O estilo barbudo continua em alta, e cada vez mais os homens têm se preocupado com a estética dos pelos faciais. Entretanto, apesar de conferir um aspecto agradável, assumir o “barbão” demanda alguns cuidados a mais. Uma das principais queixas entre os adeptos da barba é a pele seca que fica sob os pelos faciais. Muitas pessoas se esquecem que, assim como cuidamos dos cabelos e do couro cabeludo, temos também que cuidar dos pelos faciais e da pele que fica sobre eles. Com simples cuidados, é possível acabar com os incômodos dessa pele seca. Confira algumas dicas básicas:

LAVE O ROSTO COM ÁGUA MORNA: Tomar banho e lavar o rosto com água quente pode parecer relaxante em um primeiro momento, mas certamente não favorece a pele. A água quente retira parte do manto hidrolipídico, barreira protetora da pele, que, com o tempo, passa a ficar com aspecto “rachado”, podendo causar coceira e até o surgimento de placas vermelhas de irritação. Prefira água fria ou em temperatura morna no banho e na hora de lavar o rosto. Além disso, evite o excesso de lavagem, pois a prática excessiva também retira o óleo natural da pele e pode deixá-la seca e com o aspecto de repuxado. O recomendável é lavar apenas duas vezes ao dia.

UTILIZE UM SHAMPOO PRÓPRIO PARA BARBA: Uma higiene correta é o primeiro passo para evitar coceira. Lavar corretamente os pelos faciais mantém a barba livre de sujeira, poeiras e células mortas que se acumulam ao longo do dia. No entanto, um erro muito comum que homens cometem é o de utilizar shampoos para cabelo para higienizar a barba. Os shampoos para cabelo possuem ativos responsáveis por remover a oleosidade do couro cabeludo. Esses ativos, se usados na barba, removem uma camada de hidratação importante para a pele.

ESFOLIE: Esfoliar a região retira as células mortas que podem causar ressecamento e coceiras. Outro benefício de utilizar um esfoliante é que o produto promove uma limpeza mais profunda nos poros, desobstruindo-os e liberando passagem para os pelos crescerem no sentido correto, impedindo de encravar e de formar cravos e espinhas.

USE UM HIDRATANTE: Hidratar a pele e a barba todos os dias é um cuidado importante para evitar o ressecamento e a descamação na área, além de prevenir e acalmar a coceira. O ideal, para os barbudos, é utilizar hidratantes específicos para pelos faciais.

INVISTA EM UM ÓLEO: Se sua barba também estiver ficando seca, assim como cuidados para pele seca envolvem mais de um produto, você pode, sim, aliar o uso de hidratantes e óleos no intuito de melhorar o aspecto da barba.