A Vespa surgiu na Itália no pós II Guerra Mundial fabricada pela Piaggio e até hoje continua a ser produzida em larga escala. Como muitos países europeus, a Itália pós-guerra enfrentava grave crise econômica, dessa forma a Vespa proporcionava um meio de transporte barato à população, daí sua popularidade. Uma das maiores características e vantagens da Vespa acabava sendo sua robustez, elegância e simplicidade, além da facilidade de conduzi-la e da possibilidade de um “carona”. Muito tempo e modelos depois a Piaggio lança a versão 946, trazendo modernidade e saudosismo.
Desenvolvida pelo Centro de Design de Pontedera, na província de Pisa na Itália, a Vespa 946 une a história da marca, a tecnologia de ponta e a consciência ambiental do presente. O designer é responsabilidade de Miguel Galluzi e se traduz em um acabamento longo, leve e básico com banco inclinado para cima e para fora como uma asa, e a frente inclinada para fora em sua base. A curvatura do guidão, o formato do banco e os ângulos dos retrovisores apresentam o clássico design europeu, assim como as opções de cores – Montebianco (branca), com detalhes em vermelho, e Nero Lucido (preta), com detalhes em cinza.
Bem equipada e mais avançada tecnologicamente dos modelos anteriores a 946 tem design, charme, agilidade e não faz barulho. Inspirada no modelo mp6, de 1946, a 946 é mais leve, traz referências a uma linha italiana clássica, mas não pertence a essa categoria. A velocidade máxima chega a 92 km/h, mas os 11 cavalos de potência e o motor de 150 cc levam bem duas pessoas. Não há de se ter pressa em um clássico europeu, concordam? Se você ficou interessado, corra! Serão fabricados apenas 3,6 mil unidades dessa Vespa edição limitada. E o valor será em torno de US$ 9,9 mil.