ESTILO: 5 DICAS PARA MANTER UM GUARDA-ROUPA MASCULINO ORGANIZADO

Em geral os homens possuem menos peças no guarda-roupa do que as mulheres. O que facilita muito na hora de manter tudo em ordem. Mas em geral muitos homens não estão muito ligados em manter as coisas em ordem. O que dificulta um pouco mais. Porém, existe uma grande mudança de comportamento e muitos homens têm se revelado até mais organizados que muitas mulheres. De uma forma ou de outra é importante manter um guarda-roupa bem arrumado. Para isso, vão algumas dicas importantes para que isso de fato aconteça.

PADRONIZAR OS CABIDES

Cabide de madeira, de acrílico, de inox e de plástico, juntos e misturados, são um verdadeiro pesadelo quando queremos harmonia e ordem. O que acontece é que a poluição visual gerada por essa variedade de cores e formas chama mais a atenção do olhar para os cabides e não para as peças. Isso gera estresse e ansiedade para o cérebro, atrapalhando o foco que deveria ser nas roupas e consequentemente na escolha dessas peças.

Daí padronizar os cabides e ter todos iguaizinhos não é só frescura, é uma mudança inteligente e muito importante para quem busca um armário ordenado. O cabide de madeira costuma ser uma boa escolha para o closet masculino, pois são resistentes, duráveis e muito elegantes, além de preservarem bem as costuras das roupas. Importante se atentar que, eles são grossos e ocupam mais espaço no varão do que os cabides de acrílico ou veludo, por exemplo, mas se espaço não for um problema, é um cabide muito interessante.

1 – ORGANIZE OS CABIDES

– Prefira cabides de madeira: A padronização dos cabides é fundamental para visuzalizar melhor as roupas no closet. Utilize modelos do mesmo tamanho e, se possível, dê preferência para os de madeira, que dão mais sustentação e deixam a arrumação primorosa. Para paletós, ternos e calças, procure os cabides específicos. O de terno é mais largo e estruturado para acomodar o ombro do paletó.

– Organize calças e bermudas: As calças, inclusive as de jeans, devem ser guardadas em cabides próprios. Ao pendurá-las no varão, verifique se todas estão com o gancho virado para dentro do guarda-roupa. Cabides com clipes são ideais para bermudas de todos os tipos.

Outra dica de arrumação é manter as calças num local fresco e seco. O calor ou a umidade extremos podem danificar as suas calças. Se não tem muito espaço no armário, considere guardá-los num saco de roupa. Isto irá protegê-los contra o pó e outros elementos prejudiciais.

– O lugar das camisas. Separe as camisas sociais das esportivas e as de manga curta das de manga comprida. Em seguida, organize-as por cor: das claras para as escuras. Ao pendurá-las, sempre abotoe o primeiro botão (o do colarinho) e o segundo. Os demais podem ser abotoados alternadamente.

– Gravatas e cintos à mão: Pendure-os em cabides especiais, preferencialmente, para ficarem totalmente esticados. Outra solução é enrolá-los delicadamente e acondicioná-los em gavetas com divisórias.

2 – ATENÇÃO PARA AS CAMISAS

Camisetas de malha e tricôs devem ser dobrados separadamente e arrumados em prateleiras ou gavetas, de acordo com o espaço. Coloque as cores mais escuras sempre por baixo.

Camisas de malha e algodão podem ser dobradas, para abrir mais espaço no varão de cabides. Camisas polo são de um tecido que suportam ser dobradas ou penduradas sem gerar danos. Já as camisas sociais devem sempre ser penduradas, pois são de tecido plano, que amassam facilmente.

3 – COLMEIAS FACILITAM A ARRUMAÇÃO

Meias e cuecas devem ser organizadas em “colmeias”, dentro das gavetas. Dobre as meias e acomode cada par num compartimento. Faça uma sequência dos modelos esportivos e outra dos sociais, separando-os. Dobre as cuecas no formato “envelope”.

4 – PASSO A PASSO DOS SAPATOS

Após o uso e antes de serem guardados novamente, os sapatos precisam “tomar um ar”. Também recomendo a limpeza da sola com uma esponja ligeiramente umedecida. Para melhorar a visualização, coloque um pé na frente do outro.

5- TERNOS E BLAZERS

Ternos e blazers jamais devem ser acondicionados em embalagens plásticas, como às que vêm das lavanderias. O plástico não permite a ventilação o que pode ocasionar mofo, amarelamento ou, no mínimo, aquele cheiro terrível de coisa guardada, principalmente quando não é usado com frequência. Portanto, troque o plástico pelas capas de TNT ou Organza, que permitem que as peças respirem.

Por fim, certifique-se de que segue as instruções de cuidados nas suas peças. Diferentes tecidos e estilos exigem diferentes tipos de cuidados. Por exemplo, as calças de lã devem ser limpas a seco, enquanto as calças de algodão podem ser lavadas na máquina. Seguir as instruções de cuidados ajudará as suas peças a durar mais tempo.