A estreia do Diogo Almeida, de 38 anos, começou na novela Duas Caras (2007), e de lá até hoje, protagonista da atual novela Amor Perfeito (Globo), Diogo se divide em duas profissões: a de ator e a de psicólogo. Duas profissões que, como ele mesmo diz, soma uma com a outra por se tratar de entender a alma humana. A vocação para ser ator surgiu aos 11 anos. Na sequência veio a formação em Artes Cênicas pela CAL e depois em Psicologia. Depois de alguns poucos trabalhos na TV, Diogo finalmente tem o destaque que merece com o seu protagonista Orlando na atual novela das 18h. Vivendo esse momento com maturidade ele celebra essa nova conquista ao mesmo tempo em que procura manter a atenção com seus pacientes na vida real (ah, o Orlando da novela é médico e tem seus pacientes também!).
Diogo, antes de qualquer coisa nos explica como consegue se dividir entre a psicologia e as artes cênicas? Na Psicologia, eu precisei encaminhar pacientes para profissionais parceiros. Sigo atendendo poucos pacientes. Por conta do ritmo intenso de gravações, estou procurando administrar da melhor maneira possível, sempre com muito respeito com a caminhada de cada um deles.
O que surgiu primeiro na sua vida e quando percebeu que queria seguir os dois caminhos? Eu faço teatro desde os meus 11 anos de idade, fiz alguns cursos, depois me formei em Artes Cênicas pela CAL, alguns anos depois me formei em Psicologia para trabalhar como psicólogo também. Queria muito ter uma profissão que eu pudesse seguir junto. Então, busquei cursar Psicologia para seguir junto com a Arte. E uma soma para outra, a arte soma muito com meu trabalho de psicólogo e a psicologia soma muito com meu trabalho de ator.
Com a novela as consultas devem ser mais raras, e quando acontecem existe alguma tietagem? Como separar o ator do médico (e vice-versa)? Os pacientes que atendo já estão comigo há algum tempo. Eles ficam felizes e curiosos e sempre me falam que comentaram com alguém que eu era o seu Psicólogo. Tenho recebido um carinho grande.
E como surgiu o convite para interpretar o Orlando de Amor Perfeito? Em comum com você que ele é médico. Isso de certa forma te deixou mais familiarizado com o personagem? O diretor artístico André Câmara me convidou para fazer o primeiro teste. A produtora Luiza Tore me ligou fazendo o convite para o teste e eu fiquei muito feliz com a oportunidade. Desde então, fui testado para esse personagem por alguns meses. Durante esse período, eu fui buscando referências a cada novo teste. Em novembro de 2022, eu participei da Oficina de teste com a preparadora de elenco Ana Kfouri. Passei pela oficina e após mais um teste recebi a resposta que eu havia passado. Embora não seja a mesma profissão, eu fiquei um pouco mais familiarizado no atendimento ao paciente, porque como psicólogo eu também trabalho com o atendimento clínico. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, eu precisei aprender o manejo dos instrumentos e venho aprendendo as peculiaridades da profissão a cada dia.
Depois de alguns trabalhos na TV agora a exposição de um protagonista é muito maior. Como tem percebido isso? Eu entendo esse interesse por parte do público, não é algo que me incomoda. Sou mais reservado, mas não me assusta as pessoas quererem saber mais e estarem curiosas. É importante ser sempre grato. Eu desejei estar nesse lugar e aí, quando estou, não posso me assustar diante disso.
E como tem sido encarar o ritmo das gravações de um protagonista? E a relação com os colegas mais próximos? O ritmo é super acelerado, mas eu não esperava menos. É um momento extremamente importante pra mim e estou me dedicando ao máximo. A relação com os colegas mais próximos está cada dia melhor. Torcemos muito um pelo outro.
Sua estreia na TV foi na novela Duas Caras (2007) e de lá pra cá participou de algumas produções na Record e no cinema. Como andava sua expectativa como ator até aqui? O que desejava para sua carreira? Eu venho desejando, estudando e trabalhando todos esses anos. Estou como protagonista da novela das seis em um momento extremamente importante. Se viesse antes não seria tão significativo e talvez eu ainda não teria a maturidade que eu tenho hoje. E isso só veio com a estrada. Muita coisa aconteceu para que hoje eu possa dizer que estou como protagonista da novela das 18h. Esse tempo foi fundamental.
E na psicologia você atende crianças com Transtorno do Espectro Autista e mulheres vítimas de violências. Dois tipos de pacientes que requer toda a atenção e carinho possível. Como é para você atender esses dois perfis? O que é imprescindível? Nos atendimentos terapêuticos que eu desenvolvo com as crianças do Espectro Austista, é extremamente importante criar uma relação de confiança e amizade para seguir em frente. No meu trabalho como Psicólogo de crianças com TEA, o afeto é a base para a evolução. No atendimento a mulheres vítimas de violência, acolhemos e procuramos meios de potencializar a mulher, contribuindo para que ela tenha autonomia, possa se reerguer e exercer o seu protagonismo.
O que faz se sentir mais realizado, tanto na psicologia quanto nas artes dramáticas? Ver os pacientes ficando cada dia mais fortes e próprios. E ver os meus sonhos e projetos saindo do imaginário ou do papel e ganhando asas. Nesse ano, eu também vou lançar um livro que está sendo feito com muito carinho. Em breve, falo mais novidade.
E o que mais deseja o psicólogo Diogo Almeida? Desejo seguir evoluindo na minha profissão, poder contribuir para a vida de outras pessoas, seguir estudando, continuar viajando… conhecendo novos lugares e países. Eu tenho o desejo de conhecer todos os países do mundo.
Como ator, o que te desafia e te dá mais garra para seguir em frente? Todas as camadas que um personagem pode ter. É um mergulho que me leva para muitos lugares. Alguns lugares conhecidos e outros desconhecidos, mas que me desafiam a conhecer, entender e desbravar cada dia mais.
Você é um cara vaidoso? Do que não abre mão? Sim, sou vaidoso, mas sem exagero. Eu gosto de andar bem arrumado e com os meus perfumes favoritos. Eu costumo usar um perfume específico para a noite e outro para o dia.
Na hora de relaxar, o que procura? Adoro viajar. Neste momento não estou podendo por causa das gravações, mas já estou programando a próxima viagem. Eu adoro ir à praia, nadar, sair pra jantar fora, tomar um bom vinho e escutar boa música.
Para conquistar Diogo Almeida basta… Ser empática, respeitar a minha singularidade, ser uma pessoa íntegra, bem-humorada, que sonha e vai em busca dos seus sonhos.
Foto Márcio Farias (@marciofariasfoto)
Stylist Samantha Szczerb (@samantha_szczerb)
Beleza Maycon Falcão (@mayconfalcaohairoficial)
Direção Executiva Giovani Falcão (@giovanifalcao)
Produção Carllos Ferreira (@carllosbr_) e Victoria Vecchi (@victoriavecchi_)
Assistente de Produção Lucas Vieira (@iam.lucas_vieira)
Imprensa Bem Te Vi Comunicação (@bemtevicomunicacao)
Apoio Cidade das Artes (@cidadedasartes_)
Diogo usou Index Denim, Doct, DLZ e Vert