Você já deve ter ouvido a seguinte frase “as palavras são poderosas”, seja se dirigindo a fala, nosso meio natural de expressão, ou a escrita. As palavras têm um imenso poder, podendo causar impacto diretamente nas pessoas. No meio digital, elas podem contribuir muito para aumentar as vendas da sua empresa. No marketing digital o objetivo principal da escrita é de convencer seu cliente em potencial de alguma coisa, como comprar o seu produto ou serviço, ou fortalecer o nome da sua marca. Isso é possível através da técnica do copywriting.
Para entender um pouco melhor sobre o copywriting conversamos com Cristiano Oliveira, especialista em estratégias digitais que esteve por trás de grandes lançamentos dos principais infoprodutores do Brasil. O especialista explica que o conceito é uma estratégia de produção de conteúdo voltada para chamar a atenção do usuário e convencê-lo a realizar determinada ação, seja ela uma venda, um clique ou um comentário, por exemplo. “O copy (produção do texto) deve ser persuasivo e o profissional deve utilizar os gatilhos mentais para fazer o leitor (usuário) se interessar por aquele conteúdo”, explica. “O copywriting não é uma técnica recente, muito pelo contrário, antes mesmo do mundo digital já se usava essa prática. É preciso conhecer muito bem o seu público para escrever um copy que vá cativa-lo”, completa. Vale lembrar que o copywriting não se trata apenas de vendas, por isso, ele deve ter o objetivo bem claro e o público bem definido.
DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO
O seu texto deve ser bem escrito. Ou seja, sem erros gramaticais e com uma linguagem rica, evite repetições de palavras, por exemplo. Uma boa forma de aprimorar na área é com a ajuda de um mentor para te direcionar nesse processo de aprendizado, já que ela é realizada por alguém com experiência no assunto. “O mentor consegue aconselhar, tirar dúvidas e orientar todo o processo sempre te direcionando para os melhores caminhos”, explica Cristiano, que é mentor de Copywriters e Estrategistas Digitais. Além disso, é importante que você e sua empresa tenham credibilidade. Dessa forma, é possível começar um relacionamento de confiança com o seu público de interesse. Entenda o que o seu público quer e ofereça a ele conteúdo diferenciado. “Para desenvolver textos persuasivos, um dos métodos que podemos utilizar é o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). Esta técnica é interessante para levar o seu público a completar a ação que você deseja como a compra de um produto ou a inscrição de um evento etc”, conta Cristiano.
Atenção: é o primeiro contato entre você (ou sua empresa) e o futuro cliente, é a primeira impressão que ele vai ter e vai conduzi-lo para as próximas etapas. Consiste em despertar a atenção das pessoas, lembre-se de que você não é o único que está tentando chamar a atenção dele.
Interesse: você já chamou a atenção do futuro cliente, agora é o momento de provocar o seu interesse pelo produto ou serviço ou ação que você queira. Apresente bons argumentos!
Desejo: essa é a hora de despertar o desejo no público pelo seu produto ou serviço. Considere esta etapa o meio do funil de vendas, ou seja, o cliente já sabe o que quer e vai buscar comparar opções para escolher o que se identifica mais. Aqui, é importante apresentar o que faz da sua marca ser tão especial e diferente das demais, mostre os benefícios que só ela possui.
Ação: a última etapa do processo, onde você vai direcionar o cliente à ação. Com uma mensagem assertiva você consegue impulsionar esse futuro cliente a uma resposta imediata, comunique exatamente o que ele precisa fazer de maneira clara e objetiva.
Você notou como o copywriting faz toda diferença no processo do seu negócio digital? Aplique as dicas e pratique, revise o seu texto e busque sempre melhorar pesquisando as palavras chaves e utilizando corretamente em seus textos. Perfil do Cristiano no Instagram: @cristianooliveira.me