Por Alexandre Cardeal
As novelas brasileiras são uma paixão nacional e um dos principais produtos da nossa TV há décadas. Elas se tornaram uma parte essencial da cultura e do entretenimento (quem nunca conheceu alguém que para tudo na “hora da minha novela”?). São reconhecidas internacionalmente como o nosso maior produto de exportação na área do audiovisual. Nos últimos anos, porém, os brasileiros ganharam mais uma queridinha nacional: as séries made in Brazil. Não se pode dizer que elas sejam uma novidade, pois desde os anos 1960, somos apresentados a programas como Vigilante Rodoviário, Malu Mulher, Os Normais, Tapas e Beijos, entre outras. No entanto, foram as produções estrangeiras que popularizaram o formato.
Enquanto as novelas continuam a ser uma tradição na televisão aberta, as produções de séries têm ganhado cada vez mais espaço nos streamings. As principais plataformas no Brasil, como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay, têm investido pesado em produções locais e têm sido recompensadas com a fidelidade do público brasileiro. Algumas delas já estão em suas terceiras temporadas. As séries brasileiras têm se destacado pela qualidade, diversidade e por mostrar a nossa cara nas telas. Elas têm abordado temas relevantes, como a diversidade, o feminismo, a desigualdade social e o racismo, contribuindo para a discussão desses assuntos na sociedade. Além disso, as séries nacionais têm ajudado a lançar novos talentos no mercado audiovisual e a impulsionar a economia criativa do país.
TV ABERTA VERSUS STREAMING
A popularidade delas pode ser atribuída a vários fatores. Primeiramente, elas oferecem uma alternativa aos formatos mais tradicionais de televisão. As pessoas estão na era das redes sociais e vídeos curtos. A novela e seu formato mais longo, com cerca de 160 episódios, desestimulam algumas pessoas de acompanharem. Já as séries são mais flexíveis, com temporadas que têm em média de oito a dez episódios. Vale destacar que o tamanho das tramas nos dois formatos diminuiu, uma vez que até o início dos anos 2010, uma novela poderia ter mais de 200 capítulos, enquanto as séries tinham cerca de 24 episódios por temporada.
Ademais, as séries têm sido uma oportunidade para os produtores experimentarem com gêneros e estilos diferentes. A TV aberta foca mais nas produções de comédia e drama. Agora, graças às séries nos streamings, os brasileiros têm acesso a uma variedade de gêneros, incluindo distopias, fantasia, terror, comédia e policial, como “Bom Dia, Verônica“, que tem no elenco a atriz Klara Castanho, uma das nossas capas de maio de 2020.
Outro fator importante para o sucesso das séries brasileiras é a qualidade técnica das produções. Como foi dito, os brasileiros sabem fazer novela (já ganhamos sete Emmys em telenovela desde que a categoria foi criada em 2008) e trouxeram essa expertise para as séries. Além disso, elas têm um grande elenco de atores talentosos, muitos dos quais já são conhecidos por seus trabalhos em novelas e cinema.
As séries conquistaram um cantinho no coração do público, ou melhor, dos públicos, porque têm temas bem variados. Existe uma frase sobre livros: “não é que você não goste deles, apenas ainda não encontrou um que combine com você”. A mesma lógica serve para as séries. Siga a MENSCH nas redes sociais, pois ela tem muitas indicações, e, com certeza, você encontrará uma que goste.
SÉRIES PARA TODOS OS GOSTOS
Uma das coisas mais legais das séries foi abrir espaço para outros gêneros ficcionais que não são tão explorados na TV aberta. Aqui estão algumas indicações de séries para todos os gostos, claro que a comédia e o drama também estão presentes. Só sentar no sofá e maratonar numa que te agrade mais. Abaixo demos uma lista:
CIDADE INVISÍVEL (Fantasia)
Imagine misturar suspense, investigação policial e figuras do folclore brasileiro. Essa é a receita de Cidade Invisível (foto acima), sucesso da Netflix. Acompanhamos Eric, um policial da civil, investigando um crime na primeira temporada e quando se percebe, ele está envolvido com a Cuca, Iara e outras entidades. A série tem duas temporadas e o final da segunda deu margens para outras.
SEM FILTRO (Comédia)
Se você busca uma série leve e divertida para terminar a noite, Sem Filtro é a escolha. A série mostra a vida de Marcely, uma jovem da periferia do Rio de Janeiro que deseja ser uma influencer. Os pontos fortes da trama são os atores, o carisma da protagonista e o roteiro, que vai aos pouquinhos conquistando o espectador. Outro ponto a favor da série é saber usar a linguagem do Instagram e Tik Tok. Você encontra “Sem Filtro” na Netflix.
O REI DA TV (Drama biográfico)
Senor Abravanel é um dos homens mais famosos e importantes do Brasil. Ele é um empresário de sucesso; talvez você nunca tenha ouvido falar nele, mas aposto que já ouviu falar em Sílvio Santos! O maior apresentador da TV brasileira ganhou uma videobiografia. A primeira temporada foca no início da vida até o ano de 1988. A segunda aborda os eventos da sua candidatura a presidência, além do sequestro da filha. O Rei da TV está disponível no Star+.
OS OUTROS (Drama)
Dois casais na Barra da Tijuca se desentendem por causa de uma briga entre seus filhos adolescentes. Esse é o ponto de partida para um das séries nacionais mais comentadas do ano. O drama é uma produção com o que a Globo tem de melhor em roteiro e elenco. Os Outros está na Globoplay.
BOM DIA, VERÔNICA (Mistério)
Quem gosta de mistério policial precisa conhecer Bom Dia, Verônica. Série é baseada no livro de mesmo nome de Raphael Montes e Ilana Casoy. Ela tem duas temporadas (a terceira está com previsão para ano que vem), roteiro eletrizante e um elenco afiado (muitos já apareceram aqui). Bom dia, Verônica está na Netflix.
TURMA DA MÔNICA (Infantojuvenil)
A turminha mais famosa dos quadrinhos também migrou para o streaming. Depois de dois filmes bem recebidos por crítica e público, a Turma da Mônica ganhou sua primeira temporada na Globoplay. Além dela, há o desenho animado da sua versão adolescente na HBO.