Vander recorre aos melhores artesãos franceses e inspira-se no terroir local, peixes do Lago Léman, queijos da região, vinhos regionais, a carne de vaca da Saboia e as aves da vizinha Bresse. Quando não se abastecer junto aos artesãos locais, colhe em sua horta os seus próprios legumes e ervas aromáticas que darão sabor ao menu do dia. Um pequeno milagre da natureza é o Potager Royal uma fonte inesgotável de inspiração, uma horta orgânica nos jardins do hotel.

A cozinha delicada e saborosa do Chefe, segue o ritmo das estações. Patrice Vander abriu também a sua própria escola de cozinha no Hotel Royal – La Table du Chef, um local exclusivo onde ele dá aulas, e uma table  exclusiva onde pode-se jantar num ambiente íntimo e o mais próximo possível da cozinha.

OS RESTAURANTES

LES FRESQUES – A mesa com estrela Michelin do Hotel Royal tem o nome de referência às obras de Gustave Jaulmes e Adrien Karbowsky, que adornam o teto do restaurante. No Les Fresques, o Chefe Patrice Vander oferece uma cozinha inventiva e requintada, inspirada em produtos locais excepcionais. Uma experiência única, complementada pelos rituais de assinatura de toda sua equipe.

LA VÉRANDA – Uma vista excepcional com uma cozinha variada e gourmet com foco nos produtos frescos, uma verdadeira experiência culinária  à la française .

L’OLIVERAIE  – Sob os pinheiros e as oliveiras, junto à piscina, os almoços no I’Oliveraie decorrem num ambiente suave de verão. O restaurante propõe sabores mediterrâneos em estilo buffet e cozinha ao vivo.

O BAR

Num ambiente chique e atemporal, o Le Bar é um dos locais emblemáticos do Hotel Royal. Um ambiente sublime e cocktails com a assinatura do maestro Davide Trupia. A não perder em qualquer circunstância, como aperitivo ou para saborear a hora do chá. No verão, os hóspedes do hotel também podem desfrutar do Pool Bar junto à piscina exterior.

UM MOMENTO DE PURO BEM ESTAR 

Em um ambiente de serenidade, o Evian Source Spa oferece mais de 1.200 m2 de espaço inteiramente dedicados ao bem estar. O seu rico menu de tratamentos inspira-se na energia das estações e nos segredos de beleza do mundo: massagem com sal dos Himalaias, terapia com cristais, massagem abhyanga, relaxamento coreano, shiatsu, shirodhara, massagem tailandesa… Possui 22 salas de tratamento, um salão de cabeleireiro, uma zona de relaxamento com piscina interior, um campo de hidrocontacto exterior e vista para as montanhas, saunas seca e a vapor, uma área de fitness com treino personalizado, uma sala de relaxamento Aga Khan – sem esquecer uma sublime piscina exterior entre o céu e o lago, com uma estonteante vista para a Suíça e Alpes.

O Spa Evian Source é conhecido pela magia das mãos dos seus terapeutas que tornam este lugar único. No Hotel Royal, a noção de bem-estar é considerada em sua totalidade. A recepção calorosa da equipe, a culinária “da horta do chef ao prato pronto” e os benefícios naturais do ambiente, excepcional garantem a reputação do hotel desde 1909. A chegada do evian SPA é, portanto, uma extensão natural do DNA deste local de puro bem-estar numa região ainda muito pouco conhecida pelos brasileiros. A minha experiência no Hotel Royal Evian foi a convite da Peugeot Voyage, uma nova declinação da gigante Peugeot. A viagem à la française foi em um seleto petit comité para o lançamento de sua coleção de bagagens de luxo. Essa nova linha inclui malas de cabine e de porão, mochilas e bolsas de viagem. A engenhosidade da Peugeot combinada com sua experiência cria uma linha ergonômica, elegante e contemporânea. O verdadeiro savoir-faire na arte de viajar.