CINEMA: “AIR: A HISTÓRIA POR TRÁS DO LOGO” E O TÊNIS QUE MUDOU A HISTÓRIA DO MARKETING ESPORTIVO

Ben Affleck dirige e Matt Damon protagonizam o filme AIR, que será lançado dia 6 de abril (e na sequência entrará para o catálogo da Amazon Prime Video) que conta a história de como Michael Jordan, que completou 60 anos em janeiro, e a Nike se uniram para revolucionar o basquete em particular, o marketing esportivo em geral e até mesmo a cultura popular com a marca Air Jordan e seus famosos ‘sneakerheads’.

No filme Matt Damon interpreta o papel de Sonny Vaccaro, Ben Affleck interpreta Phil Knight (milionário co-fundador da Nike) e Chris Messina interpreta David Falk. (agente de Michael Jordan). Em 1984, Sonny Vaccaro convenceu a Nike a assinar um contrato de 15 milhões de dólares por 5 anos com Michael Jordan, um jovem estreante na NBA tendo Larry Bird e Magic Johnson como grandes ícones nos quais apostaram para criar a já icônica marca ‘Air’Jordan. “Assinar com a Jordan foi a melhor decisão que já tomei”, disse Phil Knight, cofundador e executivo da Nike.

Na época, a lenda do basquete, que mede 1,98m, se comprometeu com a Nike porque a Adidas estava procurando jogadores com mais de 2,13m para competir com a Converse (que tinha Magic Johnson, Larry Bird e Julius Erving) na NBA. E a mãe de Jordan, interpretada pela atriz Viola Davis, que foi escolhida pelo próprio Michael Jordan para o filme, tem um papel fundamental na negociação. Como o próprio Michael Jordan já disse, sem sua mãe talvez a marca Jordan nunca teria acontecido, e Davis consegue trazer esse sentimento de importância para o filme. 

ÍCONE DE STREETWEAR

Essa parceria de Michael Jordan com a Nike resultou em uma mudança cultural tanto nos Estados Unidos como no mundo, e claro, no Brasil. De uma hora para outra, os tênis de basquete deixaram de ser atrelados somente ao esporte e passaram a fazer parte da vestimenta do dia a dia. Michael Jordan, além de ter sua própria linha de tênis, também foi o primeiro atleta a ter participação de lucro na venda dos seus tênis.

“Podemos afirmar que a parceria da Nike com o Michael Jordan, em 1984, foi um divisor de águas na cultura dos jovens norte-americanos, que encontravam no então novato jogador da NBA a inspiração esportiva de dentro das quadras, mas que também buscavam o estilo de vida do astro em ascensão fora delas seja nas roupas que Jordan usava, mas principalmente na questão dos tênis”, afirmou Gustavo Viana, diretor de marketing da Nike do Brasil.

Para se ter ideia, em 2022 a marca Jordan faturou 5 bilhões de dólares em vendas pela primeira vez em sua história, o que significa que somente em 2022 entraram na conta do astro da NBA, cerca de 150 milhões de dólares, quase o dobro dos 86,7 milhões que ganhou ao longo de sua carreira na maior liga de basquete do mundo.

A Sotheby’s, mais conhecida por vender arte multimilionária, realizou em 2019 seu primeiro leilão inteiramente dedicado ao icônico tênis, o Air Jordan 1, projetado para Jordan em 1985 e o primeiro tênis com assinatura de todos os tempos. O resultado não poderia ser outro, no final o leilão alcançou um recorde de US$ 560 mil (R$ 3,2 milhões). Detalhe, como a maioria dos tênis de basquete de Jordan, o Air Jordan 1 tem tamanhos diferentes – 13 (45 no Brasil) no esquerdo e 13,5 no direito.

“Air: A História Por Trás do Logo” é um filme ideal para quem gosta de um filme leve, com algumas pitadas de humor e uma boa história biográfica para se assistir.

Assista trailer: