A Bugatti acaba de apresentar seu novo superesportivo, a edição única Chiron Profilée, que será leiloado pela RM Sotheby’s, em Paris, na França, em 1º de fevereiro de 2023, com parte dos lucros revertido para causas beneficentes.
O desenvolvimento do Profilée começou no outono de 2020 e a proposta dos executivos era limitar a produção da Profilée a 30 unidades, mas acabaram cancelando o projeto. Assim, o modelo exclusivo, baseado no Chiron Pur Sport, mas com um ângulo ligeiramente diferente em termos de design exterior, é praticamente a última chance de comprar um novo supercarro com motor W-16. Já o nome Profilée foi escolhido em homenagem a uma das primeiras criações de Jean Bugatti, o Type 46 Profilée, um aerofólio fastback de 1931, que também apresentava um movimento elegante em sua traseira.
O supercarro exclusivo apresenta um design sob medida, com um novo perfil aerodinâmico caracterizado por entradas de ar mais largas e uma grade de ferradura Bugatti ampliada para auxiliar na refrigeração do radiador, além de um divisor dianteiro revisado. Na traseira o destaque fica por conta da asa fixa mais compacta com uma seção intermediária oca, substituindo a versão de quase dois metros de largura do Pur Sport.
A forma distinta da asa foi escolhida porque adiciona estabilidade em alta velocidade ao fornecer força descendente à extremidade traseira, ao mesmo tempo em que tira o ar quente do compartimento do motor. O spoiler integrado é mais eficiente e ainda consegue desenvolver 80% da força descendente do Pur Sport. O novo Chiron Profilée tem um acabamento exclusivo em um tom de prata chamado Argent Atlantique que foi criado especificamente para ele, combinado com a parte inferior do carro em fibra de carbono na cor Bleu Royal Carbon.
O visual é complementado pelo conjunto exclusivo de rodas com acabamento em um tom de Le Patron, além de detalhes em alumínio polido. No interior, combinam-se materiais de alta qualidade como alumínio, carbono e couro, assim como em todos os outros modelos Chiron, mas o Profilée é o primeiro Chiron equipado com acabamento em couro trançado. A Bugatti usou mais de 2.500 metros de tiras de couro para criar este acabamento exclusivo para o painel, painéis das portas e console central. A cabine é equipada com um par de assentos confortáveis, revestidos em couro nas cores Gris Rafale e Deep Blue como padrão.
“Com o desejo do cliente em mente, incorporamos uma cauda elegante e fixa que é otimizada tanto aerodinâmica quanto termodinamicamente para o desempenho incomparável disponível para o proprietário do Chiron Profilée, ao mesmo tempo em que criamos uma elegante e atemporal em vez da asa traseira hidráulica do Chiron ou da asa fixa de um metro e oitenta de largura do Pur Sport”, Frank Heyl, vice-diretor de design da Bugatti Automobiles.
A Bugatti também fez mudanças nos sistemas de direção e suspensão e deu à transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas relações de marcha 15% mais curtas. O modelo vem equipado com um motor W16 turbo de 8 litros com 16 cilindros montado no meio com quatro turbocompressores e rende uma potência de 1.500 cv, que é cerca de 100 cavalos a menos do que versões como o Centodieci e o Super Sport 300+.
A nova edição única do Profilée possui aceleração mais rápida da linha Chiron, vai de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e de 0 a 200 km/h em 5,5 segundos. O que difere o novo Profilée do Pur Sport é sua velocidade máxima, que é de 380 km/h, cerca de 30 km/h a mais do que no Pur Sport. O chassi foi ajustado, colocando sua configuração geral entre Sport e Pur Sport. As molas são 10% mais rígidas que no Sport e o eixo traseiro ganha 50% mais cambagem negativa. O objetivo é uma melhor aderência sem perda de conforto. O Bugatti Chiron Profilée será o último Chiron com motor W-16 vendido pela marca, embora nenhuma estimativa de preço tenha sido divulgada ainda o modelo deverá ser vendido por muito mais do que um Chiron padrão.
Assista o vídeo de lançamento: