CAPA: FRANKLIN DAVID, DO ENTRETENIMENTO AOS ROTEIROS DE VIAGENS MAIS EXCLUSIVOS

Desafios é o que não faltam na trajetória do apresentador Franklin David, um velho conhecido nosso que por muito tempo esteve na telinha entrevistando celebridades e falando de entretenimento no TV Fama. E foi no auge desse projeto de sucesso que Franklin resolveu abrir mão de tudo para apostar num sonho maior que era trabalhar com turismo pelo mundo. E foi assim que surgiu o programa Aventureiros, onde ele imprime um olhar bem particular sobre diversos destinos de desejo do público. Sem medo de ser feliz hoje em dia, Franklin vive uma rotina frenética descobrindo o melhor da vida nas mais diversas rotas de viagem, seja pelo Brasil ou qualquer outro lugar pelo mundo. De quebra, nessa entrevista exclusiva para a MENSCH ele traz algumas dicas de destinos que vale a experiência. Do Egito ao Jalapão, não há que não curta acompanhar nosso homem da capa e suas aventuras.

Franklin todos nós conhecemos você como o homem bonito do TV Fama e do Tricotando, conta um pouco como foi essa migração de um programa de bastidores da fama para o setor de turismo com tanta maestria. Como se deu essa transição? Eu fiz uma transição ousada, muita gente não teria essa coragem, trocar uma TV aberta, programa ao vivo e diário, mas eu senti a necessidade de mudar e o desejo de fazer um programa de viagens já era algo que eu queria fazer. Eu estava feliz, mas apesar do Tricotando ser uma grande realização, senti que faltava alguma coisa. Sei que fui corajoso ao perdir demissão no auge do projeto e da pandemia e não me arrependo. Boa parte do público da TV já me acompanhava também nas redes sociais, então eles foram acompanhando essa mudança e não tive dificuldades com relação a isso, tanto é que o meu público cresceu e hoje somamos mais de um 1M só no Instagram. 

Seu programa Aventureiros nos faz despertar o desejo de uma viagem de aventuras, hoje um seguimento que cresce dentro dos planos de muitos viajantes experientes. O que você indicaria como top 3 para quem quer começar a fazer viagens de aventuras? Primeiro eu gostaria de evidenciar que o “Aventureiros” é por viver sim experiências radicais, mas a aventura também acontece por se lançar em novas culturas, vivendo as mais diferentes experiências. Com base nisso, posso dizer que o Egito é uma boa aventura. Lá temos um choque cultural muito grande, o que é enriquecedor e te ensina a respeitar o outro com suas crenças e escolhas. E eu desafio o leitor da MENSCH a entrar na pirâmide, pois tem uma energia muito forte e não deixa de ser uma aventura, porque você não consegue ficar de pé dentro dela e tem que subir praticamente de cócoras o tempo inteiro. 

A segunda sugestão eu coloco Dubai nos Emirados Árabes, que é uma verdadeira aventura arquitetônica. E pouca gente sabe, mas em Dubai e Abu Dhabi, que fica ao lado, existem parques de diversões maravilhosos, que não deixam a desejar em nada em relação aos parques de Orlando na estrutura, nos brinquedos, lojas, tudo. Por não ser tão conhecido não tem fila, os parques são indoor com ar condicionado, é uma aventura deliciosa.

E para finalizar eu venho com a África do Sul, uma aventura que todos deveriam ter, porque é um contato direto com a história do Mandela, é uma experiência incômoda conhecer a história dele, tamanho o sofrimento da população preta naquela época, mas ao mesmo tempo um choque de realidade e que vai te despertar para combater qualquer tipo de preconceito, principalmente o racial. Eu saí de lá triste, não vou mentir, mas ainda mais transformado e forte para combater o preconceito. Além disso, tudo, a cultura é rica, a culinária deliciosa, o artesanato lindíssimo e barato e o país conta com belezas naturais, como as nossas aqui no Brasil. E ainda tem a savana africana, que é algo mágico, ver os animais em seu habitat natural, em sua mais plena beleza, é fascinante. 

Há pouco tempo atrás um veículo elegeu você como o homem mais sexy do mundo, mesclando no nosso mercado você como modelo, personalidade e apresentador. Sabemos que beleza abre portas, mas sem esse carisma e talento não se sustentam, você teve muitas dificuldades para chegar a este reconhecimento? O que você indica como dificuldade e superação ao longo de sua carreira? Eu passei por situações complicadas, pessoas tentaram tirar a minha credibilidade e diminuir o meu potencial como profissional por causa disso. E aí foi preciso mostrar que eu não era aquilo que estavam querendo que eu fosse, e fiz isso com muito trabalho, com muito estudo, com sacrifícios. Enquanto as pessoas estavam focadas em me prejudicar, eu estava focado no que eu queria e crescendo, acho que essa é a melhor resposta para esse tipo de gente. E, no final, elas colhem aquilo que elas plantam, porque elas é que ficam estacionadas no tempo. 

Agora falando sobre a questão da imagem, do título de homem mais sexy, por exemplo, eu nunca me achei tudo isso, na verdade eu tinha uma certa vergonha de assumir que tinha uma imagem sensual, apesar de saber disso porque as pessoas vivem falando a respeito. Hoje, em 2025, entendo que sendo do signo de escorpião com ascendente em escorpião, essa coisa da sensualidade é naturalmente minha, e que mesmo que eu tentasse mudar, isso apareceria de alguma forma. Então eu uso isso a meu favor hoje. 

O setor de viagens hoje se projeta como a cereja do bolo. As pessoas entenderam e valorizam cada vez mais a que a experiência da viagem nos traz. Como expert no tema gostaríamos de pedir duas dicas nacionais e duas dicas duas internacionais fora do obvio? Como destino Nacional: 

Brotas-SP é a capital do turismo de aventura no Brasil, um lugar pouco explorado, porque as pessoas não conhecem muito. E eu lamento porque existe uma resistência para o novo, as pessoas acabam viajando muito por modinha e acabam perdendo oportunidades, como essa de conhecer Brotas, no interior de São Paulo. 

O Jalapão no Tocantins ainda é o lugar que as pessoas não conhecem tanto e não fazem ideia do que ele possui em beleza natural. Eu costumo brincar que o Jalapão reúne vários lugares do Brasil em um só lugar. 

No internacional:

Edimburgo na Escócia. Eu indico por sua arquitetura belíssima, uma cultura diferente da nossa, onde você pode usar o Kilt, popularmente conhecido como saia escocesa aqui para nós e onde tem os cenários que serviram de inspiração para J. K. Rolling, para os filmes de Harry Potter. 

Deserto do Atacama no Chile: um lugar que muita gente acha que não tem estrutura por ser deserto, mas que surpreende, porque conta com excelentes hotéis, boa gastronomia, as paisagens não se repetem e te deixam o tempo inteiro de boca aberta, como, por exemplo, os Geysers, um campo geotérmico, um fenômeno da natureza com solo de superfície vulcânica soltando fumaça como se fossem mini vulcões, espalhados por todo lado, parece uma cenografia de Hollywood. Tem também Piedras Rojas, com o contraste de águas esverdeadas com pedras vermelhas vulcânicas, mais o azul do céu, o algo fantástico. O Atacama é uma experiência única e maravilhosa.

Com tudo isso, sobra tempo ainda para família, e se preocupar com os animais, fomos surpreendidos com um vídeo emocionante de pedido de ajudar para uma gatinha. Nos conte um pouco sobre sua dinâmica familiar? Casado com Vitor convivo com ele 24 horas por dia, os 7 dias da semana e precisamos ter uma inteligência emocional grande para separar as coisas, porque também trabalhamos juntos. Ao mesmo tempo que é um desafio, é muito prazeroso, porque evoluímos juntos e estamos sempre contribuindo para o sucesso um do outro. Quem vê de fora tende a romantizar as viagens, como se fosse lazer o tempo inteiro, mas na verdade a responsabilidade é enorme, porque estamos na TV levando as pessoas para viajarem através da tela, mas também pessoalmente, através de nossa agência de viagens, que é quando as pessoas que nos acompanham na TV, vem com a gente viver pessoalmente as aventuras, ou seja, lidamos com os sonhos e expectativas das pessoas. Então, esse é o nosso cenário familiar, mas que inevitavelmente também envolve o profissional. E para fazer dar certo como casal, nós temos um compromisso de ser sempre verdadeiro um com o outro, para que exista 100% de confiança. O diálogo é algo presente na nossa relação. Agora falando sobre os nossos filhos, nós temos juntos 5 gatinhos, por quem somos apaixonados e, mesmo com as viagens, tentamos proporcionar a eles o melhor possível. Amamos viajar, mas também amamos estar em casa com eles. E quando não estamos em casa, acompanhamos eles por monitoramento de câmeras e temos uma cat sitter que fica com eles 2x ao dia na nossa ausência. A verdade é que eles são muito mimados. 

Sobre o pedido de ajuda para a gatinha, é comum nas minhas redes sociais. Eu amo bicho desde a infância e uma das bandeiras que eu levanto é a de combate a crueldade animal. A gatinha do vídeo será em breve, o mais novo membro da nossa casa. Ela foi vítima de maus tratos e está internada se recuperando, sendo cuidada para vir para nossa casa e ter uma vida plena. Nós a adotamos! 

Temos aqui um editorial de moda exclusivo com você aqui na MENSCH, como foi reviver a persona de modelo? Eu amo fotografar, eu amo esse universo. Mas, nem sempre foi assim. Na adolescência tinha pavor de sair em fotos, tanto que existem poucos registros meus dessa época, mas a verdade é que a fotografia sempre esteve presente na minha vida, porque o tanto que eu não gostava de aparecer nas fotos, eu gostava de tirar fotos dos outros, prova disso é que cogitei também ser fotógrafo durante a adolescência, e fiquei dividido entre ser apresentador e trabalhar com fotografia. 

Venci a questão de aparecer em fotos na época da faculdade de jornalismo, porque surgiu a oportunidade de trabalhar como modelo e pagavam bem. Eu precisava pagar a faculdade, me manter em São Paulo então fui praticamente obrigado. O fato é que em pouco tempo me apaixonei por estar na frente das câmeras sendo fotografado e faço isso hoje como trabalho, mas com muita leveza e satisfação.

O ensaio da MENSCH foi incrível, tive total liberdade de escolha do fotógrafo, que foi o Ronaldo Gutierrez, o stylist da revista, o Leandro Bernarder é genial e mesclamos peças do meu acervo pessoal com as deles, mantendo totalmente a minha personalidade, então modéstia a parte, o ensaio ficou lindo e é um trabalho que vou guardar com muito carinho. Sem falar que a MENSCH tem um peso especial por ser um projeto do André Porto, que eu conheço de longa data, é batalhador e que vi crescer. Melhor impossível. 

Quais são seus novos projetos pessoais? Seguir com força total nos programas de viagens, acabamos de gravar uma nova temporada na Europa, trazendo todas as experiências possíveis dentro das quatro estações do ano em cada destino, em breve na TV. Alem disso, junto com o Vitor, tocamos a agência de viagem onde conseguimos organizar com toda excelência estes roteiros. E em 2025 trazemos uma novidade nas viagens, que é Maldivas, desmistificando de que é um lugar para milionário. Maldivas é algo possível e com a nossa ajuda, experts no assunto, pode ser o destino dos sonhos sim. Fora isso, temos as redes sociais, onde produzimos diariamente inúmeros conteúdos de viagens, moda, tudo aquilo que gostamos. A verdade é que tem muita coisa rolando, será um ano de muito trabalho. Tem negociações que eu ainda não posso falar, mas com certeza quem me acompanha irá adorar.

Fotos: @ronaldogutierrezfotos
Stylist: @leandrobernardesr
Assistente de produção: @gabilmaz
Assessoria: @agencia.brands
Estúdio: @farialimastudio